Bancos
1 Santander 84.1
Banco Best72
BEST - Banco Electrónico de Serviço Total, S.A.
  • 218 505 775 Linha de Apoio ao Cliente (Dias úteis, das 8h às 20h) Rede fixa: 218 505 775* MEO: 965 999 246** Vodafone: 917 575 707** NOS: 939 246 707** No estrangeiro: +351 218 505 775* * Chamada para a rede fixa nacional ** Chamada para a rede móvel nacional
  • Rua Castilho, 26, Piso 2
  • rp@bancobest.pt

Banco Best - Cobrança indevida

Sofia Moreiras apresentou a reclamação
14 de outubro 2022
Venho dar-vos conta do que se está a passar entre e minha pessoa e o vosso Banco.

Fui destratada duas vezes pelo vosso colaborador Sr. Carlos Gonçalves. Na quarta-feira dia 21 de Setembro pelas 11:30 e sexta-feira, dia 23 de Setembro às 16:18.
​No dia 21 o Sr. ordenou-me que fizesse um depósito de 100€ na minha conta, afirmando que a mesma se encontrava negativa em 100€.
Disse-me que era de um movimento antigo que tinha ficado pendente. Pedi-lhe para me voltar a ligar mais tarde pois estava atrapalhada, ao que me respondeu que não seria necessário e que eu só teria de ir fazer o depósito.
​Verifiquei imediatamente a minha conta e a mesma tinha 15€ positivos. O senhor mentiu-me!

No dia 22, fiz dois pagamentos da minha conta: um para a segurança social, outro para a via verde. A conta continuou positiva.

Dia 23, o mesmo Sr. volta a telefonar-me a dar-me um ralhete porque eu não havia feito o depósito que ele “ordenou”. Disse-lhe que a conta no dia anterior estava positiva e que não compreendia de onde vinha tal débito. Não se explicou convenientemente, mais uma vez.
Vou consultar a minha conta após desligar o telefone e vejo que me foram debitados 100€.
Do quê?

Liguei para a linha de apoio e falei com um Sr. de nome Nelson, muito simpático por sinal, que me informou que o dito Sr. Carlos Gonçalves havia colocado no seu relatório, que eu lhe dei autorização para colocar a minha conta a negativo.
É a mais pura inverdade! Uma mentira descarada!
O Sr. Nelson informou-me que o dito relatório também mencionava que se tratava de um movimento de 4 de Agosto. 4 de Agosto? A sério?!
IMPOSSÍVEL!
Gostaria de saber como apresentar uma queixa formal contra o vosso funcionário Carlos Gonçalves.

Após este episodio recebi resposta do vosso banco a 27 de Setembro a afirmar que o movimento em questão era referente ao dia 2 de Agosto.
Antes de mais, na resposta, não me informaram como posso apresentar uma queixa formal do Sr. Carlos Gonçalves. Eu não sou daquelas pessoas que "deixam passar".
Também quero saber, por favor, onde obteve ele o "tal consentimento" (que escreveu no relatório, ter recebido), para fazer um debito de 100€ à minha conta no dia 23 de Setembro. Porque de mim não foi seguramente!
EXIJO resposta a estas questões, sff.

Segundo, têm de se orientar em termos de datas, pois o vosso funcionário (podem ouvir nas gravações) disse várias vezes que era um movimento de dia 4.

Desde o dia 2 de Agosto até ao dia 23 de Setembro passaram-se 52 dias, 38 dos quais, uteis.
Durante esse período eu efectuei 10 transacções para a Revolut, sem problema algum.
Foram creditados na minha conta a 19 de Agosto 475,00€ e a 30 de Agosto, 607,68€.
Até ao dia 17 de Setembro a minha conta convosco manteve sempre um saldo superior a 100€! Porque não retiraram a verba antes? 52 dias depois?!

E os Srs., querem levar-me a crer que há 52 dias atrás (de 02/08 a 23/09) houve um problema e que só agora deram conta. A sério?! 52 dias despois? E eu tenho de acreditar nisso?
Se alguém fez alguma "asneira", não fui certamente eu, como tal sugiro que procurem o autor da mesma e resolvam a situação.

