Bureau Veritas

Bureau Veritas - Inspecção técnica gás

Susana Teixeira
Susana Teixeira apresentou a reclamação
1 de novembro 2019
No passado dia 25 de outubro esteve presente na minha morada o inspector Filipe Pedro com a Lic. TG nº 20181/R1 representante da firma BUREAU VERITAS RINAVE que foi a firma que a EDP enviou para fazer a inspecção do gás.
A inspecção foi chumbada pois o inspector alegou que os níveis de monóxido de carbono eram elevados de tal forma que até embaciavam o vidro da cozinha onde está instalado o esquentador.
Eu respondi que o monóxido de carbono não embacia vidros e o que estava a embaciar o vidro era a água quente que estava a cair na pia da cozinha que o inspector ligou para fazer a inspecção.
Este não gostou da resposta e perguntou-me de forma agressiva: "A senhora é que sabe?"
Respondi que sim, pois sou projectista de gás e sei perfeitamente que o monóxido de carbono não embacia vidros, essa propriedade não tem.
Perante tal, então disse ser da conduta de exaustão do esquentador que deveria ser um arranjo mal feito e estava a evacuar mal os produtos da combustão.
Voltei a responder que estava devidamente instalada e com a curvatura adequada o que não poderia ser.
Então disse que o colega que estava lá fora junto do contador e que nunca tinha entrado no apartamento tinha detectado uma fuga.
Nesse momento as lágrimas já me corriam pelo rosto, pois senti que tudo era justificação para chumbar a inspecção e que nada o iria fazer recuar e que apesar de ser sexta feira iria mesmo cortar o fornecimento de gás que se encontrava ligado ainda no nome da antiga titular Catarina Alexandra Ferreira Antunes Sousa.
Moro na morada acima indicada já há 3 semanas e cortam-me o gás sem justificação válida e porque já tinham essa intenção desde que chegaram.
Devo ainda referir que o aparelho de medição de monóxido de carbono foi encostado sobre o esquentador junto ao inicio da conduta de evacuação de gases pelo inspector de modo a conseguir atingir níveis elevados em p.p.m. e assim chumbar a inspecção.
Quando o inspector estava a fazer a medição nesse local eu olhei directamente para o que ele estava a fazer com ar de reprovação e ele então diz-me: "Está a olhar assim! O aparelho está calibrado!" Respondi-lhe: "Não disse nada".
Antes de sair o inspector disse-me que não era o fim do mundo pois não era nada que uns panelões de água quente não resolvessem a situação.
Hoje por telefone agendaram nova inspecção para dia 4 de novembro pelas 12h30, o que significa que vou ficar outro fim de semana sem gás e impossibilitada de tomar um duche quente o que nos dias de hoje é inadmíssivel.
Data de ocorrência: 1 de novembro 2019