1.5
2 SONY 22.7
3 Nikon 11.5
Canon1.5
Canon Portugal, S.A.

CanonDefeito fabrico EOS 70D - Erro 80 ---> PCB ASSY W/Lit novo!

Rui Almeida
Rui Almeida apresentou a reclamação
7 de janeiro 2017

É com especial desagrado que venho aqui reclamar,

Sou o (in)feliz possuidor de uma CANON EOS70D, camera que recheada de coisas boas prometia levar o meu hobby fotografico a um patamar acima do que ja possuia, isso se entrentanto nao surgisse um problema serio do nada.

Estando eu a usar o live view (faculdade publicitada pela canon), a mesma apresenta um "erro 80" ao mesmo tempo que bloqueia, e de tal forma que so removendo a bateria consegui que desligasse, no mesmo dia, o que seria uma sessao fotografica para a posteridade morreu de inicio, pois a cada momento que usava o live view para escolher o momento com a camera acima da cabeça (era o inicio de uma actividade cultural e so assim consguiria tirar fotos mais para a frente) a mesma travava e nao aceitava mais nada, nem desligar.
Achei estranho mas pensei que pudesse ser da bateria gasta, e contrariado voltei para casa, fui ver e dizia para retirar a bateria e voltar a recolocar, certo, so poderia ter feito isso...
Passado umas semanas, (creio que 7/12/16 - voltei a usar a maquina, num jantar, sem live view, e funcionou sem problemas.
Dia 30/12/16 pego na maquina para registar a passagem de ano, preparação, carregar bateria, etc, qual o meu espanto quando vejo que a maquina nao liga sequer... Assustado procuro na net possiveis casos, e la aparece o maldito Erro 80 em vários foruns, com comportamento similar ao que eu vivi, espalhado pelo globo, e tão comum que no Brasil ate teve direito a pagina só para utilizadores com este erro!
No mesmo dia, assustadissimo, ligo para a assistencia tecnica canon (photostation) onde me pedem para fazer alguns testes, mesmo dizendo eu que a maquina estaria "morta". A unica coisa que poderia afirmar é que a maquina tinha a energia pois polarizava o óculo (a imagem com a bateria é clara, sem ela fica escura). Pediram para enviar a maquina para a empresa, o que fiz, e esperar resposta.
Dois dias depois, ligo para a empresa e dizem que ainda esta na maquina em testes, so no dia a seguir, e nada, so dois dias depois recebo um laconico "orçamento" com 2 horas de trabalho e a bem dita peça, a "PCB ASSY W/lit" e um valor para pagar. Não satisfeito com esta especie de "avariou, sao XX €, dá cá", peço relarório tecnico que fundamente a opção da mesma em substituir a placa controladora da maquina, ao que me dizem nao ser possivel uma vez que a PCB nao permitia a retirada de dados. Ora se o erro se deve a falha eletrica, com um multímetro seria possivel ver onde estava "queimado" e se existia alguma razao para o coma repentino na máquina, mas não, uma morte súbita sem razão e nem autopsia conseguiram fazer..
Claro que um dos pensamentos será " se não sabem a origem como podem garantir que ela nao falhe nos proximos anos?!"
Contacto a canon portugal que tb diz que tenho razao que nao se espera que um produto dure tao pouco tempo, etc etc e que iriam ver, a resposta posterior, foi a mais "empresarial" possível, algo do género: "Bla bla, mas como ja passou a garantia, lamentavelmente nao podemos ajudar" e que "o numero de ocorrências deste erro encontra-se dentro das normas aceitáveis para a empresa na Europa.
Então alguém que me explique porque razão vendem uma maquina com faculdade de gravação de video quando o mesmo pode "fritar"a pcb, ou pior com o live view quando pode ocorrer o mesmo problema. Analogamente seria como vender um carro com 6 mudanças e dizer ao condutor que so poderia usar 5, a 6ª é um faz de conta, funciona, mas pode provocar o pane do carro...
Porque é que a canon pelo seu representante no brasil promove o concerto gratuito ainda que nao admitindo erro de fabrico e ca em portugal diz simplesmente que acabada a garantia o problema de comcepçao fabrico ou o que seja será problema do cliente.
Porque é que dizem nao haver defeito de fabrico se se comportam como se ele existisse na america do sul e fazem tabua rasa na Europa? Afinal so aqui em portugal e em 3 dias conheci 5 Pessoas que ficaram com a sua maquina com a PCB susbtituida a substituir só no segundo semestre de 2016.
Que garantias terei eu de que daqui por 3 anos ou antes a maquina nao volte a queimar e a ter que desembolsar mais 350 euros para substituir o mesmo componente? É que se esse componente é um consumível ou tratado como tal, deverá ser melhor repensar toda a minha admiração e confiança na canon!

Data de ocorrência: 7 de janeiro 2017
Rui Almeida
Rui Almeida avaliou a marca
24 de julho 2020

Apesar de nao aceitar que tem de facto um erro construtivo, fruto das movimentaçoes a nivel mundial sobre o mesmo problema acabou por proceder a troca da peça com defeito nos dispositivos afectados a titulo gratuito, exceptuando transporte de e para a concessionada. Não sendo o ideal, acabou por ser preferível a ter que arcar com o valor da placa (213 euros), embora nao haja garantia de que a mesma nao sofra do mesmo problema logo apos os dois anos.

Subscrevo as palavras do Sr Rui. Aconteceu me o mesmo. Escrevi no site da Canon e nem resposta tive. E inadmissível a Canon saber q este problema existe e é culpa deles e não o resolver. A minha camara avariou apenas com um ano de uso e apenas aos fins de semana.

Exactamente o mesmo. Julgo que podemos tomar uma acção judicial conjunta contra a Canon.
A minha 70D tem cerca de 5000 disparos. Se quiserem enviar os vossos contactos para o meu e-mail poderei compilar uma lista de todos os utilizadores com este problema e avançarmos com uma acção.

A minha bloqueou hoje mesmo. Estava a fazer umas filmagens e de repente reparo no erro 80.