Câmaras Municipais

Câmara Municipal de Vila Real de Santo António - Acidente na rua publica

Milheiro Manuel apresentou a reclamação
19 de outubro 2022
Exmo. Presidente da Camara Municipal de Vila Real de Santo António,

Venho por este meio apresentar uma reclamação de uma situação muito desagradável que nos aconteceu junto das cancelas de entrada para o parque de estacionamento próximo do Casino de Monte Gordo.

Por volta das 21.30 horas do dia 08-08-de 2022, na passagem de um passeio para outro junto das cancelas de entrada e saída do parque de estacionamento mencionado, onde está o chão marcado como sendo uma passadeira de peões, mas que não é respeitada pelos condutores que entram e saem do parque.
Ao atravessarmos para o outro lado do passeio a minha esposa levou com a cancela na cabeça, que se não fosse uma bandelete que levava na cabeça, que ficou partida, teria ficado com uma lesão grave na cabeça.
O meu filho na mesma altura para ir ajudar a mãe meteu o pé esquerdo num buraco enorme existente no local, provocando uma lesão bastante grave no pé, não podendo mais por o pé no chão e com dores horríveis.
Na altura fomos apoiados pelos rapazes que faziam o controle do parque de estacionamento. O que um deles nos informou de que este verão até aquele dia já mais 30 turistas tinham sido atingidos pelas cancelas de entrada e saída do parque.
Essa noite tornou-se diabólica para nós. A ida às urgências a Vila Real de Santo António, onde saímos com um diagnostico de o meu filho ter o pé partido e teríamos de ir ao Hospital de Faro por gesso.
Chegamos a Faro depois tempos de espera, foi visto por um ortopedista que felizmente verificou que afinal não tinha o pé partido, mas sim tinha uma lesão bastante grave que requeria cerca de um mês de repouso e foi medicado com anti-inflamatório e para as dores.
Conclusão depois de uma noite completamente perdida entre Hospitais, não poderíamos continuar no gozo da nossa semana de férias no Aparthotel Guadiana, pois o meu filho não podia andar, tinha de estar completamente em repouso e ali não tínhamos condições para ficar.
Resultado ao tivemos de regressar a casa 3 dias depois de estadia, quando tínhamos comprado 7 dias, mais as respetivas taxas turísticas.
Isto acontece porque em primeiro lugar as cancelas de entrada para o parque de estacionamento nunca derivam ter sido colocadas numa zona pública e numa passagem de um passeio para outro e podiam tê-lo feito há espaço para isso.
Em segundo lugar para estarem no sitio onde estão não podia estar o chão sinalizado com passadeira de peões, nem poderiam poder passar pessoas por entre as cancelas.
Em terceiro lugar não existem nem sinalização nem barreiras de segurança para que as pessoas não pudessem passar pelo local. O que também seria um contrassenso, os peões terem de passar por dentro do parque ou pelo meio da rua, sujeitas a serem atropeladas.
Em quarto lugar e não menos grave os serviços da Camara não tiveram a preocupação de reparar os buracões existentes no piso da estrada e não dá para dizer que a responsabilidade é de quem explora o parque, pois é uma zona de espaço público logo o primeiro responsável são os serviços da Camara Municipal de Vila Real de Santo António.
Tivemos o mês de férias estragado, pois já não podemos sair de casa, o meu filho não podia andar, assim que se levantava um pouco ficava logo com o pé inchado.
Tudo isto aconteceu devido a situações de desleixo por parte dos serviços Camarários, tanto na reparação do piso esburacado, como deixar montar estruturas sem o mínimo de segurança para quem utiliza os espaços públicos a pé em zonas de lazer.
Gostaria que a Camara Municipal de Vila Real de Santo António se pronunciasse sobre esta situação e quem nos paga os dias pagos e perdidos no hotel, as viagens desnecessárias, o custo da medicação, o mês de férias perdido, já que as dores sofridas pelo meu filho ninguém lhas pode tirar. Tudo isto seria evitado se os serviços da camara zelassem pela segurança das pessoas, que deveria ser a preocupação principal.
Em anexo envio as fotos tiradas ao local que comprovam todo o estado do piso e das infraestruturas.
Data de ocorrência: 8 de agosto 2022
Bom dia
Entramos em contacto com a ESSE onde nos respondeu.
Exmos. Srs.

