Transporte Rodoviário de Passageiros

Auto Viação Landim - Reclamação de funcionário

Ana Gomes de Sousa
Ana Sousa apresentou a reclamação
13 de dezembro 2019
Ontem, dia 12 de Dezembro, servi-me dos serviços da empresa de transporte em questão, como é habitual.
Desloco-me, por motivos profissionais, várias vezes ao Porto e, sempre que me é possível, prefiro viajar na Landim, uma vez que a simpatia, a dedicação e o profissionalismo dos motoristas compensa as horas de viagem.
Faço Porto-Paredes Fervença, pela carreira normal, que portanto, demora cerca de 2 horas e meia.

Ora, assim que vejo o autocarro chegar à paragem em frente à Igreja Trindade, no Porto, pergunto ao motorista - Sr. Aires - se ia para Celorico de Basto, dado não ter conseguido ler a placa exterior indicativa.
O mesmo responde-me da seguinte forma "está lá fora escrito".
Disse-lhe que não tinha conseguido ler, entrei e pedi bilhete para Montezelo.
Por lapso, queria ter dito Paredes.
Ora, a paragem de Paredes fica a 2 km, sensivelmente, da paragem de Montezelo.
Como estava a pensar sair em Paredes (e erradamente disse Montezelo), chegada a Montezelo não saí e o Sr. Motorista nada disse.
Pouco antes de chegar a Paredes perguntou-me porque não tinha saído na Mota.
Expliquei-lhe que queria sair em Paredes, pedi desculpa por me ter enganado (porque só aí me apercebi) e pedi para me dizer o preço da quantia em falta
(creio que o preço é o mesmo) ou, para me tirar novamente bilhete porque de facto, assumia o meu erro e não me importava de pagar outro bilhete.
Proferiu expressões do género "acha que tem jeito andar ilegal?" "se quer ir para Paredes diz, não é andar a dizer que sai em Montezelo e depois viajar sem pagar"
Coisa que o fez repetidamente, em tom arrogante.
Voltei a pedir desculpa e a pedir um outro bilhete.
Expliquei-lhe que o erro foi meu, pois viajo com regularidade na Landim e não queria de forma alguma prejudicar o motorista e a companhia de transportes.
Por fim, disse-me que o preço era o mesmo.
Quando parou na paragem que lhe indiquei disse-me, novamente, de forma grosseira e arrogante "vai despachar-se? É que eu estou cheio de pressa e não tenho tempo para demoras"
Disse-lhe que não estava a ser simpático uma vez que não o estava a atrasar. Limitei-me a pegar na mochila e a sair.
Já fora do autocarro responde-me em tom de gozo "obrigado e igualmente" (referia-se ao facto de lhe ter dito que foi indelicado).
Após isto, constatei que vários passageiros da Landim deixaram de viajar em virtude do comportamento do dito motorista - sr. AIRES.
E é o que vou também fazer sempre que o encontrar. E aconselhar outros a fazer.
A sua postura, a sua falta de formação cívica e educação é desprestigiante para a Landim.
Que deve tomar as providencias necessárias, sob pena de não ter clientes.
De facto, lamento o sucedido.
A oferta é tanta que um funcionário destes compromete seriamente o futuro da Landim.
Sem mais,
Data de ocorrência: 13 de dezembro 2019