Associação de Socorros da Freguesia da Encarnação
  • geral@asfe.pt

Asfe Saúde - Negligência no cuidados de saúde

Alfredo Castro apresentou a reclamação
2 de novembro 2018

Pessimo servico! Num mes em que a minha mae esteve internada, nunca um medico ,enfermeiro ou fisoterapeuta se dignou a falar com os familiares sobre a condicao em que a minha mae se encontrava e quais a evolucoes do avc que teve. Medicacao errada sem substituicao da mesma durante 2 dias etc...Uma imcompetencia atroz desta clinica,inclusive soube de maus tratos verbais aos pacientes que são tratados como objectos, num depósito humano . Tratamento desumano para quem merece os cuidados que se espera, quando se tem uma doenca.Horrivel!!!!! Sao pagos para cuidar e tratar e se nao sabem, é melhor deixarem a profissão, que tao mall exercem.

Data de ocorrência: 2 de novembro 2018
Exmo Sr

Pelo conteúdo do texto da reclamação não nos foi possível efectuar uma resposta personalizada uma vez que não conseguimos identificar a utente em questão, no entanto, informamos que não nos revemos, de forma alguma, nas imputações que nos são atribuídas. As nossas formas de actuação e procedimentos de trabalho destinam-se à excelência dos cuidados e são centrados nos utentes. Encontramo-nos sempre disponíveis para ouvir os familiares e utentes numa perspectiva de melhoria contínua da nossa prestação, lamentando, assim, neste caso não termos tido essa oportunidade.
9 de novembro 2018

Em seguimento a vossa resposta,passo a indentificar o nome da minha mãe,Maria Auzenda de Abreu e Castro, que ficou na ala das acácias entre o periode de 3 de outubro 2018 a 31 de outubro 2018 no quarto 302.

Em relacao aos tratos com os pacientes ,poderao averiguar com a auxiliar que apertou a barriga da minha mae para fazer as necessidades, quando a minha mae nao tinha vontade,mas talvez fosse mais importante essa Sra. nao ser incomodada durante a noite e poderao perguntar ao vosso" excelente profissionai masculino ", claro que ironizo,, ameaçava e informava a minhha mae que se quisesse ir a casa de banho durante a noite , e desculpem os termos mas foram os termos que utilizaram a uma doente que tinha uma incapidade motora no lado direito ((membro superior e inferiot), que levantasse o cu e fosse sozinha a casa de banho. Simpatico!!!!! Poderao averiguar na vossa escala quem é que fazia os turnos da noite com a descricao acima indicada.
E para terminar , nao falamos directamente, com muita pena minha, porque a minha mae perante as situacoes ocorridas, tinha medo de represálias se contasse aos filhos o que se passava. Eu tambem tenho muita pena de nao falar,em altura propria, com a aministracao e com esses tao "bons profissionais" dos quais as prtaticas nao se adequam as praticas dessa instituicao , tenham paciencia!!!!.
So soubemos o que se tinhha passado quando a minha mae saiu da ASFE e se sentiu segura,contou as situacoes em lagrimas de alívio.
P.S
a minha mae ficou com uma trombose na perna direita durante 3 semanas ( periodo de internamento na ASFE) conforme relatorio médico do Hospital Santa Maria na consulta de urgência, a pedido do hospital Pulido Valente no dia 6 de nivembro de 2018.
Mais um bom servico da vossa instituicao, que desde os primeiros dias em que a minha mae ficou com a perna inchada, alertei a medica que encontrei num corredor da ala das acácias, porque tal com disse na minha reclamacao inicial ninguem falava connosco sobre a condicao clinica da minha mae, e durante a hospitalizacao por varias vezes alertamos e perguntamos sem qualquer esclarecimento clinico concreto. Nada fizeram e o resultado foi uma trombose na perna direita da minha mãe.
Apos nova medicacacao ,resultante da consulta, a perna direita teve resultados visiveis de melhoramento. Nao podiam ter feito isso antes????.
9 de novembro 2018
Usando as Palavras do médico de cirurgia vascular " a sua mãe teve a felicidade do coágulo não subir aos pulmões. Como acontece frequentemente provocando uma embolia pulmonar e como consequência a morte "
Informacao dada na consulta de 6 de novembro no Hospital Santa Maria
15 de novembro 2018
Segue em anexo, documento da minha irmã para reforço desta reclamação .
15 de novembro 2018
Exmo Sr.

