WiZink
  • Av. Colégio Militar, nº37 F
    6º piso D
    1500-180 – Lisboa
  • reclamacoes@wizink.pt

WiZink - Utilização do mapa de responsabilidades do Banco de Portugal como meio de chantagem

Floriano de Sousa e Silva
Floriano Silva apresentou a reclamação
25 de março 2020
Este cartão transitou do Barclays Bank para a Wizink, que durante algum tempo continuou com as condições em vigor sem qualquer problema. Tinha um plafond de crédito de 500 euros e pagava 3% do capital em dívida. Os pagamentos eram feitos por multibanco, depois do dia 11 de cada mês, que avançaria para o próximo dia útil se calha-se ao fim de semana ou a um feriado.
Em Abril de 2018, aceitei um aumento do plafond de Crédito para 1000 euros e as coisas nunca mais correram bem.
Tendo utilizado o montante autorizado em 09/04/2018, recebi uns dias depois uma mensagem a dizer que tinha ultrapassado o crédito em 35,16 euros que eu paguei em 30/04, não esperando pela data de pagamento. Entretanto, aparece-me o Extracto com a importância a pagar de 60,76 euros para o dia 10/05 (antes da data acordada). Dos contactos estabelecidos com a Wizink, foi-me afirmado que se paga-se a importância de 25,60 euros, ficaria tudo bem e não haveria mais problemas. Mas,no extracto seguinte, pedem-me 97,68 euros para 07/06 (novamente antes da data) e nesse dia efectuei um pagamento de 30 euros. Depois aparece-me novo extracto a pedir 88,59 euros para 07/07 e em 09/07 liquidei fiz um pagamento de 30 euros. Chamei-lhes a atenção que se para um crédito de 500 euros pagava 15 euros mensais, para 1000 euros devia pagar 30 euros mensais. Mas, mais uma vez me convenceram a pagar mais 28,59 euros o que fiz em 18/07. Mas, depois ainda me reclamaram mais 0,43 euros, que paguei em 24/07. Depois para pagar em 09/08 (novamente antes da data) pedem-me 99,94 euros. Paguei mais 30 euros em 10/08. Depois, para pagar em 06/09, pediram 137,85 euros e eu nessa data, paguei 1083,57 e saldei a conta. Pedi o cancelamento do cartão. Mas, e há muitos mas nesta história, enviam-me novo extracto em que me debitaram 20 ,80 de comissão por excesso de limite de crédito e pior ainda, mantiveram o cartão activado o que deu origem a uma utilização por engano e os problemas voltaram. Pelas minhas contas, paguei a mais cerca de 168 euros, mas foi por me debitarem os tais 20,80 depois de eu ter saldado a conta que motivou a minha queixa ao Banco de Portugal. Banco de portugal que é a Entidade Reguladora e que tem responsabilidades neste tipo de fraudes, até porque, como neste caso, o seu Mapa de responsabilidades está a ser utilizado como meio de chantagem sobre as pessoas em dificuldades.
Data de ocorrência: 25 de março 2020
WiZink
21 de abril 2020
A situação exposta encontra-se encerrada. Obrigado
Floriano de Sousa e Silva
Floriano Silva avaliou a marca
7 de junho 2022

A pontuação de 1, é muito lisonjeira para a Wizink. Trata-se de uma firma de * PROIBIDO *, que devia ser impedida de operar em Portugal.

Não são apenas os direitos do consumidor que estão em causa, mas também o próprio Estado de Direito e por isso, é preciso questionar a actuação da Entidade Reguladora, que tem dado cobertura a toda a espécie de roubos, desde os tostões aos milhões.