54.7
Município de Lisboa

• Campo Grande nº 25 Lisboa

Câmara Municipal de Lisboa - Ruido comprovado com medições acima do permitido por lei

Fernanda maria
Fernanda maria apresentou a reclamação
21 de junho 2015

26-04-2014,
O meu nome é F.T Gama e moro na Av. F m , RC . Venho por este meio expor a seguinte situação. Existem garagens reservadas a veículos por baixo do meu apartamento que neste momento estão a ser usadas para armazém de arcas congeladoras (para guardar gelados que os donos aparentemente vendem). Estas arcas estão permanentemente em funcionamento e são 7 numa só garagen que fica exactamente por baixo do meus quartos, que muito impedem o meu descanso nocturno.É uma autentica tortura.só com recurso a medicamentos é que consigo descansar um pouco.Moro aqui desde Fevereiro e não sabia que isto era assim,isto começou desde a época de venda de gelados.
Contactei a pessoa responsável pelo aluguer da garagem há 15 dias, e este referiu que ia pedir apoio de manutenção do técnico, porque segundo este deveria ser algum problema de funcionamento das arcas. No entanto até ao dia de hoje ainda não se verificaram alterações.
Entretanto como o ruído das arcas impede qualquer pessoa de dormir cá em casa, entrei em contacto com a Câmara Municipal de Lisboa (porque o ruído é realmente ensurdecedor) e forneceram-me este e-mail. Aquilo que eu pretendo é saber se é possível que façam uma avaliação do ruído nocturno de maneira a saber se a intensidade do ruído está dentro do previsto na Lei de Ruídos e se é permitido numa zona de habitação haver garagens para estes fins.
Obrigada pela atenção.

Este foi o meu primeiro e-mail enviado para a camara de Lisboa e Policia Municipal.Data de 26-4- 2014.
Foram efectuadas pela câmara medições acústicas as quais me deram razão o ruido que tenho no meu apartamento está a cima do permitido pela lei.
Tudo isto está comprovado pela câmara e em relatorio, até hoje a câmara ainda não resolveu nada, isto já se arrasta a 14 mêses continuo sem o direito ao meu descanso nem com medicação se dorme neste casa devido ão ruido dos motores das arcas frigorificas,agora ainda pior pois é a época de venda de gelados e com temperaturas altas o ruido dos motores das arcas frigorificas piora. já foi notificado o infrator para no prazo de 30 dias fazer isolamento acustico e até hoje o que fizeram não resolveu a situação pois não fizeram o adequado para situação. .Na câmara dizem sempre que tenho razão mas até hoje está sempre tudo na mesma.
Agora pergunto onde estão as nossas instituições que deveriam nos defender destas situações?
Também gostaria de saber se uma garagem para parqueamento de automóvel pode servir de armazem? pois não tem condições só tem electricidade ,pois não tem água porque não é permitido,Será que estes Arcas congeladoras estão em condições de guardar gelados para venda?De certeza que não tem higiene suficiente.

Data de ocorrência: 21 de junho 2015
1 de novembro 2017
Exmo. (a) Senhor (a),

Relativamente à sua reclamação no Portal da Queixa, informamos que a Câmara Municipal de Lisboa, aderiu a esta plataforma em novembro de 2017.

Considerando o tempo que decorreu desde a data da reclamação que efectuou, gostaríamos de saber se o assunto que lhe deu origem se mantém ou se encontra ultrapassado. Caso persista, aconselha-mo-lo a realizar nova reclamação, para que a Câmara Municipal de Lisboa lhe possa responder em conformidade.

À sua inteira disposição para qualquer esclarecimento.

A Unidade de Sugestões, Elogios e Reclamações da CMLisboa