WiZink
    1500-180 – Lisboa
  • reclamacoes@wizink.pt

WiZink - Roubo através da aplicação da wizink

Patrícia Furtado apresentou a reclamação
26 de maio 2021 (editada a 29 de junho 2021)
No passado dia 15 de Maio pelas 17h21, recebi um email supostamente da Wizink onde dizia: Restrição temporária /status do cartão: desligado.
Ás 18h50 recebi uma mensagem da wizink que dizia: Conclua associação de tlm na App Wizink.Use CODIGO 23447271 valido por 5 minutos. Nunca pedimos o codigo por email ou telefone. Ás 19h20 recebo uma chamada da SIBS onde me questionaram se estaria a fazer transações de valores avultados com o cartão da Wizink, pois tinham registo de uma transação de 300€ e outra no montante de 4700€, após eu dizer que não era eu que estava a fazer essas transações, garantiram me que estava a ser vitima de fraude e que iriam cancelar de imediato o cartão, no entanto após estas transações ainda houve mais uma transação de 4100€, resumindo o total das transações foi de 9100€. Tentei contatar a Wizink mas sendo sábado não consegui obter qualquer resposta, pois a linha de apoio ao cliente só esta disponível em dias uteis. Na segunda feira dia 17 de Maio ás 8h29 entro em contato com a wizink, expliquei tudo o que se estava a passar, pedi por favor para cancelaram todas aquelas transações das quais tinha acabado de ser burlada, disseram me que nada poderiam fazer e enquanto tivesse em transação, tínhamos de aguardar, e esperar para ver se realmente o dinheiro saía ou não, para aguardar 24h a 48h. No dia 18 de Maio voltei a ligar para a wizink e mantinha se tudo na mesma, no dia 20 de Maio, liguei novamente para a wizink e continuava tudo igual, voltei a questionar o porquê de não conseguirem anular a situação e a resposta foi a mesma, que nada poderiam fazer, ainda alertei o facto de quando acedia a aplicação da wizink.pt, o vocabulário utilizado no site não ser o mais correto, pois no local onde se encontrava a morada, em vez de dizer morada ou residência, aparecia (sala), o que estranho e que segundo consta , este tipo de vocabulário é usado por sites fraudulentos. Ontem dia 25 de Maio e após 10 dias de toda esta situação o dinheiro passa a constar da minha dívida, só neste momento me mandam ir á polícia apresentar queixa de fraude, ou seja passaram 10 dias , desde o inicio de toda esta situação , foram 10 dias que o valor de 9100€ teve para sair da minha conta wizink e que nada puderam fazer para impedir. A minha primeira questão é , como é que os intervenientes, tiveram acesso ao facto de eu ser cliente wizink? Uma vez que o cartão era novo e nunca o tinha utilizado. Como é que conseguiram saber o meu email e contato telefónico? Até que ponto a fraude não aconteceu por falta de segurança da Wizink? Aquilo que eu pretendo é a resolução imediata da situação, não sendo penalizada por uma coisa da qual não tenho qualquer responsabilidade, pois se a própria SIBS detetou a fraude no momento exato em que acontecia, como é que nem a Sibs nem a Wizink impediu esta situação, que levou 10 dias a ser efetivada?
Data de ocorrência: 26 de maio 2021
29 de junho 2021
Esta queixa não se encontra resolvida , porque após me terem reposto o valor de 9100€ anteriormente retirado no dia 15 de Maio de 2021, agora a Wizink decidiu atribuir me as culpas a mim. E eu pergunto como é que uma identidade que para se aceder ao apoio ao cliente, pede o Nif, a data de nascimento completa etc, permite efetuar 3 transferências no montante de 300€ , outra de 4700€ e outra de 4100€, perfazendo o montante de 9100€, sem que o cliente em causa receba qualquer tipo de informação (códigos) para comprovar as mesmas, quando para pequenas compras tenho ativada a segurança de receber os códigos no telemóvel.
Ou será que o prepósito de todo este aumento de plafond , já é propositado?
Pois, nunca pedi para ter um plafond destes. E eles tem vindo a aumentar de ano para ano.
Patrícia Furtado avaliou a marca
27 de maio 2021

Penso que a situação esteja resolvida, pois os valores já foram creditados na minha conta cartão, no entanto foi necessário aguardar 12 dias e fazer queixa na Polícia. E no vosso site. Obrigado

Estou numa situação parecida e hoje recebi um email da wizink a dizer que sou o Responsavel de todos os movimentos depois de ter dado todos os documentos que eles exigiam.... Fiz reclamação aqui e na Deco quero ver o que respondem e qual a causa que me dao para ser eu Responsavel

Cuidado que a mim depois de fazer queixa também de fizeram o retorno do dinheiro e ontem recebi um email que tinha sido dado como responsável por todos os movimentos que me roubaram da minha conta

O mesmo comigo depois do retorno temporário fui dado como responsável e o montante está de novo em dívida.

Boa noite Ricardo Florencio e Pedro Sérgio Marques Álvares Pereira, infelizmente aconteceu o mesmo comigo, parece que me antecipei, como nunca me tinha visto numa situação destas, após a reposição do valor , pensei estar tudo resolvido, acontece que agora que me enviaram um email em que me consideram culpada, parece mentira tantos casos iguais, acho isto tudo muito estranho e hoje vi me na obrigação de procurar uma advogada, pois a ajuda da Deco foi nenhuma. Então para aceder ao apoio ao cliente temos que inserir nif, data de nascimento, etc e para me fazerem transferências de 300€ + 4700€+4100€ perfazendo o total de 9100€ não há códigos de segurança?

Alguma reclamação ficou resolvida?