C.A.M.-Camiões, Automoveis e Motores S.A.
  • 220001404
  • Rua Delfim Ferreira 188
    4100-199 Ramalde - Porto

C.A.M. - Revisão kit distribuição

Diogo Nuno Lopes Matias da Conceição
Diogo Conceição apresentou a reclamação
2 de outubro 2018
Venho pelo presente carta apresentar a minha reclamação à C.A.M – Camiões, Automóveis e Motores S.A, com sede na Rua Delfim Ferreira nº 188 4100-199 Porto e com a sua oficina na Rua do Moinho Vermelho, 122 Apartado 22 - Alcabideche, como representante da marca Ford, no que respeita à revisão de substituição do Kit de distribuição, que passo a descrever detalhadamente.

No passado dia 23/03/2016, foi efetuada a revisão à minha viatura, Ford Focus 1.6 trend, com 185.340 km, com número de cliente 31602 e respetiva ordem de reparação (CL) 480703/4, onde foi substituído na vossa oficina C.A.M de Alcabideche, o KIT de distribuição e todos os componentes respetivos. Junto anexo (A1 – Fatura 23032016) a respetiva fatura V CL2016430/430377 com o detalhe de todas as peças trocadas no valor de 651,65€ mais IVA, totalizando 801,53€.

Na semana de 23/05/2016 a 26/05/2016 a viatura deu entrada na vossa mesma oficina, depois de a mesma ter avariado e parado em andamento, antecedido de vários ruídos vindos da zona do motor. A mesma foi enviada por reboque para as vossas instalações, novamente para a CAM de Alcabideche. Na sequência da análise da viatura, informaram-me que algum problema tinha ocorrido com algumas peças, algumas delas iguais ou semelhantes ao que tinha sido substituído na revisão d 23.03.2016, e que seria necessário substituir algumas e colocar outras novas. Mesmo passados apenas 2 meses e 5.605 km feitos, a oficina informou que não se responsabilizava por tais danos, sendo os mesmos totalmente assumidos por mim. Essa situação foi revista pela oficina, após conversa extensa com a direção do departamento, onde ofereceu a mão-de-obra, pelos danos ocorridos já que a revisão tinha ocorrido há pouco tempo. Junto anexo fatura V CL2016430/430670 com o detalhe das peças substituídas (A2 – Fatura 03062016).
Nitidamente alguma coisa correu mal na revisão de 23/03/2018, pois não faz qualquer sentido, passados 2 meses de uma revisão importantíssima, a viatura parar por completo, e com isso ter tido um sobrecusto de 269,63€ mais iva, totalizando 331,64€.

Agora, na semana de 08/09/2018 a 12/09/2018, a viatura começou a fazer um barulho de grilo metálico, principalmente em rotações baixas, no entanto, nem sempre constante. Dado que o mesmo começou a ser cada vez mais notório, levei a viatura novamente à vossa oficina CAM de Alcabideche, no dia 27/09/2018, para verificarem e diagnosticarem o problema, quando, para meu espanto no dia 01/10/2018 sou informado que o kit de distribuição apresenta de novo anomalias, tais que, tem de ser substituído na sua totalidade, com exceção da bomba de água. Ou seja, passados 2 anos e aproximadamente 5 meses e aproximadamente 45.000 km da revisão de 23/05/2016, e 2 anos e 3 meses e 40.000 km da primeira reparação, a viatura volta a ter problemas no kit de distribuição, ao ponto de ter de ser totalmente substituído. O orçamento que anexo (A4 – Orçamento 01102018), recebido via correio eletrónico no dia 01/10/2018, sem qualquer número de referência, valoriza a reparação em 433,63 mais iva, totalizando 533,39€. Mais fui informado que a Ford, novamente, não assumia qualquer custo desta reparação já que a revisão tinha sido efetuada há mais de 2 anos, e por isso fora do período de garantia.

Como devem imaginar diversas questões se levantam perante todo este cenário, no entanto as mais significativas são:
1- Passado 2 meses da revisão de 23.03.2016 o kit apresentou anomalias graves ao ponto de ter bloqueado a viatura e ter tido custos bastante elevados na sua reparação e apesar de ainda estar no período da garantia e a Ford recusou-se a assumir a reparação, apenas comparticipou.

1.1- Não seria esta situação já um prenúncio de que o kit de distribuição apresentava diversas anomalias e que algo correu mal na revisão?
1.2- Não deveria a Ford ter assumido a totalidade da respetiva reparação já que a viatura tinha apenas efetuado 5.605 km e passados 2 meses?

2- O kit de distribuição, deve ser substituído, pela marca, ao fim de 180.000 Km, situação essa que foi garantida na revisão de 23.03.2016. Agora apenas passados aproximadamente 45.000 Km, ou seja ¼ dos km supostos para que o kit tenha de ser novamente substituído, apresenta novamente anomalias graves, mesmo depois de já ter ocorrido uma primeira reparação.

