5.2

Mariana Rei
Mariana Rei apresentou a reclamação
10 de março 2023
Venho por este meio comunicar a Vossas Ex.as o seguinte:
1. Dia 24/22/2022, enviei o meu portátil ASUS ZENBOOK PRO 14 UX480FD-78D05AB1 para a Decsis, Centro Reparador Oficial da Asus em Portugal, para reparação do teclado; o portátil tinha, à data, 3 anos e 3 meses (adquirido a 22/08/2019), estando fora da garantia.
2. A estimativa de reparação para portáteis fora da garantia era de 10 dias; devido a falta de peças, o portátil esteve na Decsis durante 40 dias. A meu pedido, dado que o prazo para reparação ultrapassou em muito o período estimado, pedi para me ser devolvido o portátil enquanto aguardassem peças, pagando o serviço de transporte, além do orçamento previamente acordado para reparação; recebi o portátil no dia 2/1/2023.
3. No dia seguinte, a 3/1/2023, fui informada por e-mail da falta de peças para reparação; um dia depois, a 4/1/2023 reclamei via-email da impossibilidade de reparação de um computador novo e de gama alta (preço de venda 1699€ à data de compra, tendo adquirido o mesmo em promoção por 1381,29€), pedindo uma solução para o problema.
4. Desde então, a comunicação foi consecutivamente demorada e insuficiente por parte da Decsis. A 28/02/2023, após insistência e quase 2 meses depois, foi finalmente concretizada proposta de troca do equipamento, recusando-se contudo a Decsis a indicar qual o portátil em questão e o valor que teria de pagar, sem que envie novamente o portátil para o Centro de Reparação; o portátil esteve 40 dias na Decsis, tendo sido diagnosticado o problema a 28/11/2022, e tendo sido a própria Decsis a comunicar a falta de peças para reparação.
5. Pedi ainda um esclarecimento relativamente ao motivo pelo qual a apresentação de uma solução depende do envio (de novo) do portátil para a Decsis, não me tendo sido dada resposta até ao momento.

Solicito uma solução para o meu portátil. Sendo um computador de gama alta e relativamente recente, não é aceitável que não tenha reparação ou que não seja apresentada uma solução detalhada e concreta para o problema, sem novo envio do equipamento.
Data de ocorrência: 10 de março 2023
Mariana Rei
Mariana Rei avaliou a marca
26 de abril 2023

Péssimo serviço de atendimento, da Decsis (representante técnico em Portugal) como da Asus. Não cumprem prazos. Demorou demasiado tempo e energia a resolver um problema de obsolescência planeada (falta de peças para reparação). E-mails (sobretudo da Decsis) nada claros, sem informação clara ao cliente das soluções propostas, com necessidade constante de repetir informação dada anteriormente, e de pedir informação que deveria ser dada ao cliente à partida. Processo muito cansativo, que no total me obrigou a estar 54 dias sem computador. Sem solução da Asus para este tempo de espera (como portátil de substituição).