5.8
Sociedade de Automoveis Sem Condutor, Lda
  • Rua Gago Coutinho e Sacadura Cabral 20
    9350 - Ribeira Brava
  • madeira@bravacar.com.pt

BRAVACAR - Não recomendo esta empresa!!!

Jorge Almeida
Jorge Almeida apresentou a reclamação
2 de janeiro 2012

BRAVACAR - nao aluguem carros com eles e nao lhes deixem os vossos cartoes de credito!

Em Novembro de 2010 aluguei carro com a empresa Bravacar. Sou cliente Bravacar e aluguei carros varias vezes com esta empresa no passado, mas no futuro vou optar por outras empresas, pelo motivo em baixo mencionado.

Recebi na semana passada (Dezembro de 2011) um recibo no valor de 30,75 euros (ja pago atravez do meu cartao de credito) referente a custos administrativos. Nao fui avisado ou contactado pela Bravacar, o debito no cartao foi efectuado sem o meu consentimento ou conhecimento.

Ao que parece, na data 15 de Novembro de 2010 (dia em que entreguei o carro de volta 'a Bravacar), terei passado por uma portagem junto ao aeroporto quando regressava de portugal (nao sou residente em portugal). O valor da portagem segundo a Bravacar era de 0,50 centimos, valor esse que ainda nao foi pago.
A Bravacar cobrou-me 30,75 de custos e a portagem continua por pagar.

Segundo a Bravacar, existe a seguinte clausula nas condições gerais do contrato de aluguer que pode ser aplicada nestas condicoes:

"Artigo 10. EXCLUSOES E MULTAS - RESPONSABILIDADE DO CLIENTE:
As exclusoes que se seguem nao estao cobertas pela apolice de seguro: Pneus, Tampoes de rodas e jantes, quebra isolada de vidros, tejadilho, a parte inferior da viatura, quebra isolada de farois e farolins, espelhos retrovisores, antenas e conducao negligente. Multas e despesas administrativas com as mesmas (25 euros)."

Esta clausula nada refere relativamente a portagens. Referi os seguintes pontos directamente 'a Bravacar:

- Parece-me um abuso de confianca debitarem qualquer valor do cartao de credito mais de um ano depois de alugar um carro, especialmente sem consentimento ou conhecimento expresso do detentor do cartao.

- O ponto do contrato de aluguer nao faz qualquer referencia a portagens e nem qualquer documento me foi entregue na altura do aluguer do carro referente a protagens. A informacao foi inexistente.

- O custo da portagem era de 50 centimos. Foi-me cobrado um custo de 30, 75 euros, um valor claramente desajustado para esta situacao.

- A Bravacar fica com os detalhes de cartoes de credito mais de 1 ano apos o aluguer dos carros, sendo que nao parece ter qualquer problema ou processo para que sejam usados apenas com o conhecimento dos proprietarios.

Fiquei deveras decepcionado com o nivel de atendimento quando telefonei para a bravacar para resolver esta situacao. Nao me foi dado qualquer contacto ou pessoa responsavel da parte da Bravacar e tive que eu proprio perquisar na internet o numero para o qual ligar. Na carta que recebi apenas tinha um numero de referencia 793.2011.0972-O BM/CA. Todo este processo foi uma experience bastante negativa pelo que nao recomendo esta empresa aos utilizadores do portal da queixa.

Manuel Almeida

Data de ocorrência: 2 de janeiro 2012
8 de fevereiro 2013
Bom Dia,

Relativamente a reclamação apresentada pelo Sr. Manuel Almeida, vimos expor o seguinte:

1. No dia 28 de Outubro recebemos uma notificação da empresa Ascendi, em que nos solicita a identificação de vários condutores, referente às contra-ordenações praticadas entre Outubro de 2010 a Setembro 2011. Contra-ordenação, entende-se por passagem na portagem sem efectuar o respectivo pagamento das taxas.
2. Pelo incumprimento, do não pagamento da taxa de portagem, por parte do Sr. Manuel Almeida, a Ascendi, na referida notificação, cobrou à empresa Bravacar, despesas administrativas. Independentemente do valor da portagem, o nosso trabalho é localizar o respectivo contrato de aluguer, fazer carta para a concessionaria a identificar o condutor, e por fim, cobrar e fazer a respectiva carta ao cliente, informando o valor das nossas despesas administrativas.
3. "Artigo 10. EXCLUSOES E MULTAS - RESPONSABILIDADE DO CLIENTE:
As exclusões que se seguem não estão cobertas pela apólice de seguro: Pneus, Tampões de rodas e jantes, quebra isolada de vidros, tejadilho, a parte inferior da viatura, quebra isolada de faróis e farolins, espelhos retrovisores, antenas e condução negligente. Multas e despesas administrativas com as mesmas (25 euros)." Ao contrário do que o Sr. Manuel Almeida afirma, a clausula n.º 10 do contrato de aluguer, prevê despesas administrativas por parte da Bravacar, para todas e quaisquer multas causadas pelo cliente durante o período de aluguer. A falta da liquidação da portagem é uma contra ordenação, logo é uma multa.
4. Mais informo que a empresa tem ao dispor dos seus clientes, a informação das portagens a liquidar, informação essa que também é dada à entrada das respectivas auto-estradas. Posto isto, a Bravacar, não pode, nem deve, suportar um custo que não é da nossa responsabilidade.

Em nossa opinião, quando as autoridades competentes introduziram o pagamento nas Scuts, não analisaram todas as situações que daí poderiam surgir, o que tem causado grandes transtornos quer para nós, empresa, quer para os nossos clientes.

Bravacar

Boa tarde Sr. Almeida
a sua exposição é pertinente... Também gostava que me pagassem as multas e as portagens, sem tirar dinheiro do meu bolso...
RECOMENDO a BRAVACAR: sempre me informaram de que deveria pagar as portagens eletrônicas nos correios e nunca tive problemas.
Paula Campos