19.8

Area Store - Recusa em aceitar uma troca /devolução

Ana Paula Pereira
Ana Pereira apresentou a reclamação
12 de novembro 2023
Encomendei um sofá amarelo (na altura, no site só havia duas cores disponíveis, branco e amarelo), nº de encomenda 1010993 que foi entregue no dia 4 de Outubro.

Logo que entregaram, verificámos que o sofá entregue era castanho e não pretendíamos receber mas foi-nos comunicado que devíamos ficar com ele, que poderíamos utilizar e que seríamos contactados para substituição. Só acedemos a esta solicitação, de aceitar a entrega, porque nos prometeram que nos viriam substituir o sofá.

Entretanto, entramos em comunicação com o serviço pós-venda da marca e foi-nos comunicado que, para devolver, deviamos cumprir um conjunto de condições, nomeadamente:
a) não evidenciem uso;
b) não tenham sido montados;
c) se encontrem na embalagem original;
d) mantenham toda a etiquetagem original;
e) não estejam danificados ou deteriorados.
Como o serviço de entrega incluía montagem existem várias alíneas que não são possíveis de cumprir, nomeadamente, b e, c)

Desde então já colocámos 3 reclamações e a resposta persiste:

a) Que não houve engano da parte deles (o que não conseguem provar, dado que na encomenda não havia qualquer referência à cor do produto... esta só apareceu na guia de remessa);
b) que não aceitam devolução /troca porque o produto não se encontrava na embalagem original.

Isto é equivalente a eliminarem, sem aviso prévio, o direito de devolução aos clientes que contratam a entrega com serviço de montagem, o que creio configura uma ilegalidade.

Assim, pretendemos a troca do sofá ou, em alternativa, a recolha do que temos a ocupar espaço cá em casa e a devolução do valor pago.
Data de ocorrência: 12 de novembro 2023
Ana Paula Pereira
Ana Pereira avaliou a marca
24 de dezembro 2023

Tiveram um comportamento desprezível. O resultado, que me parece claramente ilegal, é que quem contrata entrega vê renegado a possibilidade de devolução dos artigos.