Aresgás - Instalações de Água e Gás, Lda

Aresgás - Fornecimento errado

ana rita cardoso
ana cardoso apresentou a reclamação
13 de junho 2023
Solicitei orçamento a esta empresa para a remoção da cabine de duche e sanitário da minha casa de banho, e a instalação de base e resguardo de duche e sanitário.
O orçamento recebido apresentava algumas lacunas de informação quanto aos equipamentos do duche (marca, modelo, medidas completas) pelo que eu telefonei para a empresa e falei com a gerente (D. Ana Pinto), para esclarecer as minhas questões.
Nesse contacto frisei claramente que o resguardo de duche que viessem instalar teria de ter uma altura mínima de 1,95 metros, uma vez que essa é a medida mínima padrão desse tipo de equipamentos nas lojas de qualidade (tendo dado nota de ter as referências dos artigos comercializados numa loja desses materiais em Lisboa).
A D. Ana referiu que conhece a tal loja que eu indiquei e que também se fornecem com eles, e assegurou-me que o resguardo teria a altura por mim pretendida, porque seria o standard.
De boa fé e confiando por se tratar de uma empresa de bairro, adjudiquei os trabalhos, pagando logo 50% nesse dia (11 de maio).
Durante os trabalhos, houve logo um sinal de que o contratado poderia não ser cumprido: constato que a base de duche não é a indicada no orçamento. Liguei à empresa e a D. Ana justificou essa alteração por ser a que havia disponível, tendo eu contestado que ela não poderia ter trocado um elemento face ao contratado sem o meu consentimento prévio. Assegurou-me que a qualidade era idêntica e eu não contestei mais, porque tinha alguma urgência para terá a casa de banho pronta.
Após a realização dos trabalhos, quando o cheiro intenso do diluente e do silicone se dissipou, unas dias depois, vou verificar a casa de banho e constato que o resguardo não tem 1,95 metros de altura, mas sim apenas 1,85 metros.
Para além de não ser esteticamente aceitável, o resguardo não irá cumprir a sua função - bastou-me entrar no duche e simular que estava a tirar o champô, para verificar que a água sairá para fora sempre que tomar duche.
Contactei telefonicamente a empresa que insistia na palavra standard e que não havia à venda resguardos circulares com 1,95 de altura, ao que contrapus com a informação concreta de marcas e modelos que eu tinha recolhido na tal loja de Lisboa, a qual a D. Ana havia referido que a ARESGAS também ali se fornecia.
O contacto terminou com a D. Ana a dizer que iria assumir essa troca, mas que teria agora de contactar novamente o fornecedor e que quando tivesse o equipamento me contactaria.

Na sequência desse contacto, vendo o tempo a passar sem ser informada pela ARESGAS da evolução da situação, tento por diversas vezes o contacto telefónico para o número de telefone da loja, sem sucesso.
Envio dois emails, a reiterar a necessidade de confirmação escrita do que me tinha assegurado no último contacto telefónico, de que vão trocar o resguardo colocado por um de 1,95 metros de altura. Não obtive resposta.
Só consegui novamente chegar à fala com a D. Ana quando me desloquei à loja, no dia 31 de maio. A D. Ana voltou a enrolar a conversa, a dizer que não existem resguardos circulares com essa altura, mas que ia pedir preços ao fornecedor. Reforcei que queria um email da ARESGAS a confirmar-me que iria substituir o resguardo instalado por um de 1,95 metros de altura, que era o que tinha sido acordado.
Uns dias depois recebo um novo email da ARESGAS, como se de um novo orçamento se tratasse, a apresentar uma proposta de preços para a retirada do resguardo atual, e com duas hipóteses de resguardos, um da marca branca do Leroy Merlin com 1,90 metros de altura e outro, marca ROCA, de 1,95 metros de altura.
Infelizmente, tarde demais, percebo que as lacunas de informação do orçamento, que confundi com amadorismo na gestão de empresa, mais não são do que um expediente ardiloso por parte da empresa, para levar os clientes a contratar com eles os serviços, com base na confiança de ser uma empresa de bairro, em atividade há mutos anos, mas em que os clientes ficam completamente à mercê do que à empresa dá jeito colocar.
Acabei por encontrar na internet informação que revela que a ARESGAS é um dos parceiros da Leroy Merlin para este tipo de serviços, daí a questão que indicam da limitação de fornecedores e de medidas e ao desprezo com que contestou a minha informação quanto ao que as lojas de qualidade têm disponível.

Sinto-me defraudada intencionalmente pela ARESGAS, que usou o expediente de apresentar um orçamento pouco detalhado, e apenas confirmar por telefone as pretensões do cliente para obter uma adjudicação, mas afinal coloca os equipamentos que der mais jeito ao Leroy Merlin escoar e não o acorado.
Pretendo que a ARESGAS assuma o erro e o corrija, às suas custas.

Enviei hoje novo email à empresa, a reforçar a necessidade de uma resolução por sua conta.
Data de ocorrência: 16 de maio 2023