WiZink
WiZink Marca Recomendada
Marca Recomendada
Performance da Marca
Índice de Satisfação nos últimos 12 meses.
Taxa de Resposta
100%
Tempo Médio de Resposta
100%
Taxa de Solução
87,6%
Média das Avaliações
38,7%
Taxa de Retenção de Clientes
29,3%
Prémios e distinções
Marca Recomendada
Ranking na categoria
WiZink Bank, S.A.U. – Sucursal em Portugal
  • 218 700 500 | Custo rede fixa nacional
  • Av. Colégio Militar, nº37 F
    6º piso D
    1500-180 – Lisboa
  • reclamacoes@wizink.pt

WiZink - Entidade 21800 bem conhecida para uso de burlas

Resolvida
JOSÉ JÚNIOR
JOSÉ JÚNIOR apresentou a reclamação
27 de março 2024
Fui induzido a pagar uma fatura de 599€ com Entidade 21800 referência 432725347 por meio de burla, clone do perfil de Whatsapp da minha irmã. Em menos de 30min me apercebi da fraude e contactei o Wizink, que de imediato bloqueou o cartão de crédito utilizado para pagamento e removeu o valor inicialmente. Foi também na mesma hora enviado todos os dados para comprovar a burla. Foi inicialmente removido o valor, mas passado quase um mês o cartão volta atrás e debita o valor a justificar: "Nos termos das Condições Gerais do Acordo de Utilização do Cartão de Crédito WiZink, o Titular está obrigado a manter o PIN em sigilo, devendo tomar todas as medidas adequadas para garantir a segurança do Cartão e respetivo PIN. Na mesma sequência, é ainda obrigação do Titular do cartão tomar todas as medidas razoáveis de modo a impedir qualquer utilização não autorizada."

Mas eu nunca disse que alguém utilizou meu PIN, eu efetuei uma "compra/pagamento" por meio de fraude e solicitei de imediato o cancelamento da mesma apresentando as provas. Em uma pesquisa rápida na Internet, percebe-se que esta entidade é sempre utilizada para burlas pelos desde 2018 em Portugal, e o Wizink diz que eu é que tenho que "tomar todas as medidas razoáveis de modo a impedir qualquer utilização não autorizada." É no mínimo ridículo.

No mesmo dia também apresentei queixa à Polícia SQE0408047/24, mesmo sem ter sido solicitado pelo cartão. Após o débito novamente também informei o wizink da queixa à polícia, mas mesmo assim não assumem a responsabilidade. Será que seria razoável o Wizink bloquear o pagamento a esta entidade? Fui o primeiro? Não me parece!
Data de ocorrência: 5 de março 2024
WiZink
27 de março 2024
Olá,
Vamos analisar prontamente a situação que aqui nos expõe.
Entraremos em contacto para o(a) podermos esclarecer devidamente.
Até breve,
Equipa WiZink
JOSÉ JÚNIOR
3 de abril 2024
Ainda sem nenhuma resposta ou contacto da vossa parte.

No seguimento do reporte de Burla no passado 05/03/2024, segue em anexo a Declaração da Entidade Policial que está a tratar o caso.
Efetuei a comunicação a autoridade Policial no mesmo dia, mesmo não tendo recebido nenhum pedido/orientação da vossa parte para o fazer.

Fui induzido a pagar uma fatura de 599€ com Entidade 21800 referência 432725347 por meio de burla, clone do perfil de Whatsapp da minha irmã. Em menos de 30 min percebi a fraude e contactei o Wizink imediatamente, que também de imediato bloqueou o cartão de crédito utilizado para pagamento e removeu o valor inicialmente. Foi também na mesma hora enviado todos os dados para comprovar a burla. Foi inicialmente removido o valor, mas passado quase um mês o cartão volta atrás e debita o valor a justificar: "Nos termos das Condições Gerais do Acordo de Utilização do Cartão de Crédito WiZink, o Titular está obrigado a manter o PIN em sigilo, devendo tomar todas as medidas adequadas para garantir a segurança do Cartão e respetivo PIN. Na mesma sequência, é ainda obrigação do Titular do cartão tomar todas as medidas razoáveis de modo a impedir qualquer utilização não autorizada."

Mas eu nunca disse que alguém utilizou meu PIN, eu efetuei uma "compra/pagamento" com o meu PIN, mas fui induzido a pagar por meio de fraude que não envolveu dados guardados ou validados por mim, mas sim pelas entidades financeiras, como o Wizink, Banco de Portugal, SIBS, etc. Por isto, não houve nenhuma falha de segurança da minha parte!

A falha de segurança é vossa, que permitiu o pagamento para uma Entidade BEM CONHECIDA, que tem sido utilizada somente por burlões desde 2018 em Portugal, e não só!
Eu com certeza não sou o primeiro a ser fraudado através desta entidade, e vocês sabem bem disto, por isto estão a colaborar para este tipo de fraude por negligência!

Solicitei de imediato o cancelamento da operação e apresentei todas as provas da fraude. Em uma pesquisa simples e rápida na Internet, percebe-se que esta entidade é sempre utilizada para burlas pelos desde 2018 em Portugal, e o Wizink diz que eu é que tenho que "tomar todas as medidas razoáveis de modo a impedir qualquer utilização não autorizada." É no mínimo ridículo.

Aguardo a resolução célere desta situação, caso contrário vou entrar com um processo de litígio para resolver, para além de deixar de utilizar, até poder cancelar, o cartão.

Declaração também enviada para clientes@wizink.pt.
Esta resposta tem um anexo privado
WiZink
10 de abril 2024
"Olá,
A sua questão já foi analisada, conforme mensagem (SMS) que enviámos para o seu telemóvel.
Tentámos contactá-lo por telefone, para o podermos esclarecer devidamente, mas infelizmente sem sucesso.
Assim, pedimos, por favor, que nos ligue, usando os Contactos disponíveis em www.wizink.pt.

Até breve,
Equipa WiZink"
Esta reclamação foi considerada resolvida pela marca, e pode ser reaberta pelo utilizador
Comentários
Esta reclamação ainda não tem qualquer comentário.