WiZink Marca Recomendada

WiZink - Entidade 21800 bem conhecida para uso de burlas

JOSÉ JÚNIOR
JOSÉ JÚNIOR apresentou a reclamação
27 de março 2024
Fui induzido a pagar uma fatura de 599€ com Entidade 21800 referência 432725347 por meio de burla, clone do perfil de Whatsapp da minha irmã. Em menos de 30min me apercebi da fraude e contactei o Wizink, que de imediato bloqueou o cartão de crédito utilizado para pagamento e removeu o valor inicialmente. Foi também na mesma hora enviado todos os dados para comprovar a burla. Foi inicialmente removido o valor, mas passado quase um mês o cartão volta atrás e debita o valor a justificar: "Nos termos das Condições Gerais do Acordo de Utilização do Cartão de Crédito WiZink, o Titular está obrigado a manter o PIN em sigilo, devendo tomar todas as medidas adequadas para garantir a segurança do Cartão e respetivo PIN. Na mesma sequência, é ainda obrigação do Titular do cartão tomar todas as medidas razoáveis de modo a impedir qualquer utilização não autorizada."

Mas eu nunca disse que alguém utilizou meu PIN, eu efetuei uma "compra/pagamento" por meio de fraude e solicitei de imediato o cancelamento da mesma apresentando as provas. Em uma pesquisa rápida na Internet, percebe-se que esta entidade é sempre utilizada para burlas pelos desde 2018 em Portugal, e o Wizink diz que eu é que tenho que "tomar todas as medidas razoáveis de modo a impedir qualquer utilização não autorizada." É no mínimo ridículo.

No mesmo dia também apresentei queixa à Polícia SQE0408047/24, mesmo sem ter sido solicitado pelo cartão. Após o débito novamente também informei o wizink da queixa à polícia, mas mesmo assim não assumem a responsabilidade. Será que seria razoável o Wizink bloquear o pagamento a esta entidade? Fui o primeiro? Não me parece!
Data de ocorrência: 5 de março 2024
27 de março 2024
Olá,
Vamos analisar prontamente a situação que aqui nos expõe.
Entraremos em contacto para o(a) podermos esclarecer devidamente.
Até breve,
Equipa WiZink
JOSÉ JÚNIOR
3 de abril 2024
Ainda sem nenhuma resposta ou contacto da vossa parte.

No seguimento do reporte de Burla no passado 05/03/2024, segue em anexo a Declaração da Entidade Policial que está a tratar o caso.
Efetuei a comunicação a autoridade Policial no mesmo dia, mesmo não tendo recebido nenhum pedido/orientação da vossa parte para o fazer.

Fui induzido a pagar uma fatura de 599€ com Entidade 21800 referência 432725347 por meio de burla, clone do perfil de Whatsapp da minha irmã. Em menos de 30 min percebi a fraude e contactei o Wizink imediatamente, que também de imediato bloqueou o cartão de crédito utilizado para pagamento e removeu o valor inicialmente. Foi também na mesma hora enviado todos os dados para comprovar a burla. Foi inicialmente removido o valor, mas passado quase um mês o cartão volta atrás e debita o valor a justificar: "Nos termos das Condições Gerais do Acordo de Utilização do Cartão de Crédito WiZink, o Titular está obrigado a manter o PIN em sigilo, devendo tomar todas as medidas adequadas para garantir a segurança do Cartão e respetivo PIN. Na mesma sequência, é ainda obrigação do Titular do cartão tomar todas as medidas razoáveis de modo a impedir qualquer utilização não autorizada."

Mas eu nunca disse que alguém utilizou meu PIN, eu efetuei uma "compra/pagamento" com o meu PIN, mas fui induzido a pagar por meio de fraude que não envolveu dados guardados ou validados por mim, mas sim pelas entidades financeiras, como o Wizink, Banco de Portugal, SIBS, etc. Por isto, não houve nenhuma falha de segurança da minha parte!

A falha de segurança é vossa, que permitiu o pagamento para uma Entidade BEM CONHECIDA, que tem sido utilizada somente por burlões desde 2018 em Portugal, e não só!
Eu com certeza não sou o primeiro a ser fraudado através desta entidade, e vocês sabem bem disto, por isto estão a colaborar para este tipo de fraude por negligência!

Solicitei de imediato o cancelamento da operação e apresentei todas as provas da fraude. Em uma pesquisa simples e rápida na Internet, percebe-se que esta entidade é sempre utilizada para burlas pelos desde 2018 em Portugal, e o Wizink diz que eu é que tenho que "tomar todas as medidas razoáveis de modo a impedir qualquer utilização não autorizada." É no mínimo ridículo.

Aguardo a resolução célere desta situação, caso contrário vou entrar com um processo de litígio para resolver, para além de deixar de utilizar, até poder cancelar, o cartão.

Declaração também enviada para clientes@wizink.pt.
Esta resposta tem um anexo privado
10 de abril 2024
"Olá,
A sua questão já foi analisada, conforme mensagem (SMS) que enviámos para o seu telemóvel.
Tentámos contactá-lo por telefone, para o podermos esclarecer devidamente, mas infelizmente sem sucesso.
Assim, pedimos, por favor, que nos ligue, usando os Contactos disponíveis em www.wizink.pt.

Até breve,
Equipa WiZink"