BBVA

BBVA - Processo 623500024100014 - carta de encerramento

Jorge Manuel Antunes Godinho
Jorge Godinho apresentou a reclamação
27 de fevereiro 2024
Venho por este meio expressar minha insatisfação e contestar firmemente a decisão de encerrar o processo de sinistro número 623500024100014, conforme comunicado pela BBVA Allianz Seguros. A minha contestação centra-se, sobretudo, nas conclusões do relatório elaborado pela empresa CARES e nas particularidades climáticas específicas da região e do período em questão, que parecem não ter sido devidamente consideradas na vossa decisão.

O relatório da CARES detalha com precisão os estragos ocorridos na minha propriedade, destacando uma infiltração com origem na cobertura, que progrediu pelo interior da parede exterior e causou danos substanciais no soalho de um dos quartos do 1º piso. O termo “enxurrada de água no telhado/caleiras” usado no relatório evidencia a intensidade do fenómeno climático que causou os danos. Após análise técnica, foi excluída qualquer falta de manutenção ou deterioração pré-existente, como telhas partidas ou caleiras obstruídas.

É imperativo realçar o contexto das condições meteorológicas do Outono de 2023, que foi marcado por precipitações extremamente intensas e irregulares. As inundações ocorreram devido a picos de precipitação que excederam largamente os 80 a 100 litros por metro quadrado em curtos períodos, muitas vezes dentro de uma ou duas horas. Estes dados são corroborados pelos avisos emitidos pelo IPMA, que registaram vários fenómenos/tempestades atmosféricas significativas no período em questão. De acordo com o Boletim Climático do IPMA, 2023 teve o " 4º outubro mais chuvoso desde 1931, com um total de 219.3 mm que corresponde a cerca de 2 vezes o valor médio 1981-2010. Verificou-se a ocorrência de precipitação partir do dia 13 e até ao fim do mês, devido à passagem sucessiva de várias ondulações frontais que provocaram chuva forte e persistente. Foram ultrapassados anteriores maiores valores diários de precipitação em cerca de 12 % das estações e os totais mensais registados foram dos mais altos para outubro em várias estações do território." O restante Outono teve todo ele fenómenos extremos e pontuais de precipitação causando os danos aqui relatados.

Ademais, a distribuição e a distância entre as estações meteorológicas na área são fatores críticos que frequentemente impedem a medição precisa da precipitação local. Isto é particularmente relevante, pois muitas destas estações estão situadas a distâncias que não permitem uma avaliação exata da quantidade de precipitação que ocorreu numa área específica, como foi o caso da minha propriedade.

Portanto, considerando a clareza do relatório da CARES e os padrões de precipitação excecionalmente elevados, acompanhados pela dificuldade de medição precisa devido à localização das estações meteorológicas, a decisão de encerrar o processo parece desconsiderar esses fatores cruciais. Sinto-me lesado pelos serviços prestados pela vossa empresa e pelo Banco BBVA, Portugal. A falta de acompanhamento e comunicação por parte da empresa BBVAC/CARES acentua a minha frustração.

Reitero a minha exigência para que este processo seja revisto com urgência, levando em consideração todas as evidências técnicas e relatórios apresentados. Em anexo, reenvio o orçamento detalhado dos custos para a reparação dos danos, conforme avaliado pela empresa CARES e confirmado pelo perito que visitou o local do sinistro. Se esta situação não for resolvida de forma satisfatória, estarei preparado para tomar todas as medidas legais necessárias para assegurar os meus direitos enquanto cliente.

Aguardo uma resposta célere e uma ação concreta da vossa parte.

Atenciosamente,
Data de ocorrência: 6 de fevereiro 2024