No final da próxima semana, se a minha conta continuar a negativo, tomarei todas as medidas necessárias e posso assegurar-vos que irei até às últimas consequências, pois não serei lesada pela incompetência de terceiros.
Data de ocorrência: 23 de setembro 2022
18 de outubro 2022
Exma. Sra. Sofia Moreiras,
Acusamos a receção da sua exposição que mereceu a nossa melhor atenção.
Em resposta à mesma e para que possamos esclarecer detalhadamente a questão apresentada, sugerimos que seja seguida a Política de Gestão de Reclamações e Resolução de Litígios de que o Banco Best dispõe, onde identifica os canais disponíveis para os seus Clientes apresentarem as suas exposições, podendo fazê-lo através de:
• Contacto on-line através do site www.bancobest.pt;
• Serviço telefónico (Tel. 218 505 775 nos dias úteis das 08:00h às 20:00h - chamada para a rede fixa nacional );
• Carta endereçada ao BEST - Banco Electrónico de Serviço Total, SA, Praça Marquês de Pombal, 3 - 3º 1250 - 161 Lisboa, Portugal.:
Pode ainda fazê-lo em qualquer dos Centros de Investimento do Banco Best.
Unidade de Controlo Interno e Qualidade
18 de outubro 2022
Carissimos Srs,

No dia 10 de outubro, enviei um email para irregularidades@bancobest.pt, com cópia para a DECO e para a DGC, a expõr a situacção, que a meu ver, nada mais tem a ver do que com a incompetência de alguém do vosso lado.
Não obtive resposta.

No dia de hoje às 12:05h, foi apresentada reclamação no Livro de Reclamações, sob o nº ROR00000000044633713.
21 de outubro 2022
RESPOSTA DO BANCO BEST:

Cara Cliente,
Temos presente as suas exposições efetuadas no Livro de Reclamações Eletrónico, através da Participação de Irregularidades e do Portal da Queixa, sobre o atendimento da Linha de Apoio ao Cliente e o processamento do pagamento à Revolut, as quais mereceram a nossa melhor atenção.
Após análise de toda a situação, queremos antes de mais informar que:
1. Já respondemos à sua insatisfação no passado dia 29/09/2022 (voltamos a reanexar a resposta então enviada);
2. Tal como já lhe transmitimos as 2 chamadas telefónicas de dia 21/09/2022 e 23/09/2022 foram ouvidas pela área de qualidade tendo sido de imediato tomadas as diligências consideradas adequadas à situação exposta. Cumpre-nos, no entanto, indicar que não foi considerado que tivesse havido uma conduta imprópria por parte do colaborador.
Relativamente ao movimento alvo da sua contestação cumpre-nos esclarecer:
• O movimento foi efetuado no dia 02/08/2022 às 16:26:08. No entanto, devido à forma de processamento deste tipo de movimentos, nesta altura apenas foi feito um pedido de autorização ao banco, ficando o montante cativo na conta;
• O movimento foi processado no dia 04/08/2022, mas devido ao facto da conta não apresentar saldo disponível (além da existência de uma penhora ativa no valor de 289,73 EUR, foi efetuado um pagamento de baixo valor, debitado firme, no montante de 4,20 EUR) não permitindo já debitar os 100,00 EUR. Assim, apesar do pagamento ter sido efetuado ao beneficiário, dado que não foi possível proceder ao débito o movimento ficou na “listagem interna de movimentos pendentes”. Por isso a indicação de que o movimento era de dia 04/08/2022, data em que de facto iria ser processado pelo Banco Best. Lamentamos a falta de clareza na identificação do movimento, mas o mesmo era do seu conhecimento, conforme confirmado por si na chamada (gravada) de dia 21/09/2022 e passível de verificação no seu extrato da Revolut.
• Informamos que nessa chamada também reconheceu ter havido chamadas anteriores do Banco Best, que não foram por si atendidas. O intuito destas chamadas foi sempre de chamada de atenção para a falta de saldo para pagamento dos 100,00 EUR em causa. Apesar do montante ser devido e do Contrato de Condições Gerais o prever, o Banco Best não tem por hábito efetuar movimentos que coloquem as contas a negativo, sem primeiro alertar os Clientes para esse facto;
• Lamentamos o facto de, por lapso interno, não termos contactado mais cedo para recuperar os 100,00 EUR que não tinham sido processados no início de agosto, mas tal não invalida que o montante pago pelo Banco ao Comerciante não se encontre em dívida;
• Para facilitar a explicação para a impossibilidade de cobrança do referido montante a partir de dia 13/09/2022 (data da primeira tentativa de contacto), transcrevemos em anexo os movimentos na sua conta de Depósitos à Ordem;
• Apesar dos avisos, em virtude de não ter provisionado a conta, procedemos ao débito incondicional do montante, tendo a conta ficado com saldo negativo. Como se pode verificar, já houve outros movimentos que agravaram o saldo negativo da conta;
• Entretanto verificámos que ocorreu situação idêntica em 04/07/2022. Nesta data foi feito um pedido de autorização para pagamento de 120,00 EUR (TPA EST COMPRA 8210258) ficando o montante cativo na conta. O movimento foi processado no dia 06/07/2022, mas devido ao facto da conta não apresentar saldo disponível (além da existência de uma penhora ativa no valor de 289,73 EUR, houve vários movimentos firmes posteriores) não foi possível debitar os 120,00 EUR. Este movimento ainda não foi debitado na sua conta de depósitos à ordem. Na listagem de movimentos em anexo pode verificar os saldos nas referidas datas;
• Aproveitamos para referir que a referida penhora, a favor da autoridade Tributária, foi levantada em 05/09/2022.
Face ao exposto informamos que deverá provisionar a conta para fazer face ao saldo negativo existente acrescido dos 120,00 EUR agora indicados. Caso tal não aconteça, além de serem seguidos os procedimentos de cobrança, o saldo em dívida será reportado ao Banco de Portugal, conforme regras em vigor.
Apresentamos os nossos respeitosos cumprimentos,