Agradecemos o v/ contacto, o qual mereceu a nossa melhor atenção.

Face ao exposto, somos a informar o seguinte:

1. Em primeiro lugar, lamentamos o sucedido. Apesar de não ter qualquer relação com o serviço prestado pela ESSE, é uma situação delicada e da qual mostramos preocupação;
2. Desconhecemos, por completo, a situação descrita. Não temos reporte de qualquer incidente com os detalhes mencionados, nem foi recebida, em nenhum dos canais que temos disponíveis, qualquer reclamação sobre o sucedido;
3. De forma a dar uma resposta mais assertiva sobre a exposição, solicitamos o envio do reporte fotográfico do estado do piso e das infraestruturas, conforme mencionado na reclamação;
4. A ESSE reitera a disponibilidade para, em conjunto com o município de Vila Real de Santo António, identificar e solucionar qualquer situação que vise a melhoria dos serviços prestados neste município.

Sem mais de momento, despedimo-nos respeitosamente.
Departamento Administrativo geral@esse.pt

253 304 060
Exmos Senhores

Em anexo envio fotos solicitadas

Os melhores cumprimentos

Manuel Milheiro
23 de dezembro 2022
3 de janeiro 2023
18 de janeiro 2023
Aguardo resposta da identidade.
Boa tarde Sr. Manuel Milheiro.

Contatámos o concessionário ESSE e foi nos dado a resposta que abaixo transcrevo.

Relativamente à exposição infra, e de forma a complementar a informação anteriormente transmitida, somos a informar o seguinte:

1. Face aos elementos fornecidos e após verificar o local exato onde ocorreu o sucedido, verifica-se que o mesmo se encontra na zona da barreira de entrada de acesso ao parque, destinada a veículos, cuja passagem pedonal não é permitida;
2. Não obstante desta condição e comprovando-se a existência de uma depressão no pavimento, a ESSE irá envidar os trabalhos necessários para retificar o pavimento na zona assinalada, apesar de, sendo esta uma zona de paragem para retirada de bilhete, não se afigurar como um problema grave.

Uma vez que o local onde ocorreu o sucedido é uma zona destinada a viaturas, e apesar de não ter sido provocada pelo serviço prestado pela ESSE, lamentamos, uma vez mais, toda esta situação e mostrámo-nos disponíveis para qualquer outro esclarecimento que julguem necessário.

