Ascendi - Objetos estranhos nas autoestradas

Carlos Francisco apresentou a reclamação
27 de setembro 2022
Reclamação apresentada pela cliente da Ascendi, PAULA ALEXANDRA SANTOS FRANCISCO que é quem paga todas as despesas de Via Verde à proprietária da viatura envolvida neste acidente, minha filha MARIA JOÃO SANTOS FRANCISCO.
Assim, passo a descrever que no dia 20-08-2022, pelas 08,00 horas, na viagem para o Hospital de Vila do Conde onde a minha filha trabalha há cerca de 7 anos, através da A11, no sentido Braga - Apúlia, entre a saída de Barcelos e a Estação de Serviço da Prio, sentiu vibrações e insegurança na direcção da viatura e, com bastante dificuldade, alguma calma mas algum medo, conseguiu encostar na berma da autoestrada.
Depois de imobilizada a viatura saíu e pediu a comparência de um reboque, através do serviço assistência em viagem.
Vestiu o colete refelector e foi colocar o triângulo sinalizador de perigo. De seguida, um pouco assustada porque estava só, dirigiu-se para verificar o carro. Sem espanto porque foi exactamente o que, de imediato pensou, verificou que tinha os 2 pneus dianteiros completamente inutilizados.
De seguida pediu apoio à Ascendi que ordenou a deslocação de um funcionário para a assistir. Demorou imenso tempo a chegar. Registou o caso e esperou pela chegada da GNR que, entretanto já tinha chamado, tendo demorado ainda mais tempo. Os agentes lá registaram a ocorrência e forneceram cópia da mesma.
Depois de feitos todos os protocolos, pôde finalmente, o motorista do reboque fazer o seu serviço. Lá colocou a viatura em cima do reboque e a minha filha em vez de ir trabalhar, veio de boleia no carro de reboque até ao Elerclec-Secção Auto de Braga para tratar da substituição dos 2 pneus dianteiros.
Posteriormente foi levantar a viatura e fazer o respectivo pagamento do serviço.
Agora, através desta reclamação é solicitado o reembolso das despesas causadas na referida autoestrada.
Serviço e substituição dos 2 pneus da frente da viatura VW Golf, matrícula 80-TM-10 e Salário perdido devido a este
acidente que poderia ter sido grave.
Data de ocorrência: 27 de setembro 2022
11 de outubro 2022
A Ascendi já me comunicou que não se responsabiliza pelo acidente .
Respondi a contrariar essa posição e estou a aguardar a resposta da marca.
Depois informarei esse Portal.
19 de outubro 2022
Envio para análise a resposta da empresa, por mim, visada e a minha contra-resposta porque não me conformo como uma cliente diária da autoestrada (A 11) com milhares de quilometros feitos mensalmente, isto tudo ha 7 anos.
Encontro-me meio confusa e pedia ajuda no sentido de saber como posso dar continuidade a esta reclamação
Pelo valor em causa não posso contratar advogados.

Ex.ma Sra.,

Damos por recebida a reclamação de V. Exa. cujo conteúdo mereceu a nossa melhor atenção.

Em resposta, cumpre informar que esta Concessionária considera ter cumprido cabalmente com todas as obrigações que para si decorrem do Contrato de Concessão – em especial aquelas respeitantes à segurança de pessoas e bens que utilizam a sua Concessão, estando certa de ter procedido com toda a diligência que lhe poderia ser exigível, designadamente no que se refere ao patrulhamento da via.

Acresce que não nos é possível e exigível, assegurar uma presença constante e simultânea em toda a extensão da nossa Concessão, sendo certo, apesar disso, que é prática habitual e normal desta Concessionária tudo fazer para garantir as adequadas condições de circulação na via.

Adicionalmente, cabe também sublinhar que no decurso dos diversos patrulhamentos efetuados à via, em particular no local apontado por V. Exa. como tendo sido o da ocorrência do sinistro, não foi detetado qualquer objeto ou obstáculo que pudesse ter acusado o sinistro narrado.

Nessa medida, e sem prejuízo de se lamentar o sucedido e as suas consequências, serve a presente carta para comunicar que esta Concessionária não se considera de forma alguma responsável pelo sinistro a que se reporta a reclamação supra indicada.

Para qualquer informação adicional, não hesite em contactar-nos.

