Auto Europe Deutschland GmbH

Auto Europe - Devolução do valor retido

Ricardo Vidinha
Ricardo Vidinha apresentou a reclamação
16 de março 2024
Fiz uma reserva de uma carrinha de carga através da Auto Europa, e no dia de levantamento na Guerin exigiram cartão de crédito no qual desconhecia pois já aluguei várias vezes na sixt e nunca me exigiram. Então cancelaram a minha reserva e falei com assistente vosso e disse que iam responder entre um ou dois dias. Já passou uma semana e não obtive resposta. Espero que pelo menos me respondam.
Data de ocorrência: 11 de março 2024
18 de março 2024
Caro Ricardo,

Obrigado por escolher a Auto Europe.

As solicitações feitas por e-mail podem efetivamente demorar algum tempo a ser respondidas. São atendidas por ordem de chegada e o tempo de resposta varia consoante o volume de e-mails que recebemos diariamente. É sempre mais rápido obter as informações de que necessita através de um telefonema ao nosso serviço de assistência às reservas sempre que o possa fazer dentro do horário de expediente.

Apesar do que nos explica, não entendemos o porquê de lhe terem cancelado a reserva, se foi por sua iniciativa ou iniciativa da locadora e quais as razões concretas para esse cancelamento.

No momento em que faz a sua reserva online, é-lhe sempre explicado que necessita de um cartão de crédito em nome da pessoa que faz a reserva (a pessoa que vai conduzir o veículo) para que seja possível deixar uma caução. A caução nunca é cobrada à partida, apenas deixada como bloqueio no seu cartão de crédito. Essa caução é desbloqueada da mesma forma logo que devolva a viatura nas mesmas condições em que a mesma lhe foi entregue (sem danos, limpa, com o depósito cheio, etc.). A caução só será sujeita a cobrança efetiva se, por acaso, ocorrer algum motivo que o justifique após a devolução da viatura.

A necessidade de deixar caução normalmente é eliminada quando o cliente aceita fazer um seguro de danos próprios ao balcão. Especulamos que o facto da rent a car não lhe ter exigido cartão de crédito nas suas reservas diretas anteriores pode ter a ver com isto, ou seja, as tarifas que pagou no passado diretamente com a locadora incluiam o seguro de franquia zero, "eliminando" a necessidade de fazer uma caução num cartão de crédito. No entanto, se pretendia apenas o seguro de terceiros, o mínimo obrigatório por lei, a locadora exigir-lhe-ia uma caução como segurança para o caso de lhes devolver a viatura com danos. Esta caução tem normalmente um valor semelhante ao valor da franquia em caso de acidente.

Por favor, note que a necessidade de um cartão de crédito é-lhe referida várias vezes durante o seu processo de reserva. Se ler o seu voucher de reserva, que é a passagem a escrito dos termos e condições que tem de aceitar antes de pagar a sua reserva online, irá concerteza encontrar várias vezes a referência à necessidade do condutor principal da viatura ter de apresentar um cartão de crédito à locadora.

De qualquer forma, aconselhamos a que espere mais alguns dias a obter a sua resposta e, caso não aconteça, pedimos-lhe, por favor, que ligue diretamente para o serviço de apoio a clientes pelo telefone que encontra na nossa webpage. Por favor, note que este serviço só está disponível para as chamadas dos clientes nos dias úeteis, das 9h às 13h (exceto quartas-feiras).

Atentamente,
11 de abril 2024
Caro Ricardo,

Obrigado por escolher a Auto Europe.

Presumimos que já terá recebido uma comunicação do nosso departamento de apoio ao cliente em referência à sua reclamação.

Solicitamos, pois, que faça a resolução desta reclamação logo que lhe for possível.

Atentamente,
Ricardo Vidinha
Ricardo Vidinha avaliou a marca
15 de abril 2024

Apesar de terem resolvido e devolvido o dinheiro, levaram muito tempo a responder e apesar de tudo nunca entraram em contacto directo comigo.