Atlânticoline

M C
M C apresentou a reclamação
29 de junho 2019

Exmo(a). senhor(a),

Venho por este meio manifestar o meu desagrado com o serviço prestado pela entidade que está responsável pelo transporte marítimo de passageiros no arquipélago dos Açores, Atlânticoline.

Este ano planeei novamente uma viagem aos Açores, juntamente com o meu companheiro. Visto que aderimos ao cartão InterJovem o ano passado, decidimos organizar a viagem de modo a utilizar os cartões que caducavam no dia 16-06-2019. O nosso itinerário consistia em visitar a ilha de São Jorge e outras ilhas do grupo central no período de 05-06-2019 a 14-06-2019 e posteriormente deslocarmo-nos para a ilha das Flores a 14-06-2019 e visitar a ilha do Corvo no entre os dias 15-06-2019 e 20-06-2019.

No dia 14-06-2019 fui verificar o horário do barco responsável pelo Operação Sazonal da Linha Amarela e observei que não constava a travessia da Horta (Faial) para Santa Cruz (Flores). Após esta constatação contactei os vossos serviços e fui informada que o barco ainda não estava disponível, portanto a viagem teria sido cancelada e a próxima só existiria no dia 18-07-2019. Após deparar-me com esta situação, que penalizou por completo a gestão do meu período de férias no arquipélago dos Açores, tive que reorganizar-me e pesquisar alternativas, que neste caso seria um voo através da SATA no dia 17-06-2019 com um custo de 61,33€ por bilhete. Por isso, além de ter que alterar todo o planeamento das minhas férias, tive custos muito acrescidos devido à falta de profissionalismo, rigor e competência da entidade Atlânticoline.

Visto que gostaríamos de viajar para a ilha das Flores com a maior brevidade possível, solicitámos ao operador de atendimento ao cliente da SATA que nos colocasse na lista de espera dos voos que fossem realizados no dia 15-06-2019 e 16-06-2019. No dia 15-06-2019 contactaram-nos a informar que teríamos dois lugares disponíveis no voo que ia partir no dia 16-06-2019 durante a manhã. Visto que estávamos hospedados em São Roque (Pico) e existia um barco às 23h00 que ia deslocar-se para a Horta (Faial), não vimos qualquer entrave. Nessa manhã sugeri que fossemos comprar os bilhetes à tarde, para tentar evitar mais um imprevisto da vossa empresa. Quando chegámos às bilheteiras, o posto estava encerrado contudo o segurança informou-nos que iria partir um barco às 23h00 para a Horta (Faial) e que a bilheteira só iria abrir por volta das 20h00. Assim sendo, dirigimo-nos novamente para o parque de campismo para organizar as nossas mochilas e eis que regressa do seu passeio pela ilha do Pico um senhor estrangeiro que tínhamos conhecido nesse local e informa-nos que as viagens de barco tinham sido canceladas devido ao mau tempo. Ficámos muito surpreendidos porque as condições atmosféricas não apresentavam qualquer perigo, visto que não estava a chover, nem estava uma ondulação forte, mas decidimos dirigir-nos novamente à bilheteira para confirmar a informação. Foi-nos confirmado que as ligações tinham sido canceladas e o motivo seria o mau tempo, no entanto, compreendemos perfeitamente que o verdadeiro motivo seria o facto de haver poucos passageiros e portanto, para a vossa empresa não compensava realizar essa travessia.

Após um casal de portugueses ver o nosso desespero, sugeriram dar-nos boleia para a Madalena (Pico) porque iria haver um barco às 08h15 para a Horta (Faial) e ainda conseguiríamos chegar a tempo ao aeroporto. No dia seguinte acordei às 06h00 para confirmar o horário das viagens e no site da vossa empresa só constava o que tinha horário de partida pelas 10h00. Tentei contactar o número telefónico do atendimento ao cliente, mas não tive sucesso. Assim sendo, tive que contactar a SATA pelas 09h00 a solicitar o cancelamento do voo e o reagendamento para o dia 17-06-2019. Mais tarde contactei a bilheteira da Madalena (Pico) para confirmar o horário dos barcos que iriam realmente partir para a Horta (Faial). O operador de atendimento ao cliente informou-me com uma postura muito arrogante que tinham sido realizadas todas as travessias que estavam previstas, ao qual eu indiquei que nesse caso teria havido uma falha no site porque o barco do horário das 08h15 não estava indicado nas próximas viagens, tendo obtido a seguinte resposta: "Lá porque não estão os horários dos barcos no nosso site, não quer dizer que a travessia não seja realizada".

Com este relato quero alertar e manifestar a minha indignação com a vossa falta de profissionalismo, rigor, qualidade e respeito quer pelos turistas quer pelos locais. Saliento ainda que o turismo no arquipélago dos Açores será bastante penalizado caso pretendam continuar a manter este tipo de serviço deplorável. Não é admissível o cancelamento de uma viagem que está planeada desde Janeiro 2019, estando a referir-me ao caso da Linha Amarela com partida da ilha de Santa Maria e destino à ilha das Flores, pelo motivo do barco ainda não estar disponível na data de início da operação.

Desejo sinceramente que este acontecimento bastante desagradável seja objecto de reflexão perante a vossa conduta e que seja analisado com o intuito de melhorar a vossa qualidade de serviço.

Mariana Carvalho

Data de ocorrência: 29 de junho 2019
M C
M C avaliou a marca
6 de novembro 2020

Denota extrema desorganização e falta de consideração pelos clientes