2.1- Como se explica que novamente o Kit apresenta anomalias?
2.2- Como é que um kit que deve durar 180.000 Km, agora apenas dura 45.000 km e a CAM acha normal essa situação?

Resumindo, o kit de distribuição que deveria ter uma duração de 180.000 km, durou apenas 5.605km e depois mais 40.000km, bem como, o valor da revisão de deveria ser nesse mesmo período de 801,53€, passou a ser de 1133,17 € passado 2 meses e agora de 1666,56€, ou seja, mais do dobro da revisão inicial. Tudo isto sem contar com os transtornos, tanto em tempo como custos de transporte, por estar sem viatura e depender totalmente para desempenhar as minha funções, bem como causar grandes transtornos na minha vida pessoal.
Quando decidi efetuar a respetiva revisão do kit de distribuição, optei por fazer a mesma num representante da marca, para ter uma maior segurança e garantia dos trabalhos executados. Nitidamente, pela postura da CAM, essa opção não foi a mais assertiva!
Exposto todo este triste cenário, de anomalias sucessivas a uma revisão efetuada na íntegra pela CAM de Alcabideche, venho solicitar a vossa análise e intervenção urgente, pois esta situação não pode continuar sem que a oficina assuma a sua responsabilidade na má execução do serviço de 23.03.2016.
Sem mais de momento, aguardo pela vossa resposta e ajuda. Obrigado.
Data de ocorrência: 2 de outubro 2018
2 de outubro 2018
Cara Diogo Conceição, informamos que a situação exposta já se encontra em análise pelos nossos serviços. Procuraremos ser breves na resolução da mesma e agradecemos desde já a sua compreensão.
Os melhores cumprimentos,
3 de outubro 2018
Ex mos Srs.,
Boa tarde
Na sequência da vossa resposta a qual venho agradecer, relembro que a viatura parada causam-me grandes transtornos profissionais (dependo da mesma para exercer as minhas funções), bem como a nível pessoal, pelo que aguardo a vossa resposta o mais breve possível. Obrigado.

Caro Diogo Conceição,
Boa tarde.

Em primeiro lugar lamentamos todos os transtornos que esta situação possa ter causado.

Fomos entretanto informados que a situação já foi resolvida junto das nossas oficinas e por isso vamos proceder ao encerramento da reclamação.

Os melhores cumprimentos,
Ex mos srs.,
Venho pelo presente registar o ponto de situação da reclamação aberta no passado dia 02/10/2018. Após abertura da reclamação, já depois do diagnóstico efetuado na oficina CAM Alcabideche e depois de rececionar o orçamento para reparação, fui informado que afinal tinha existido um erro no diagnóstico. Na realidade, a necessidade de substituição do kit de distribuição de acordo com o vosso orçamento, era afinal um apoio do tubo de escape partido. Devido à proximidade do apoio ao catalisador, foi me transmitido um orçamento verbal que rondava os 600€ a 700€. No mesmo instante o mesmo foi retificado para aproximadamente metade (300€ a 350€), já que possivelmente não era necessário substituir o catalisador (já que o mesmo está bom). O valor final, apresentado, após contas feitas foi de 280€. Confesso que, não posso deixar de registar o seguinte:
1 - Como é que é possível executarem um diagnóstico (que é cobrado sem ter sido informado), apresentado orçamento e só após reclamação analisarem a situação como deve ser e se verificar que o problema é completamente diferente!?
2 - Infelizmente não tive resposta quando questionei, como seria o problema tratado se não tenho apresentado a reclamação e tivesse existido uma segunda análise da vossa parte, e simplesmente ter dado ordem de execução!?
3 - Como é que é possível depois do erro grave de avaliação, ainda me cobrarem o diagnóstico, quando nunca fui informado de tal custo. Consigo entender que ele exista, mas o cliente deve ser informado. neste caso a oficina cobrou metade do valor, situação que consigo entender, mas não deixa de ser lamentável os contornos da mesma!
4 - Como é possível, mediante todo o processo de diagnóstico e erro, não existir logo à partida um orçamento que reflita exatamente o custo de reparação!? Ao contrário, fui informado que possivelmente o arranjo teria valores entre os 700€...depois 350€...depois 280€!?

Neste sentido e depois de soldado o apoio partido, o barulho parece ter desaparecido, pelo que dou a reclamação como encerrada. Caso o mesmo reapareça, solicitarei novamente a vossa análise. Por fim, e apesar de achar todo este processo bastante mal gerido, agradeço a rápida resposta à reclamação efetuada.
Diogo Nuno Lopes Matias da Conceição
Diogo Conceição avaliou a marca
8 de outubro 2018

Melhoria na avaliação de diagnóstico por parte da oficina. Melhoria no tratamento do cliente no que respeita à garantia e responsabilidade da marca / oficina. Melhoria no tratamento pós-venda e respetiva orçamentação de reparação.