Partilhar esta página

Avanti FS -Estratégia de venda "daqui não sai"/bola de neve

Resolvida
59039921
631
0 gostos
Ana Guerreiro apresentou a reclamação

Após ter visto o anúncio da empresa na publicidade do Facebook, visitei o website da Avanti e decidi realizar uma compra de um soutien em promoção. A encomenda chegou num ápice, no entanto o tamanho era grande demais (não correspondia ao tamanho comum). Consultei o site para saber como faria a troca, tendo de preencher um formulário, referir o que pretendia fazer e aguardar pelo e-mail da Avanti. Escrevi que pretendia trocar o número do soutien. O email que recebi dizia que iria receber em breve um novo email com as instruções de como devia proceder após a análise da empresa. Seguidamente recebi outro email a dizer que o meu meu pedido tinha sido aprovado e para seguir as instruções indicadas: pegar no artigo que desejava devolver e coloca-lo na caixa que recebi ou em caixa idêntica; dirigir-me a qualquer transportador ( CTT por exemplo), ou outro da minha preferência e enviar em correio registado para a morada da Avanti. Assim que os artigos lhes fossem entregues iriam enviar-me um email de confirmação da receção dos mesmos. Recebi o email e a informação de que agora bastava que fizesse login na minha a conta de cliente, visitasse a área de cliente, clicasse no botão ver saldo disponível, escolhesse o saldo que pretendia utilizar e colocar nova encomenda.
Reparei que o saldo da minha conta apenas continha o valor do soutien, estando a faltar o custo do envio em correio registado (3.75€) que segundo a empresa era devolvido num cupão de portes grátis para poder utilizar numa futura encomenda que não fosse de troca. Reclamei e disseram cometeram um lapso por não terem creditado esse valor mas que iam corrigir. Assim foi, esse valor foi acrescentado ao saldo. Nas suas condições a Avanti refere que "A todas as encomendas a AVANTI.PT garante o acesso a duas trocas. Após duas trocas, todos os pedidos de troca serão rejeitados. A cliente deverá fazer nova encomenda." Nunca me foi dada a oportunidade de troca de tamanho do artigo que devolvi e o mesmo em poucos dias já não se encontrava no website pelo que fui automaticamente dirigida a fazer uma nova encomenda.
Uma vez que o soutien que eu pretendia já não se encontrava no website nem me foi dada hipótese de troca de tamanho, apenas de uma nova encomenda, e embora tivesse lido que devolvem o dinheiro apenas se o pagamento tiver sido em cartão de crédito (se for por multibanco ou MBWAY é colocado em saldo) pedi a devolução do dinheiro. Na minha linha de pensamento, se os tamanhos dos soutiens da Avanti não correspondem aos da generalidade e se cada vez que devolvo o artigo tenho de ficar com os 3.75 retidos em saldo e pagar mais 5 euros de portes de envio da nova encomenda então isto torna-se uma bola de neve! A que preço me ficará um soutien até acertar com o tamanho? Como seria de esperar a devolução foi negada, tendo sido logo referidas as condições. Entretanto na tentativa de reaver o meu dinheiro, utilizei o meu saldo para pedir umas calcas de ginástica (em principio não será tão complicado acertar no tamanho). Ainda assim tive de pagar os tais 5 euros de envio...as calças já me saíram muito mais caras o que o valor original e ainda fiquei com 6.75 retidos em saldo.
Ainda que esta empresa possa ter públicas as suas condições no website, como cliente, sinto que fui apanhada numa teia de aranha da qual não consigo escapar! Ponho em causa se o soutien com desconto não foi um isco, já que por esta altura devem saber que os vossos tamanhos vestem maior que os comuns e não informam as vossas clientes disso. O facto de não terem sequer abordado a possibilidade/impossibilidade da troca de tamanhos já por si é suspeita. Todos os outros soutiens têm um valor superior aquele que encomendei o que me obrigava a gastar mais dinheiro para fazer a dita "troca", que não é nada mais nada menos que uma nova encomenda. O facto de ser obrigada a ficar sempre algum dinheiro em saldo é também uma forma "agressiva" de prender o cliente. Não concordo com a política de vendas desta empresa.
27 abr 2021
Avanti FS adicionou uma resposta

Boa tarde Ana,

Agradecemos o envio da sua reclamação, que mereceu a nossa melhor atenção.

Contudo existem alguns aspectos do que descreve que necessitam ser corrigidos.

Quando recebeu a encomenda, submeteu um pedido de troca, que foi aceite e como tal foi feita a devolução do valor por nós recebido + o custo que teve nos CTT pelo envio de volta para a sua conta de cliente, para que o seu custo na troca fosse 0 euros.

Com esse saldo poderá colocar a encomenda de troca que desejar, o saldo não tem validade, e poderá encomendar qualquer artigo da nossa oferta que é bastante significativa. Desde soutiens com enchimento, com semi enchimento, redutores, moda praia, moda kids, cuecas, cuecas modeladores, cintas modeladoras etc... Nós não colocamos nenhum entrave.

Contudo o que não poderá fazer, é submeter um pedido de troca num momento 1, e de seguida fazer um pedido por email de algo que não tem enquadramento nas nossas condições gerais que é um pedido de devolução quando tem um pedido de troca a decorrer. Condições essas, que deverá ter lido, compreendido e aceitado, porque validou por 2x um campo de texto obrigatório.

Estamos confiantes que foi sincera, ao validar as caixas de texto.

Não é a nossa empresa que faz a gestão da rede multibanco ou gateway de pagamento MBWAY, a entidade que faz essa gestão é a SIBS, e sua reclamação deverá ser dirigida a essa entidade, porque a limitação advem da forma de pagamento por eles gerida e escolhida por si no checkout.

A sua reclamação tal como todas as que temos desde 2015 (que são cerca de apenas 6) acontecem, por desconhecimento das condições gerais, por isso fazemos um apelo sincero a que apenas coloque encomendas depois de ler as condições gerais, repare que concordou no momento da compra, nós nada mudamos ao que foi acordado, e agora reclama.

Ficamos surpreendidos!

Teria todo o nosso apoio se tivessemos cometido algum lapso, ou irregularidade com o acordado, mas não foi o caso, e estamos confintes que não estará a sugerir que criemos um regime de excepção especialmente para si, quando para todas as nossas restantes clientes as condições são outras.

Cumprimentos
AVANTI

05 mai 2021
Avanti FS alterou o estado para Resolvida
15 mai 2021
Ana Guerreiro avaliou a marca

1/10

Não

Voltaria a fazer negócio?

Não concordo com o método de venda e troca dos artigos.

Esta reclamação foi considerada resolvida pela marca, e aceite pelo utilizador

Comentários (0)