Carby Concessionário Nissan

Carby Concessionário Nissan - Não atribuição de viatura de substituição perante avaria coberta por garantia da bateria de nissan leaf

Josė Manuel Nunes de Sousa Neves Cruz
Josė Cruz apresentou a reclamação
17 de novembro 2023
O meu veículo elétrico Nissan Leaf Visia + de 30kwh comprado novo em abril de 2017 e com 130000km está imobilizado por avaria da bateria num concessionário da Nissan desde o dia 7 de novembro de 2023. O problema reside na bateria do elétrico que se encontra dentro da garantia (8 anos ou 160000km). Em julho já havia sido identificado que a bateria estava com capacidade abaixo da prevista pela garantia e a Nissan assumiu a substituição da bateria, tendo esta sido encomendada em meados de agosto. Todavia hoje continua sem data de previsão de entrega. Entretanto o veículo circulava até que no dia 31 de outubro bloqueou por via da deficiência da bateria. Foi-me concedida uma viatura de substituição pela Assistência em Viagem da Nissan até ao dia 15 de novembro. Nesta data não me prolongaram o prazo, indicando que o Serviço de Assistência em Viagem da Nissan apenas proporciona um veículo de substituição por três dias úteis (excecionalmente foi-me proporcionado um tempo maior porque o veículo foi inicialmente rebocado para um concessionário perto do local da avaria e mais tarde remetido ao concessionário onde está em curso o processo de substituição de bateria). Fiquei sem viatura de substituição. Dirigi-me ao concessionário onde se encontra o veículo, tendo este indicado que seria muito dispendioso suportar esse custo, pois a bateria pode demorar muito tempo a chegar. Assim, o motivo da minha reclamação é o facto de tendo o meu veículo uma avaria coberta pela garantia, não havendo data de previsão de entrega da bateria (já passaram 3 meses desde a encomenda e posso ter de aguardar muitos mais meses), o concessionário não me proporciona um veículo para circular. Em desespero de causa, sem solução à vista, coloquei à Nissan Portugal a possibilidade de equacionar a troca da viatura (uma troca não programada e apenas motivada pela necessidade e desespero da situação), vendendo-lhes a minha e comprando uma viatura de serviço, se a proposta estivesse ao alcance das minhas possibilidades, estando a Nissan Portugal a tratar de formular uma proposta (fiz a mesma proposta ao concessionário e recebi uma avaliação ridiculamente baixa para o meu veículo, de menos de um terço do valor da nova bateria). Todavia, é lamentável sentir-me praticamente "obrigado" a trocar de carro, estando a minha viatura com uma avaria coberta pela garantia, mas sem previsão de resolução do problema. Acresce que à medida que o tempo passa o tempo da garantia esgota-se e no concessionário já me informaram que a nova bateria vai ter como período de garantia apenas o que resta relativamente à bateria atual. Isto significa que se me colocarem a bateria daqui a 1 ano e meio, perderei todo este tempo de garantia com a viatura imobilizada e ficarei sem qualquer período de garantia para a nova bateria.
Data de ocorrência: 17 de novembro 2023
20 de novembro 2023
Exmo. Senhor José Cruz,

Lamentamos desde já a insatisfação demonstrada.

Nesse sentido, vamos verificar a sua exposição junto da equipa responsável e remeter uma resposta com a maior brevidade possível, através de e-mail.

Atentamente,
Carby Nissan
24 de novembro 2023
Exmo. Senhor José Cruz,

Esperamos que se encontre bem.

A situação reportada foi já esclarecida, através de e-mail, pelo que daremos a V/ exposição como concluída.

Qualquer dúvida estaremos ao dispor.

Atentamente,
Carby Nissan
Josė Manuel Nunes de Sousa Neves Cruz
Josė Cruz avaliou a marca
18 de janeiro 2024

A Carby Nissan e a Nissan Iberia mantêm a minha viatura elétrica Nissan Leaf em garantia de bateria imobilizada desde 31-10-2023 e não dão previsão de substituição da bateria e, na alternativa acordada de me recomprarem a viatura, desde 5 de dezembro de 2023 continuo a aguardar a recompra. Ou seja, continuo sem viatura e a suportar sozinho todos os prejuízos implicados.