Direção de Organização e Processos Unidade de Controlo Interno e Qualidade
21 de outubro 2022
A MINHA RESPOSTA:

Vocês são loucos!!

Quando as contas não têm fundos, não há movimentos.
Se eu olho para o meu saldo e vejo que existe la dinheiro e o posso movimentar, eu movimento o!!
Se o vosso sistema é defeituoso, não é um problema que me assista. FIX IT!
Ou os milhões injectados no NB não chegam para isso?

Quanto ao vosso empregado, serei eu a avaliar se ele foi correcto ou não. Vocês não têm parecer na matéria. E continuam sem dizer como posso apresentar uma queixa formal.

Podem cancelar o cartão, fechar a conta e ir para o raio que vos parta!

Eu tenho uma doença mental devidamente diagnosticada, estou desempregada e vocês não têm ideia do que me têm feito passar.
Não passam de abutres.
Esta resposta tem um anexo privado
22 de novembro 2022

IDENTIFICAÇÃO DO SETOR DE ATIVIDADE/ENTIDADE REGULADORA:
Serviços Financeiros - Banco de Portugal

ELEMENTOS DA RECLAMAÇÃO
Reclamação:

Venho reclamar mais uma vez da postura e acções deste banco, que não percebo até que ponto serão legais. Após a reclamação por mim apresentada por esta via (ver ROR00000000044633713), voltaram a ser o que são. A minha conta, cujo saldo está a negativo (cortesia do banco best), recebeu por engano 50€ de crédito via Mbway e de 99€ negativos, passou a 49€. Após ser contactada pela senhora que cometeu o erro, liguei para o banco (dia 7.11.2022 às 14:13) e estive 14 minutos a suplicar ao senhor que me atendeu que fizessem o favor de devolver o valor que não me pertence à sua proveniência. Obviamente que a resposta foi um não redondo e que eu poderia pagar à Sra. do meu bolso. Nunca vi gente mais desumana e sem caracter e instituição tão sem valores. Vou devolver o meu cartão de debito, devidamente inutilizado à sede deste banco, sob o registo postal nº RH773834866PT, junto com todas as reclamações apresentadas até à data. Sugiro também que passem a tratar os clientes de uma forma correcta. Tons jocosos são perceptiveis via telefone, até para o mais palerma que tiver um pouco de noção de comportamento humano, o que fará então a quem tem de facto formação na área.

INFORMAÇÃO ADICIONAL

Data
10 Nov 2022 19:04
Estado

Recebida/Em Análise
Número do pedido

ROR00000000044650960
20 de dezembro 2022
Os Srs continuam a insistir e a perseguir me.
Sofia Moreiras avaliou a marca
16 de agosto 2023

Bancos são todos a mesma porcaria