BBVA

BBVA - Cobrança de juros indevida

Patrícia Silva
Patrícia Silva apresentou a reclamação
13 de abril 2023
No dia 10 de Março (segunda-feira) recebi mensagem da entidade, informando que tentaram efetuar cobrança e a conta se encontrava sem fundos para o efeito. Fui confirmar e desde dia 5 às 20:00 tinha o montante disponível para o débito direto, que só deveria ser feito a partir de dia 7 - no caso, sendo que tem de ser feito no dia util anterior, poderiam ter feito acesso à conta a dia 6.

Entrei em contato com a BBVA, através de email (pois através de telefone fiquei sempre numa espera indeterminada e nunca me retornaram a chamada) informando que na data de contrato já tinha o montante disponível e que, por esse motivo, não fazia sentido a mensagem que enviaram. Apenas me informaram que devia ter tido o montante disponível na véspera, apesar da data não corresponder à data de débito contratualizada.

Desde dia 5 não tentaram fazer novo débito direto. Informaram-me agora, a dia 13, que tenho de pagar os juros correspondentes a este tempo.

Considero esta decisão ilícita, na medida em que:
- 1º: a data em que fizeram o acesso à minha conta é anterior à data em que o deveriam ter feito
-2º: o montante está disponível desde dia 5 e não tentaram fazer nova cobrança antes de dia 13, não podendo eu ser responsabilizada pelos jurs decorrentes por todos os dias que passaram desde dia 5
Data de ocorrência: 4 de abril 2023