Agradecemos a descrição das situações que conduziram à sua queixa e que nos permitirá proceder a averiguações internas e análise sobre possíveis medidas correctivas a implementar nos nossos procedimentos.
Informamos que a sua reclamação será registada no sistema oficial SGREC (Sistema de Gestão de Reclamações da Entidade Reguladora da Saúde) e que terá o respetivo seguimento, incluindo a resposta ao reclamante.
21 de novembro 2018
Aguardo a resposta.
28 de novembro 2018
Ainda aguardo a vossa resposta sobre a minha reclamação,, um mês depois!
5 de dezembro 2018
Continuo a aguardar a resposta !!!!!
5 de dezembro 2018
Exmo Sr Alfredo de Abreu e Castro

Informamos que a carta de reclamação apresentada pela Sra Patrícia de Abreu e Castro, por esta via, foi registada no Sistema de Gestão de Reclamações da Entidade Reguladora da Saúde onde foram cumpridos os respetivos trâmites incluindo a resposta ao reclamante. Rececionamos as vossas reclamações, via Portal da Queixa, e as mesmas tomaram da nossa parte a máxima atenção e averiguação com o intuito da melhoria contínua dos nossos serviços e que, desde já, agradecemos.

Compreendemos e lamentamos profundamente o vosso desagrado e informamos que todas as situações foram devidamente verificadas. Das averiguações efetuadas junto do Enfermeiro Responsável pelo respetivo Serviço de Internamento não nos foi possível identificar algum profissional a quem possa ser atribuída a conduta profissional descrita. No que concerne à situação clínica, lamentamos que tenha havido evolução do quadro clínico inicial mas muitas vezes a evolução da doença é insidiosa não se conseguindo fazer o diagnóstico nas primeiras semanas.

Desejamos com sinceridade a melhor recuperação da sua mãe, seguindo a nossa missão de reabilitação, promoção de autonomia e conduta de preocupação com o bem-estar dos nossos Utentes.
11 de dezembro 2018
Em sequencia a bossa resposta, se em anexo a reposta da minha irmã Patrícia Castro.
11 de dezembro 2018
Segue em anexo a resposta da minha irmã Patrícia Castro
15 de dezembro 2018
Continuamos a espera de respostas concretas e resolutivas para esta situacao. Quem foram os coloboradores e que medidas tomaram para que estas situacoes não voltem a acontecer ? E para que fechemos esta reclamacao, queremos um pedido de desculpas dirigido a minha mae,pelos actos da vossa clinica.
10 de janeiro 2019
Continuamos a espera de um pedido de desculpas (online no portal da queixa) dirigido a minha mãe e das medidas que tomaram para que nao volte a acontecer aos utentes na vossa unidade e futuros utentes.
10 de janeiro 2019
Esta queixa só sera fechada apos a vossa reposta.
11 de janeiro 2019
Exmos Srs.

Conforme já referido na carta enviada em 03 dezembro passado a ASFE SAÚDE lamenta profundamente a evolução negativa da situação clínica da Sra Maria Ausenda de Abreu e Castro e o desagrado com o internamento. Trabalhamos diariamente para a prestação dos melhores serviços e cuidados aos nossos Utentes tendo como objectivo a sua reabilitação e promoção da autonomia, no entanto, infelizmente no caso da Sra Maria Ausenda Castro o resultado não foi o pretendido, o que lastimamos.

Informamos ainda que, assumindo uma politica de melhoria contínua, todas as reclamações ou sugestões que nos chegam são analisadas, investigadas e são tomadas as medidas correctivas e/ou preventivas necessárias. Os nossos procedimentos internos são alterados frequentemente na sequência de melhorias ao funcionamento dos serviços.

Desejamos com sinceridade a melhor recuperação da Sra Maria Ausenda Castro, seguindo a nossa missão de reabilitação, promoção de autonomia e conduta de preocupação com o bem-estar dos nossos Utentes.
14 de janeiro 2019
Boa tarde ,

Após o vosso reconhecimento de praticas erradas e o vosso pedido de desculpas dirigido a minha mãe, decidimos concluir esta reclamação.
Esperamos sinceramente, que esta reclamacao tenha sido um alerta a vossa instituição para melhorar os cuidados que todos os utentes merecem. A saúde é um bem precioso que deve ser encarada de uma forma profissional, dignificante ,consciente e altruista. A formação dos vossos funcionarios deve ter em conta todos estes valores, para respeitem as vossas intencoes a que se propuseram, quando iniciaram o vosso projeto.
Um dia, nós todos poderemos passar por situacoes difíceis de saude e gostariamos de ter o melhor tratamento adequado para a condição. A mentalidade muda consante os intrevenientes do presente.
Alfredo Castro avaliou a marca
24 de janeiro 2019