Astrolimpa

Astrolimpa - Férias indevidas e salário e injúria

Maria Manuela Lopes Correia
Maria Correia apresentou a reclamação
22 de abril 2020
Venho por este meio prestar a minha insatisfação pela negligência e pelo comportamento lamentável por parte da empresa Astrolimpa-Sociedade de Limpezas Industriais, S.A
No seguimento do ocorrido no passado dia 1 de Abril, no meu local de trabalho ao qual presto serviço de limpeza para a Astrolimpa-Sociedade de Limpezas Industriais, S.A no seguinte horário 08:00 as 16:00 com folga nos finais de semana.
Enquanto estava desempenhando a minha função o supervisor (Artur) compareceu no local comunicando que teria que retornar a casa pois a empresa Astrolimpa-Sociedade de Limpezas Industriais S.A, estava colocando de férias por 15 (quinze) dias e que no final dessa data seria então contactado, deixando bem explícito que o recebimento do salário não era garantido, e o subsídio de férias no final do mês seria muita sorte caso o receba (Palavras do mesmo), e que ao ser chamada ao escritório talvez recebesse uma carta para o fundo de desemprego.
Ordenou que regressa-se a casa de imediato sem cumprir o meu dia de trabalho e aguarda-se por novas informações
Entretanto no passado dia 14/04/2020 continuava sem qualquer resposta, nesse mesmo dia relatei tais acontecimentos através de uma marcação com à Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), no qual indicaram que entrasse em contacto com a entidade patronal e solicitar um comprovante de férias e averiguar como a empresa como iriam se proceder em relação a minha pessoa.
1º Ponto- Ao entrar em contacto com o Rh, foi-me informado que teria de ligar ao supervisor (Artur) com a informação que o mesmo já possuía respostas aproximadamente a uma semana e, sendo que a mesma não teria formação necessária para auxiliar nas minhas dúvidas, solicitei que a chamada fosse reencaminhada para um superior que pode-se dar as informações necessárias, estive em espera aproximadamente de 5 (cinco) minutos após esse período a ligação foi desligada.
2ºPonto – Entrei em contacto com o supervisor questionando o motivo de já estar em casa 2 (duas) semanas, sem nenhuma tentativa de contacto por parte da empresa ou do mesmo, e questionado sobre as férias impostas.
Mostrando-se bastante chateado com as questões sobre a minha situação no trabalho, chegou no momento que o senhor Artur profanou contra a minha pessoa com o seguinte palavreado (f***s) ao qual o meu genro teve que intervir pois o supervisor estava claramente a ser bastante rude e ofensivo nas suas palavras, não foi possível de modo algum prosseguir com a conversa pois o mesmo já vociferava.
3º Ponto – Entrei em contacto com o Rh, relatando o acontecido e requeri fazer uma reclamação pela forma que o supervisor se pronunciou a minha pessoa.
O mesmo não foi possível pois indicaram que entrariam em contacto o que não aconteceu, após 4 (quatro) dias úteis voltei a contactar ao qual não manifestaram qualquer interesse nos meus questionamentos ou interesse.
Pede também que verificassem a minha declaração de IRS, e os meus recibos de vencimentos pois os mesmos tinham falhas no cálculo e não estava a receber o montante certo.
Mais uma vez tive a prova que a empresa não tem interesse nenhum de resolver estas questões pois voltaram a indicar que iriam averiguar a situação e no dia seguinte iriam fornecer as informações o que não aconteceu pois não mais ligaram.
Embora a situação vivenciada no momento seja de extrema incerteza devido a pandemia e ao estado de emergência, em resultado do surto da COVID-19.É imprescindível que as férias marcadas por vossa parte com início no dia 04/04/2020 sejam devidamente comprovados e esclarecidos, sendo que após (4) telefonemas a questionar sobre as férias e os cálculos do salário, não obtive qualquer resposta ou esclarecimento válido.
Data de ocorrência: 22 de abril 2020

Astrolimpa, Sociedade de Limpezas Industriais, S.A., na sequência da queixa apresentada pela Sra. D. Maria Manuela Lopes Correia no passado dia 22.04.2020 vem apresentar a Sua resposta, o que faz nos termos seguintes:

É verdade que a Sra. D. Maria Manuela Lopes Correia é funcionária da empresa. Porém, não corresponde à verdade tudo o quanto é referido pela mesma, motivo, aliás pelo qual se dá a presente resposta por forma a esclarecer a situação, pese embora se considere não ser este o sítio indicado para tal.
Assim, atento o teor da queixa apresentada pela Trabalhadora, cumpre informar que o Supervisor da mesma apenas informou aquela que, face ao contexto actual (pandemia provocada pelo Coronavirus), a empresa, numa tentativa de conservar todos os postos de trabalho, aprovaria férias caso os trabalhadores e, neste caso a trabalhadora em questão, assim o aceitassem, o que aconteceu. Ora, face ao exposto, não se entende a exposição da queixosa quando refere que teve em casa até ao dia 14 de Abril sem qualquer resposta. Por outro lado, sempre que a queixosa entrou em contacto com a empresa foram prestados os esclarecimentos que a mesma solicitou quer quanto a férias quer quanto aos cálculos salariais.
Para finalizar, diga-se que a Astrolimpa se mantém à disposição da Sra. D. Maria Manuela Correia para esclarecer quaisquer questões que tenha e que sejam relacionadas com a relação laborar existente entre ambas.