Câmaras Municipais
Câmara Municipal de Vila Real de Santo António22.6
  • Praça Marquês de Pombal
    8900-Vila Real de Santo António
  • geral@cm-vrsa.pt

Câmara Municipal de Vila Real de Santo António - Lagartas do pinheiro - monte gordo

Rita
Rita apresentou a reclamação
22 de fevereiro 2023
Venho por este meio apresentar uma reclamação à Camara Municipal de VRSA - Divisão de Ambiente e Serviços Urbanos
No Sábado dia 18 de fevereiro 2023 cheguei a minha casa em Monte Gordo e deparo-me com dois pinheiros juntos à minha casa cheios de lagartas do pinheiro a descerem para o passeio. Liguei para a Proteção Civil, mas não me atenderam. Dirigi-me aos bombeiros de VRSA para pedir ajuda. Ligaram eles para a Proteção Civil que disse que assim que pudesse iria ver o que se passava. Nesse dia ninguém apareceu. No dia seguinte tínhamos outros dois Pinheiros com lagartas a saírem, desta vez a entrarem para a nossa casa e dos vizinhos. Tentei ligar outra vez e como não me atenderam fui novamente aos bombeiros. Disseram que a Proteção Civil não está “aberta” ao fim de semana. Como é que é possível a Proteção Civil não atuar ao fim de semana?
Na segunda lá aparecem funcionários da Proteção Civil, ainda chegaram a matar algumas das lagartas, mas não puderam fazer mais nada. Tiraram fotografias e vídeos das mesmas.
Ainda existem alguns ninhos que acredito que tenham lagartas por descer. As lagartas do pinheiro são um perigo para a saúde publica! É preciso fazer a prevenção dos Pinheiros para que isto não volte a acontecer. Residem na nossa casa pessoas com problemas respiratórios, crianças, idosos e animais.
Escrevo esta reclamação para mostrar o nosso descontentamento pelo facto da Proteção Civil de VRSA não funcionar ao fim de semana. E também para pedir uma garantia de que a prevenção destes pinheiros vai ser feita no próximo ciclo das lagartas.
No vosso artigo de 26/07/2022 – VRSA REFORÇA CAMPANHAS DE DESBARATIZAÇÃO EM TODO O CONCELHO, “Em paralelo, são efetuados tratamentos para prevenção e controlo da processionária ou lagarta do pinheiro.” Gostaria de saber quando foi feita esta prevenção/controlo.
Data de ocorrência: 18 de fevereiro 2023
Venho pelo presente informar que, no seguimento da comunicação da requente, rececionada via e-mail, foi solicitado a desinfestação do local em causa, conforme documentos anexos à etapa 5.
No que diz respeito à execução dos serviços de prevenção, são os mesmos assegurados na generalidade dos pinheiros localizados no espaço público, com especial incidência em locais onde é frequente o aparecimento da espécie em questão.

o problema foi resolvido
Esta resposta tem um anexo privado
Foi feita a desinfestação pela empresa DesinfestAlgarve
Esta resposta tem um anexo privado
O serviço foi concluído com sucesso