Obrigado.
3 de março 2023
Em resposta à vossa comunicação de 02 de Março de 2023, não posso concordar com a mesma pelas seguintes razões:
1 - Quando invocam a proibição de passagem pedonal, tenho a informar de que existe tracejado de passagem de peões conforme mostram as minhas fotos.
Não há qualquer sinalização que indique o contrário. A área não está vedada para segurança dos peões.
Não existe nenhum gradeamento como seria exigido para segurança dos peões que por ali passam, a área está completamente desprotegida, sem sinalização nem gradeamento. Tal como informou o assistente do parque que só no mês de Julho mais de 30 turistas tinham levado com a cancela na cabeça ao passar por entre as cancelas de entrada e saída das viaturas. Exatamente por existir marcação no pavimento indicando passagem de peões.
2 - As barreiras de entrada do parque foram colocadas exatamente em cima da passadeira de peões, como os senhores invocam a proibição de passagem pedonal, então eu pergunto como vão os peões passar de um lado para o outro do passeio? Pelo meio da rua? sujeitos a atropelamento.
Por dentro do parque? Também sujeitos a ser atropelados pelas viaturas que circulam dentro do mesmo.
Tendo em conta que durante a época de verão passam por ali diariamente centenas de pessoas.
Como explica a Camara Municipal ter autorizado a serem colocadas barreiras de entrada do parque em cima de uma passagem de peões e que alternativa criaram para que os peões possam passar em segurança sem ter de levar com a cancela em cima?
3 - Tivemos o mês de férias merecidas estragadas, pois o meu filho teve de ficar o resto do mesmo com o pé imobilizado não podendo sair de casa.
Pagamos 7 dias de alojamento só gozamos 2.
Pagamos 7 dias de taxas turísticas à Camara Municipal de Vila Real de Santo António, só utilizamos 2.
Para além de todos os transtornos causados de idas a Hospitais de Vila Real e Faro, durante uma noite inteira.
Os custos despendidos em pagamentos de Fisioterapia para recuperar a mobilidade do pé do meu filho.
A Camara Municipal a tudo isto só responde que lamenta o sucedido.
Quando sabemos que houve negligência, na colocação das Barreiras de entrada no parque, que não deveriam estar a cortar a passagem de peões, não houve a preocupação em por sinalização, mais grave não houve a preocupação de colocar gradeamento para evitar que os peões possam passar.
Mais grave ainda, não retiraram do pavimento o tracejado de passadeira de peões. Só se preocuparam com o parque e zero com o direito das pessoas que por ali passam diariamente e que sofrem com todos constrangimentos devido à entrada e saída de viaturas.
Também nenhuma preocupação com a reparação do pavimento, foi preciso haver pessoas aleijadas para informarem que vão reparar.
Infelizmente a resposta da Camara Municipal é de que lamenta o sucedido e ainda imputa a responsabilidade ao aleijado. Infelizmente só se preocuparam com os dividendos a receber do parque e sem qualquer preocupação com os direitos das pessoas que passam a pé na rua.
Nós por vezes distraímo-nos um pouco com os nossos direitos e não atuamos como deveríamos. Devíamos ter chamado as autoridades para tomar conta da ocorrência e assim hoje poderíamos estar a tratar deste assunto de forma diferente. Mas estamos sempre a aprender.
Obrigado
Com os melhores cumprimentos
Boa tarde Sr. Milheiro foi remetido á empresa ESSE o ofício nº refª. saída 2023/1858 datada de 04/04/2023.
Com os melhores cumprimentos
Esta resposta tem um anexo privado
continuação do oficio
ERRATA:

Segue em anexo o documento ofício completo de resposta à entidade concessionária.
Esta resposta tem um anexo privado
17 de maio 2023
Bom dia Sr. Milheiro
Enviei novamente email á ESSE
1 de junho 2023
ainda não está resolvida
23 de junho 2023
Ainda não está resolvida.
Exma. Sra. Milu Matos,

Na sequência do v/ofício, ref. saída/2023/1858, datada de 04/04/2023, o qual mereceu a nossa melhor atenção, informamos que, e conforme transmitido em comunicações anteriores:

1. O local onde se verificou a ocorrência é uma zona destinada a veículos, cuja passagem pedonal não é permitida;
2. Ainda assim, a ESSE irá realizar os trabalhos necessários para retificar o pavimento na zona assinalada, apesar de, sendo esta uma zona de viaturas e de paragem para retirada de bilhete, não se afigurar como um problema grave.

Uma vez mais lamentamos o sucedido e mostrámo-nos disponíveis para qualquer outro esclarecimento que julguem necessário.

Obrigado.
ESSE, S.A. geral@esse.pt

Departamento Administrativo 253 304 060*

Sr. Milheiro visto que a resposta não é a melhor o Sr.. deveria fazer uma reclamação á própria ESSE no livro de reclamações
23 de junho 2023
Ok. Obrigado.

Cumprimentos
Manuel Milheiro
16 de novembro 2022

Não tive qualquer resposta ao assunto

Ainda espero resposta da Camara Municipal