Bankinter
Bancos
1 Santander 84.2
Bankinter22
Bankinter, S.A.
  • Presente em Portugal desde 2016, o Bankinter tem o objetivo claro de apoiar financeiramente as famílias e as empresas a realizarem os seus projetos. Um banco que conta com mais de 50 anos de experiência em Espanha. Em Portugal, o Bankinter conta com 81 Agências, 4 Centros Private, 2 Centros Corporate e 10 Centros de Empresas.

• Praça Marquês de Pombal, n.º 13, 2.º Andar, 1250-162 Lisboa
  • provedoria.cliente@bankinter.com

Bankinter - Prazo para reclamações sobre fraude/burla online

Aguarda resposta
Luís Aníbal Vaz Fernandes Júnior
Luís Júnior apresentou a reclamação
28 de março 2024
Tomei conhecimento de que fui burlado/vítima de fraude online em novembro de 2023, contactei o BANKINTERCard para reportar a situação mas, na primeira chamada, fui informado que teriam que bloquear o cartão e emitir um novo, no entanto, como eu sabia que iria precisar de utilizar o cartão naquele período e sabendo que o prazo para reclamar de uma situação de fraude é de 13 meses (segundo a DECO PROTESTE e as regras da VISA), em momento algum me disseram que teria apenas 120 dias para reclamar....fiquei descansado e fui utilizando cartão e deixei claro que iria assumir responsabilidade de todas as eventuais transações não reconhecidas que ocorressem depois daquela primeira chamada.
Eis que passados 3 meses, liguei ontem para o BANKINTERCard e reclamei, aceitaram a reclamação, bloquearam-me o cartão e no mesmo dia, ligaram para mim mas não pude atender (eu pensei que iriam pedir-me que enviasse o formulário de disputa de transações). Ligo de volta e fui informado que o prazo de devolução do valor é de 120dias. Pedi para falar com o supervisor (ainda mais rude e intransigente que o assistente de primeira linha) e este me diz que posso reclamar e a reclamação ja sido feita e concluída no próprio dia com a resposta de que a devolução foi recusada porque não reclamei dentro de 120 dias.
Primeira questão:
120 dias a contar da data de transacção ou do dia em que o banco tomou conhecimento da fraude ou em que o cliente tomou conhecimento?? - Sim, porque neste caso a pessoa não utiliza o cartão, pagando por um serviço que não é prestado e pensando que vai ser fraudento, ou pensando no dia em que fez a transação pois só soube que o esquema online era de facto fraudulento alguns meses depois (novembro) quando solicitei levantamento de ganhos sem sucesso - Suposta aplicação financeira.
Segunda questão:
Porque razão o prazo passou de 13 meses para 120 dias??
Perguntei ao assistente onde poderia consultar a informação sobre os 120 dias e ele teve a lata de dizer que eu é que devo ir pesquisar informações sobre o Banco de Portugal mas que ele, colaborador do BANKINTERCard, fala de prazos sem saber a base ou instrumento legal ou regulamento que reduziu o prazo de 13 meses para 120 dias...
Terceira questão:
A certo ponto, durante a chamada, o Supervisor teve a lata de dizer que as regras da visa não prescrevem mas as do banco têm um prazo de 120 dias. Fiquei sem saber quem foi que inventou os 120 dias...Se foi o BANKINTERCard, o Banco de Portugal ou se foi o Bôda!
Agradeço que analisem a situação que foi reportada ontem mas o Banco já tinha conhecimento da situação desde novembro por isso considero que reclamei dentro do prazo.
Pretendo reclamar até às ultimas instâncias e expor esta situação por todos os livros de reclamações online pois é mais uma tentativa de abuso de um banco que não se pode prejudicar pela incompetência dos seus colaboradores.
Data de ocorrência: 16 de novembro 2023
Luís Aníbal Vaz Fernandes Júnior
Luís Júnior está a aguardar resposta da marca