Banco Montepio
Banco Montepio Marca Recomendada
82.5
Caixa Económica Montepio Geral
  • Podemos ajudá-lo?
    Se tem dúvidas, questões ou problemas por resolver, contacte-nos através do número:
    21 724 16 24
    Atendimento personalizado todos os dias das 08h00 às 00h00. Custo de chamada de acordo com o tarifário de telecomunicações contratado para rede fixa ou rede móvel nacional.

• Rua Castilho nº 5
  • gestaoreclamacoes@bancomontepio.pt

Banco Montepio Geral - Reclamação

Carlos Fernandes
Carlos Fernandes apresentou a reclamação
5 de setembro 2019

Venho por este meio apresentar uma queixa - reclamação pela forma com que a minha empresa e o seu representante, eu, vem a ser tratada pela instituição bancária Montepio de Évora balcão praça de Geraldo, mas principalmente com foco na última situação ocorrida, que levou ao limite do admissível.
A empresa do qual sou representante é Prisma Intemporal LDA. Com o NIF 514057092, com o número de conta na instituição já anteriormente fornecido, conta no qual decorre o crédito que me permitiu iniciar o negócio.
Nos últimos 2 anos tive alguma dificuldade em conseguir cumprir a tempo o crédito, tendo nesse espaço atrasado cerca de 4 prestações mensais. Sendo que há cerca de dois meses tive hipótese, não só colocar em dia a prestação como efectuar uma amortização de 60.000 mil euros no seu todo. Operação esta que foi preparada e precavida por mim com varias conversas e mails para sabermos quais as custas de todo o processo e para que se passasse todo o valor e despesas inerentes, para a prestação a decorrer até ao seu termino. Permitindo assim regularizar também a conta.
Como referi solicitei e fiz questão de lembrar ao Sr. Sérgio Escala, gerente do balcão que colocasse todo o valor das custas e comissões no valor, para que ficasse com a conta regularizada e não tivesse nenhuma surpresa desagradável, pois, anteriormente essa mesma situação já tinha ocorrido, já estava de sub-alerta.
No mês seguinte à regularização e antecipação e já após ter feito uma transferência de 210€ (valor acima da prestação calculada pelo balcão 204€ aproximadamente, que também não se veio a verificar), recebo uma carta indicando que teria um valor negativo na conta à ordem de aproximadamente 1000€. Solicitei de imediato uma reunião com o Gerente Sr. Sérgio Escala para me esclarecer que valor seria aquele, de forma resumida a resposta foi, que por lapso (do mesmo ou da instituição) aquele valor não foi agregado ou descontado do valor que coloquei à disposição do banco para realizar toda a operação e pertencia a uma comissão da transacção solicitada.
Indignado com a situação e tendo-me desprevenido financeiramente com o intuito de baixar a despesa da empresa para a tornar sustentável, solicitei uma resolução interna ao banco,
pois não vejo onde eu possa ter errado, para mais o Sr. Sérgio Escala disse-me que assumia a responsabilidade do erro e inclusive se ofereceu para regularizar as despesas (juros de mora) relativos a esta situação, o que sinceramente me parece ser uma resolução pouco profissional e a qual não serve os meus interesses e princípios.
Após um mês sem resposta e mais uma vez partindo de mim, nunca do banco, fui tentar saber qual seria o ponto de situação relativamente ao exposto, resposta resumida: “Lisboa” (Sede do banco) informa que aceita passar para o prazo (credito a decorrer) 50% do valor da comissão, tendo a cada mês que não regularize o valor juro de 12€ aprox relativo aos outros 50%. Como não podia deixar de ser, continuo a sentir-me usado e lesado a favor dos superiores interesses do banco e do seu fraco profissionalismo ou de alguns dos seus colaboradores.

Continuo a não aceitar a resolução apresentada, que na minha forma de ver, esta a imputar-me responsabilidade sobre o ocorrido, visto continuar a propor que regularize
metade do valor, “Lisboa”, que por ventura e dado a leveza com que tudo é tratado, possivelmente nada sabe sobre o ocorrido no balcão de Évora.

Pergunto:

1) Sou eu Carlos Fernandes ou a empresa, que após todo o alerta que fiz, antes da transação e após vários erros similares do banco noutras negociações anteriores do mesmo crédito, que tenho que saber os procedimentos internos para evitar estas situações?

2) Estamos a falar de dinheiro até que ponto pode uma instituição financeira “brincar” com aquilo que nos sai do corpo, o nosso trabalho?

3) É a empresa que vai pagar os juros e o valor negativo da conta, numa altura em que não o pode de todo realizar?

4) Não deveria uma instituição bancaria ter mais responsabilidade e rigor, visto que estamos a falar de questões financeiras?

5) Será que a responsabilidade nestas parcerias só existe para um dos lados?

6) Começo a colocar em causa se tudo isto não terá o propósito de gerar possíveis atrasos e receita extra em juros de mora dado que o banco sabe das dificuldades que a empresa tem tido, mas que tem conseguido sempre ultrapassar e com isso retirar benefícios em juros dado que não é a primeira vez que ocorre?

Para terminar:
Não tendo ocorrido qualquer erro da parte da empresa ou minha na negociação da antecipação do pagamento do crédito e por outro lado ter ocorrido o esquecimento assumido de colocar esta despesa ou o desconto da mesma no abatimento do crédito, Exijo que o valor negativo da conta-corrente, referente à comissão seja colocado a 100% no crédito, regularizando assim a conta-corrente da empresa, conforme acertado antes da antecipação.

Aguardo apreciação do exposto.
Sem mais assunto de momento.

Prisma Intemporal LDA
O Sócio Gerente
Carlos Fernandes

Data de ocorrência: 5 de setembro 2019
Banco Montepio
6 de setembro 2019
No âmbito da legislação em vigor e da Política de Tratamento e Gestão de Reclamações da Instituição, Clientes e/ou Utentes que pretendam manifestar a sua insatisfação em relação à prestação de serviços, comercialização de produtos ou qualidade de atendimento, podem apresentar, formalmente, reclamação, a qual será objeto de análise e tratamento no Gabinete do Cliente.

O reclamante deve indicar elementos de identificação que viabilizem a análise e descrever de forma clara e completa os factos que motivam a reclamação.

A reclamação pode ser apresentada através do preenchimento do formulário disponibilizado na página da Instituição na internet (www.bancomontepio.pt) ou, em alternativa:
- Por mensagem eletrónica para GabineteCliente@montepio.pt
- Por carta ao Gabinete do Cliente - Rua Castilho, nº 5 - 3º piso (Sala 12), 1250-066 LISBOA
- Por telefone através do Serviço Phone24 (exclusivo para clientes do Banco Montepio aderentes ao Serviço)
- No Livro de Reclamações, disponível em todos os Balcões, diretamente no Banco de Portugal ou na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários
O Gabinete do Cliente comunica sempre, formalmente, a decisão, quer assista razão ao reclamante, quer nos restantes casos.

São desenvolvidas todas as diligências para conclusão célere dos processos de reclamação.
Nos casos de elevado grau de complexidade, mantém-se o reclamante informado, através dos meios considerados mais adequados.
Gabinete do Cliente