Bidding Leilões, Lda
    Chamada para rede móvel nacional
  • Av. Óscar Monteiro Torres 15B
  • geral@bidding.pt

Bidding Leilões - Leiloeira destituída da preparação e da idoneidade necessárias ao seu desempenho

John Redin
John Redin apresentou a reclamação
2 de outubro 2019
No passado dia 4 de Março de 2019 celebrei um contrato de prestação de serviços para colocação de bens à venda em leilão com a empresa Bidding Leilões, Lda, com sede na Av.Óscar Monteiro Torres, 15-B, 1000-214 Lisboa.
O contrato descrevia 160 lotes, identificando cada peça a colocar à venda ou nalguns casos em lotes indicando o tipo e a quantidade de bens, mas não os descrevendo individualmente.
Os bens constantes deste contrato foram todos recolhidos, tendo participado junto com o meu irmão no seu acondicionamento e embalagem.
A representante legal da empresa, (*), que elaborou o contrato na minha presença, do meu irmão e de um seu funcionário, comprometeu-se a completar a listagem descrevendo estes últimos bens, o que nunca viria a fazer apesar dos meus pedidos.
Além disso, no dia seguinte à recolha dos bens, a referida senhora regressou ao local onde os bens se encontravam, e enquanto eu me encontrava ocupado a ajudar a embalar os restantes bens ainda no local, recolheu um conjunto indeterminado de bens, que levou com ela e se comprometeu a acrescentar ao contrato estabelecido - compromisso que nunca cumpriu.
Confiei de boa fé nas suas palavras, mas vejo-me agora impossibilitado de saber em concreto quais os bens que a empresa de facto levou para colocação à venda em leilão.
A empresa Bidding Leilões, Lda efectuou entre Março e Junho uma série de leilões presenciais e online, em que colocou os meus artigos a leilão. Seria suposto reportar em listagem os bens vendidos e os valores pelos quais tinham sido vendidos, assim como listar os bens não vendidos.
A relação dos bens vendidos em leilão presencial são colocados num ficheiro que é disponibilizado para consulta pública na página www.bidding.pt, da empresa Bidding Leilões, Lda.
A empresa enviou-me de livre iniciativa as listagens referentes aos meus bens, listando os bens vendidos assim como uma listagem dos bens não vendidos. Neste último caso, era solicitada informação sobre o destino a dar aos bens: a sua recolha, ou a minha autorização para rever os preços de colocação a leilão dos bens, e a que sempre respondi solicitando a sua re-colocação à venda com os preços revistos.
Mas no caso dos bens colocados a leilão através da internet - os leilões online - a empresa só me enviava a listagem dos bens vendidos / não vendidos depois de muita insistência minha. Sem ter ainda consciência do que se passava, deixei passar alguns leilões online sem que tenha pedido o que, no fundo, a própria empresa me devia enviar - as referidas listagens com a relação dos bens vendidos e dos não-vendidos.
As vendas neste tipo de leilão não são colocadas para consulta pública na referida página da empresa, pelo que à posteriori, não tenho forma de saber que bens foram vendidos por esse canal.
Desconheço pois neste momento em concreto que bens e por que valores é que esses bens foram vendidos - aliás, desconheço mesmo se foram vendidos ou não.
Para além desta falta de comunicação sobre as vendas concretizadas, a empresa ultrapassou sempre - e por larga margem - o prazo estipulado de pagamento dos bens vendidos, e que estava estabelecido no contrato assinado que seria a 30 dias após entrega e boa cobrança dos bens vendidos. Foi necessária muita pressão sobre os representantes legais da empresa, (*) e (**), para obter os devidos pagamentos, muitos efectuados com meses de atraso.
Esgotada a minha paciência, optei por solicitar a 1 de Julho a recolha de todos os bens não vendidos que ainda tivessem em poder da Bidding Leilões, Lda. A recolha ocorreu a 5 de Julho de 2019. Sucede porém que na listagem dos bens devolvidos, elencados na Nota de Devolução / Entrega de Artigos Retirados de Leilão nº.2/1229 de 5 de Julho, estavam bens que não me entregaram! E recebi outros bens que não constam dessa listagem!
Perdi nesse momento a total confiança na empresa Bidding Leilões, Lda. e nos seus legais representantes, pela informação enganosa que me foram dando sobre a venda dos bens que coloquei a sua disposição para venda em leilão.
As discrepâncias agora verificadas, com estes "enganos" nas listagens, levanta a suspeita de burla de que terei sido alvo ao longo de todo este processo!
Comuniquei de imediato a situação aos responsáveis da empresa Bidding Leilões, Lda, solicitando uma explicação para o sucedido e a devolução dos meus bens ainda em sua posse.
Após mais mensagens minhas a solicitar a resolução deste caso, recebo finalmente a 22 de Agosto uma mensagem de (*) em que me informa que «...bens que ficaram connosco serão reunidos para lhe ser devolvidos o mais breve possível, e caso haja lugar a algum pagamento, o mesmo ser-lhe-á feito.»
Esta afirmação configura uma clara confissão do conhecimento de que retiveram alguns dos meus bens, e que terão inclusive feito vendas de alguns dos meus bens sem que me tenham sido pagos os valores devidos.
Estamos agora a 2 de Outubro, e nada foi feito pela empresa para regularizar esta situação apesar de todas as mensagens que enviei ao longo destas semanas e a que não têm dado resposta.
Data de ocorrência: 2 de outubro 2019
John Redin