12.8
Aluguer de Automóveis
2 Sixt 80.2
3 Auto Europe 78.8
Avis12.8
Sovial - Sociedade de Viaturas de Aluguer, Lda.
  • Avenida Marechal Craveiro Lopes, 2 - 2º e 3º
    1700-284 LISBOA
  • apoio.cliente@avis.com.pt

Avis - Cobrança indevida no cartão de crédito sem previsão de reembolso

Pedro Duarte Canilho
Pedro Canilho apresentou a reclamação
28 de março 2023
Em Novembro de 2022 fiz o aluguer de uma viatura com a Avis com a opção de portagens incluídas no contrato que posteriormente me seriam cobradas. No início do mês de Março de 2023 foram-me então cobrados 63 euros em portagens no meu cartão de crédito, o problema é que foram cobrados em duplicado. Ou seja foram-me retirados 127 euros do cartão de crédito e, segundo a AVIS (tanto em contactos por email como por telefone), não têm previsão de quando o valor será reposto.
A desculpa é que foi um erro informático que afetou muitos clientes, já foi identificado e estão a tentar resolver.

Ora, acho que para uma empresa desta dimensão o "tentar resolver" não serve para uma situação como esta. Acederam a dinheiro ao qual não deviam ter acedido. Retiraram mais do que deviam ter retirado, com a agravante de estarmos a falar de um cartão de crédito que obviamente paga taxas, ou seja quanto mais se mexe, mais se paga. E a resposta do lado da empresa, passadas 2 semanas é de que estão a tentar resolver e que não sabem quando é que o dinheiro vai ser reembolsado?

Completamente inadmissível. A primeira prioridade deveria ser colocar o departamento responsável a fazer exaustivamente as devoluções aos clientes afetados. Qual a lógica de responderem "não sabemos quando é que receberá o seu dinheiro de volta" a um cliente que viu uma empresa retirar-lhe dinheiro indevidamente? E no meu caso foram 63 euros, o que será de quem teve o problema com valores superiores?

Por fim, ainda de salientar que esperei 3 dias após o erro para ver se alguém da Avis entrava em contacto comigo, ninguém o fez. Ou seja quase que parece uma tentativa de burla, se eu não encontrasse o problema, podia ser que passasse despercebido... comportamento lamentável de uma empresa que se diz grande mas que depois tem erros destes que mostram quebras de segurança enormes ao aceder desta forma aos cartões de crédito dos clientes e sem conseguirem corrigir o erro em tempo útil.

Ou seja:
1- Erro lamentável que resulta numa quebra de segurança e acesso indevido a valores dos cartões dos clientes.
2- Inércia total a reportar o erro aos clientes afetados
3- Inércia total a realizar os reembolsos dos valores cobrados indevidamente, indicando que "há que ter calma e esperar"

Resumindo, prestação lamentável de uma empresa que eu pensava ser de confiança e que se diz primar pela qualidade e transparência dos seu serviço.

Para terminar, é de lamentar ainda que tratem as pessoas como se fossem parvas. O meu problema neste caso é não haver, ao fim de 2 semanas, a minima noção por parte da Avis de quando será feita a restituição do valor cobrado indevidamente. No entanto, enviaram-me um email a oferecer um voucher de 20 euros para uma futura viagem, como se isso resolvesse ou atenuasse o meu problema para o qual, esse sim, eu quero uma resposta concreta e responsável.
Data de ocorrência: 15 de março 2023
Pedro Canilho
5 de abril 2023
Atualização.

Mais uma semana passou e a vergonha continua. Empresa completamente desprovida de profissionalismo ou respeito pelo cliente. Retiraram dinheiro indevidamente do cartão de crédito dos clientes "de vários, pelo que consegui perceber através da chamada que fiz junto do apoio ao cliente", e não fazem a devolução do mesmo.
Retiraram o dinheiro ha mais de 3 semanas e não ha sequer uma ideia de quando o mesmo será reposto.
Já me foram cobradas taxas do cartão de crédito sob o valor retirado indevidamente e a Avis continua a empatar e a dizer simplesmente "ha mais de 2 semanas" que o pedido de reembolso ja foi feito ao departamento responsável.

Ora, parece-me que esta empresa é tudo menos responsável. Aliás, chega a ser perigoso dar os dados de um cartão de crédito a esta empresa que pelos vistos tem demasiados erros deste tipo.

Continuam com o meu dinheiro do lado deles indevidamente e continuam sem o devolver.

Avis é para esquecer...
Pedro Duarte Canilho
Pedro Canilho avaliou a marca
14 de junho 2023

Revelaram um completo amadorismo a tratar de um problema criado por eles mesmos. Deixaram o cliente "eu" prejudicado com valores de juros de cartão de crédito por um problema ou engano da própria empresa. Nos vários contactos nunca souberam indicar uma previsão de resolução, nunca souberam indicar uma solução para o problema nem sequer um pedido de desculpas foi feito pelo transtorno causado. A certa altura, quase que em piloto automático, enviaram um voucher de 20€ por email, segundo eles como forma de compensar pelo transtorno causado... no entanto, voucher esse que nem sequer dá para ser usado online e apenas dava para ser usado presencialmente, como sabemos que presencialmente é mais caro alugar viaturas, todos percebemos a vontade de que o cliente usasse o voucher.