Atlânticoline

Atlânticoline - Pedido de ressarcimento

Rui Rodrigues
Rui Rodrigues apresentou a reclamação
3 de setembro 2019
Rui António Besteiro Rodrigues, venho desta forma apresentar a minha reclamação contra a Atlânticoline, SA com o NIF 512091773 e com sede na Rua Conselheiro Miguel da Silveira, Nº 31 9900-114 Horta. Na visita com a minha família, 2 adultos e duas crianças, ao Grupo central dos Açores de 20 a 30 de agosto reservei e paguei em 13 de agosto uma viagem de barco no valor de 128€ da Ilha da Terceira para a Ilha do Faial na firma Atlânticoline, SA para o dia 26 de agosto com início às 14H45 e chegada às 23H30. Chegamos ao porto da Praia da Vitória às 10H30 tendo sido informado pela Polícia Marítima que o barco ainda se encontrava na Ilha de Santa Maria porque estaria avariado. Como o barco deveria sair dessa Ilha às 06H45 e demora cerca de oito horas até à Ilha Terceira considerámos muito estranho não termos recebido nenhuma informação por SMS ou e-mail a informar do atraso. Tentámos sem sucesso obter informações nos contactos indicados na fatura/recibo Nº 1 2019/132233 e na reserva Nº 0944789, ou seja, ligando para os números 707201572 e 800500501 e para os serviços na Ilha do Faial com os números 292200380/81. Às 12H30, após estas diligências e não obtendo qualquer informação sobre o que iria acontecer, recordo que já tinham passado seis horas relativamente ao horário previsto da saída do barco da Ilha de Santa Maria, estando sem qualquer reserva num Hotel da Ilha da Terceira, com duas crianças não iria certamente esperar dormir com elas no Porto da Praia da Vitória, acrescentando que na Ilha do Faial tinha Hotel pago e visitas guiadas às 09H00 do dia 27 de agosto na Ilha do Pico e no dia 28 de agosto na Ilha do Faial e com regresso marcado de avião para a Ilha da Terceira no dia 29 de agosto. Face a toda esta falta de informação, de uma empresa do Governo Regional dos Açores que deveria primar por prestar um serviço de qualidade para incremento do turismo, resolvemos reservar viagem de avião na SATA para a Ilha do Faial no valor de 287,44€ com partida às 14H30 e sendo este o único voo nesse dia para essa Ilha. De seguida deslocámo-nos do Porto da Praia da Vitória para o aeroporto, com outro casal amigo que tinha mais duas crianças, de táxi gastando nesse efeito 20€. Só às 12H44 recebemos um SMS da Atlânticoline, SA a informar que a viagem estava atrasada e que obteríamos mais informações durante a tarde. Às 16H53 recebemos um SMS a informar que o barco sairia da Ilha de Santa Maria às 17h30 e que passaria na Ilha Terceira à 01h30 e com chegada prevista à Ilha do Faial às 09H00 do dia 27 de agosto. Chegados à Ilha do Faial, no deslocamento do aeroporto para o Hotel na Horta onde nos instalamos pagamos ainda 18€ de taxi. Na cidade da Horta dirigimo-nos ao escritório da atlânticoline, SA, tendo sido recebido pela Sra Marla Pinheiro a quem explicamos a situação e entregamos os comprovativos da nossa reserva de barco já liquidada, dos gastos com o avião e com os táxis. Foi-nos informado que iriam analisar a situação e nos contactariam por telefone nesse dia. Tal veio a acontecer, sendo a decisão da empresa o pagamento dos 128€ da viagem mais uma compensação de 50% do seu valor na quantia de 64€, tendo já recebido estes valores. Nós discordamos completamente porque para além do enorme transtorno causado à minha família tive gastos suplementares para continuar a cumprir os planos das minhas férias que já estavam pagos e que o seu não cumprimento envolveria prejuízos mais elevados, refiro-me ao hotel e viagens agendadas que não iria usufruir porque o horário de chegada do barco não me iria permitir. Na minha opinião esta atitude revela uma total falta de profissionalismo e desrespeito pelos utentes, nacionais e estrangeiros, que contrataram os seus serviços porque o reagendamento da viagem que a empresa apresentou para a nossa situação não era viável e não foi apresentado em tempo útil. Após a apresentação da nossa reclamação na agência da Horta considero que o razoável teria sido o pagamento do valor total que despendemos devido ao atraso de cerca de 11 horas provocado pelo acidente do barco da empresa que causou enormes prejuízos suplementares aos utentes, que no nosso caso foram 287,44€ + 20€ +18€ = 325,44€. Como já fomos ressarcidos em 128€ + 64€ = 196€ consideramos que ainda devemos ser ressarcidos em 129,44€ para perfazer essa quantia. Junto anexo os comprovativos da reserva à Atlânticoline, SA, dos gastos com o voo da SATA e dos táxis, documentos também entregues na agência da Horta do Atlânticoline, SA no dia 26 de agosto conforme referido anteriormente.
Data de ocorrência: 3 de setembro 2019
Rui Rodrigues