Apoio a Clientes

------
-----------
Boa tarde

Respeitosos cumprimentos.

Não concordo, mesmo em nada, com a vossa decisão e passo a expôr os porquês:

Não deveriam usar uma resposta/chapa porque cada caso é um caso. A GNR, no dia do acidente, já me tinha alertado que iria ser este tipo de resposta e que nem valia a pena perder tempo. Como estou aposentada tenho imenso tempo livre e cá estou a gastar parte.

Para que tenham conhecimento, o funcionário da Ascendi que lá se deslocou fez, entre outras coisas, a análise ao estado dos pneus rebentados e a uma pergunta a ele dirigida, sobre este assunto, respondeu apenas.... Os pneus estão em bom estado. Quer dizer... Estavam. Pois... Tinham que estar. Foram metidos antes da inspeção periódica a conselho da oficina da VW de Braga numa revisão.

Por favor façam uma análise aos movimentos desta viatura nessa vossa via e/ou na A3. São milhares de quilómetros por mês. A sua condutora que é a minha filha exerce a profissão de enfermeira no hospital de Vila do Conde desde 2015. Esta viatura já é a segunda em estado de nova. Tentamos dar-lhe, nos carros que utiliza, a máxima segurança nas suas deslocações diárias.
Todo o resto é uma incógnita.
No dia do acidente deslocou-se para a A11 como o costume e ao quilómetro 6 ou 7 aconteceu o que já vos descrevi. Poderia, hoje, estar aqui muito triste porque houve a possibilidade de acontecer um acidente que, como todos, são sempre de consequências muito imprevisíveis. Felizmente não aconteceu.
Apenas pequenos danos monetários.
Não vai ser a vossa resposta que nos vai fazer mudar de rumo.
A minha filha vai continuar a fazer as suas viagens pela via mais segura e utilizar veículos que garantam a sua sua segurança. Todo o resto fica por conta dela que é quem se desloca e quem conduz e ainda por vossa conta nas condições das infraestruturas, cuja utilização não é mesmo barata.
O vosso grupo, incluo também a Brisa, não são um bom exemplo. Há muita gente a queixar-se da qualidade oferecida. Agora tocou-me a mim fazê-lo.
Não vou aceitar em circunstância alguma que, mesmo indirectamente, me venham dizer que foi ela a causadora deste acidente.
Esperando uma resposta com uma assinatura e não uma carta/chapa, me subscrevo

Paula Francisco
25 de outubro 2022
Abaixo seguem as comunicações com a Ascendi que descartou todas as responsabilidades do sucedido
Como posso contrariar a posição da Ascendi, evitando acompanhamento de advogado, uma vez que o valor envolvido não compensa,
Boa tarde

Respeitosos cumprimentos.

Não concordo, mesmo em nada, com a vossa decisão e passo a expôr os porquês:

Todo o resto é uma incógnita.
Apenas pequenos danos monetários.
Não vai ser a vossa resposta que nos vai fazer mudar de rumo.
Esperando uma resposta com uma assinatura e não uma carta/chapa, me subscrevo

Paula Francisco

----- Mensagem de apoio.clientes@ascendi.pt ---------
Data: Thu, 6 Oct 2022 10:42:50 +0100
De: apoio.clientes@ascendi.pt
Assunto: 2001063329 - Recebeu uma nova reclamação
Para: caalf@sapo.pt

Ex.ma Sra.,

Para qualquer informação adicional, não hesite em contactar-nos.

Apoio a Clientes

5 de maio 2023
Caro cliente,

Obrigado pela partilha da sua experiência.

Lamentando o tempo decorrido, consideramos que a situação apresentada já se encontra resolvida.
Contudo, caso exista alguma outra questão, não hesite em contactar-nos novamente. Estamos ao dispor para qualquer dúvida ou esclarecimento adicional através do nosso site (www.ascendi.pt/contacto). Em alternativa, pode usar a nossa linha de apoio a clientes (229 980 200).

Melhores cumprimentos,
Equipa de Apoio ao cliente Ascendi
Carlos Francisco avaliou a marca
13 de dezembro 2022

Fraca qualidade em tudo No que vende Na manutenção do que vende Falsidade E muito má postura nas respostas Infelizmente não posso viver sem a marca em questão porque senão descartava-a completamente É o que temos de aceitar Ascendi muito má