Bancos
1 Santander 84.9
Banco Best70.5
BEST - Banco Electrónico de Serviço Total, S.A.
  • 218 505 775 Linha de Apoio ao Cliente (Dias úteis, das 8h às 20h) Rede fixa: 218 505 775* MEO: 965 999 246** Vodafone: 917 575 707** NOS: 939 246 707** No estrangeiro: +351 218 505 775* * Chamada para a rede fixa nacional ** Chamada para a rede móvel nacional
  • Rua Castilho, 26, Piso 2
  • rp@bancobest.pt

Banco Best - Cativo

Em tratamento
Marcelo apresentou a reclamação
26 de abril 2024
No dia 01/02/2024, banco best bloqueou um valor da minha conta deixando cativo, ainda está.
Recebi uma correpodencia a dizer que foi feito o bloqueio no valor de 3783,60.
Estou em situação frágil desde 01/07/2023 quando sofri um acidente de viação e o dinheiro que estava na conta era valor pago da seguradora receber-te a 1 ano de ordenado.
Quando confrontei através do App sobre o valor excessivo que foi cativado, onde fiz exposição da lei sobre penhora que era o que alegaram, que na própria lei diz que só pode ser penhorado o valor acima do mínimo atual que é 820€ e de no máximo 3x o valor do ordenado mínimo que seria de 2460€.
O banco respondeu que não tem responsabilidade sobre tal.
Quer dizer então que não sabem fazer contas nem entregando a lei.
Nesse exato momento estou com rendas e prestações de casa em atraso, carro, e dependendo da bondade de amigos para comer.
Data de ocorrência: 1 de fevereiro 2024
Exmo. Senhor,

Acusamos a receção da sua comunicação, que mereceu a nossa melhor atenção.

Informamos que a exposição por si enviada já se encontra em análise.

Advertimos também que, futuramente, para que possamos esclarecer detalhadamente a questão apresentada, sugerimos que seja seguida a Política de Gestão de Reclamações e Resolução de Litígios de que o Banco Best dispõe, onde identifica os canais disponíveis para os seus Clientes apresentarem as suas exposições, podendo fazê-lo através de:

• Contacto on-line através do site www.bancobest.pt;
• Serviço telefónico (Tel. 218 505 775 nos dias úteis das 08:00h às 20:00h);
• Carta endereçada ao BEST - Banco Electrónico de Serviço Total, SA, Rua Castilho, 26, Piso 2 1250-069 Lisboa, Portugal;
• Pode ainda fazê-lo em qualquer dos Centros de Investimento do Banco Best.

Gabinete de Controlo Interno e Qualidade
29 de abril 2024
O banco não tem resposta ao assunto? Eu já reclamei várias vezes através dos canais aí descritos por eles, e a resposta é sempre a mesma.
A lei é clara, onde diz que a entidade não pode bloquear mais do que 3x o valor do ordenado mínimo.
E a resposta deles é a mesma onde diz que a empresa “ mandou” bloquear o valor total, sendo que a responsabilidade é do banco.
Então a reclamação vai continuar em aberto até que haja uma resposta decente a situação e que seja resolvida.
Obs: mande resposta por aqui e não por email Banco Best.
Código de Processo Civil
ANEXO - CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL
LIVRO IV - Do processo de execução

1 - São impenhoráveis dois terços da parte líquida dos vencimentos, salários, prestações periódicas pagas a título de aposentação ou de qualquer outra regalia social, seguro, indemnização por acidente, renda vitalícia, ou prestações de qualquer natureza que assegurem a subsistência do executado.
2 - Para efeitos de apuramento da parte líquida das prestações referidas no número anterior, apenas são considerados os descontos legalmente obrigatórios.
3 - A impenhorabilidade prescrita no n.º 1 tem como limite máximo o montante equivalente a três salários mínimos nacionais à data de cada apreensão e como limite mínimo, quando o executado não tenha outro rendimento, o montante equivalente a um salário mínimo nacional.
2 de maio 2024
Exmo. Senhor,

Acusamos a receção da sua comunicação, que mereceu a nossa melhor atenção.

Esclarecemos que nos processos provenientes das autoridades oficiais, o Banco Best cumpre com as instruções emitidas pelas autoridades oficiais, pelo que qualquer questão sobre esta matéria deve ser esclarecida junto das mesmas.

Importa ainda esclarecer, que a atividade bancária é sujeita às regras de sigilo bancário, pelo que qualquer resposta será sempre endereçada a si.

Gabinete de Controlo Interno e Qualidade
2 de maio 2024
Então o banco best continua em descumprimento do que diz a lei, como muitos outros bancos o fazem também.
O banco não podem penhorar mais do que 3x o valor do ordenado minimo, a lei é clara, que também diz que a responsabilidade é do banco.
Então o banco best quer tratar disso de maneira correta ou então meus advogados irão dar andamento para tribunal.
Marcelo
Marcelo está a aguardar resolução da marca