Ascendi - Cobrança abusiva de multa

Diogo Trindade
Diogo Trindade apresentou a reclamação
17 de setembro 2016

Boa noite,
Contactei a Ascendi em Julho acerca de coimas referentes ao ano de 2013 e recebi a seguinte resposta:
"Estimado Cliente
Obrigado por nos ter contactado.

Não conseguimos dar-lhe informações sobre o seu processo
Compreendemos a situação, mas não conseguimos responder-lhe e queremos explicar-lhe porquê.
Só as Finanças podem responder-lhe
Neste momento já não podemos responder porque o processo referente à notificação n.º 370488797 está sob a alçada da Autoridade Tributária e Aduaneira (Finanças). Pode pedir esclarecimentos diretamente nas Finanças onde tem o seu domicílio fiscal.

Mais esclarecemos que, o serviço de finanças do seu domicílio fiscal tem acesso a toda a informação que nos solicita.

O processo está nas Finanças porque as portagens não foram pagas dentro do prazo
Quando um veículo sem identificador eletrónico válido circula numa autoestrada onde a cobrança de portagens é exclusivamente eletrónica, o pagamento da portagem deve ser feito depois nos correios ou nos agentes PayShop. Como não pagou, enviámos-lhe uma notificação pedindo o pagamento do valor em dívida. Uma vez que não recebemos o pagamento dentro do prazo, a cobrança do valor total a pagar está a ser feita pela Autoridade Tributária e Aduaneira (Finanças).

Estamos ao seu dispor para outros esclarecimentos
Se necessitar de falar connosco, estamos disponíveis 24 horas por dia através do nosso site (www.ascendi.pt/contacto). Em alternativa, pode usar a nossa linha de apoio a clientes (707 20 25 25).
Com os nossos cumprimentos,
Apoio a Clientes
Ascendi"

No entanto efetuei todos os pagamentos e pensei que tudo estaria resolvido. Qual é a minha surpresa agora que recebi AINDA mais multas referentes à mesma portagem quando NUNCA fui notificado acerca do incumprimento de pagamento da mesma. Apenas fiquei a saber dessas coimas quando recebi a carta ameaçadora das Finanças. A ascendi diz que não tenho nada pendente, as Finanças dizem que só executam a cobrança. Como posso ser defendido quando tenho plena certeza que A Ascendi está errada? Tenho absoluta certeza que só passei naquele sítio uma vez na vida e já recebi três multas acerca da mesma coisa!

Vejam a resposta da Ascendi naquela altura quando fui aos CTT e não estava lá portagem nenhuma:
"Estimado Cliente,

Acusamos a recepção da sua exposição, a qual mereceu a nossa melhor atenção.

Em resposta e após análise, informamos V. Exa. que na data mencionada na sua exposição, ou seja, dia 01-09-2012, a viatura de
matrícula 50-CA-06, não tem, até ao momento, registo de passagens nas nossas Concessões.

No entanto, confirmamos que a mesma viatura tem registo de passagem nas nossas Concessões no dia 03-10-2011 e que a mesma
estive disponível para pagamento nas entidades de cobrança de portagens estabelecidas para o efeito dentro dos prazos e termos legalmente
estabelecidos."

Data de ocorrência: 17 de setembro 2016
Ascendi
5 de maio 2023
Caro cliente,

Obrigado pela partilha da sua experiência.

Lamentando o tempo decorrido, consideramos que a situação apresentada já se encontra resolvida.
Contudo, caso exista alguma outra questão, não hesite em contactar-nos novamente. Estamos ao dispor para qualquer dúvida ou esclarecimento adicional através do nosso site (www.ascendi.pt/contacto). Em alternativa, pode usar a nossa linha de apoio a clientes (229 980 200).

Melhores cumprimentos,
Equipa de Apoio ao cliente Ascendi