Carby Concessionário Nissan - Nissan - nissan qashqai _motor 1.3dig-t

Susana Morgado apresentou a reclamação
21 de janeiro 2024
Venho desta forma expor o meu desagrado e descontentamento no que respeita ao seguimento dado a um problema muito grave com a minha viatura Nissan Qashqai.
Em 26/12/2019 comprei um Nissan Qashqai no Entreposto Algarve - Faro (Sitio dos Salgados ), que me foi entregue no dia 28/12/20219. Por conta da pandemia estive em confinamento desde 03/2020 por ser doente oncológica e por ter sido diagnosticado novamente reincidência de cancro de mama. A quando da compra da viatura contratei 3 anos de manutenção, as mesmas foram sempre efetuadas na oficina da marca tendo as mesmas as seguintes datas: 1.ª 28/12/2020; 2.ª 22/12/2021 e 3.ª 29/12/2022, informação que pode ser ser verificada nos respetivos certificados do serviço de Manutenção Periódica (Já solicitei na respetiva oficina relatórios técnicos das manutenções efetuadas), uma vez que nas mesmas nunca foi mencionado qualquer problema com o veículo.
Fiz em média nestes três anos 15000Km\ano.
A 09/12/2023 quando me deslocava a Albufeira para realizar exame médico senti o carro a perder força colocava as mudanças mas o mesmo não respondia, verifiquei o painel para ver se existia alguma luz acesa ou alguma anomalia, no mesmo não constava nada, porém imobilizei de imediato a viatura e solicitei a assistência em viagem, tendo o veículo seguido para a oficina da marca por via reboque. No dia 12/12/2023 sou contactada pela oficina que me informou que o carro tem uma fuga de água e que tinham de verificar a reparação por fases pois a fuga de água poderia ter causado danos no motor. No dia 14/12/2023 fui novamente contatada informaram-me que foram verificar o carro em estrada e que o mesmo tem danos no motor, salientaram-me ainda que quando ligam o veículo ele liga normalmente sem qualquer anomalia mas quando o mesmo começa a aquecer o motor expande e é um perigo (Solicitei relatório /diagnóstico efetuado ao veículo), fui informada ainda que a reparação teria um custo aproximado de 11.000,00€.
Fui novamente contatada pelo chefe de oficina da Cabry Faro que me informou que a Nissan Portugal já tinha respondido ao diagnóstico efetuado à minha viatura, e que comparticipam com 50% do valor das peças, mas que ainda assim terei de pagar cerca de 5.400€, situação que não concordo.
De acordo com múltiplos artigos publicados por peritos em publicações especializadas que tenho em meu poder e que anexo a esta reclamação são feitas inúmeras referências ao defeito de conceção do motor em causa 1.3GIG-T, o maior número de problemas surge em veículos produzidos de 2016 a 2018, entre os problemas comuns podem estar falha no sistema de controlo de chassis por erro de software, provocando um não despoletar das luzes de aviso, componentes elétricos defeituosos que podem comprometer a refrigeração e provocar problemas no motor, que origina a prazo a falha irremediável do motor, normalmente a partir dos 60.000km.
Perante toda esta situação já descrita, e perante todas as evidência incontestável do defeito de origem do motor referenciado, terei dificuldades em compreender e em aceitar que a Nissan não reconheça a responsabilidade do sucedido e ignore clientes que confiaram na marca, não tendo um mas dois veículos Nissan e que neste momento está a ser fortemente penalizado por um problema ao qual é totalmente alheio.
Por tudo o que já foi exposto e por todas as evidências acredito que por respeito aos seus clientes e por respeito à credibilidade da marca Nissan não deixará de ter em consideração toda a situação relatada e agirá em conformidade no sentido da sua adequada resolução.
Dessa forma, venho solicitar à Nissan Automotive Europa a vossa colaboração na resolução deste meu problema, caso o mesmo não seja atendido irei adotar as medidas judiciais cabíveis.

Sem mais de momento, ficando desde já a aguardar uma resposta por escrito.

Data de ocorrência: 11 de dezembro 2023
22 de janeiro 2024
Exma. Senhora Susana Morgado

Lamentamos, uma vez mais, a insatisfação demonstrada.

Nesse sentido, vamos verificar novamente a sua exposição junto da equipa responsável e remeter uma resposta com a maior brevidade possível, através de e-mail.

Atentamente,
Carby Nissan
31 de janeiro 2024
Exma. Senhora Susana Morgado,

Esperamos que se encontre bem.

A situação reportada foi já esclarecida, através de e-mail, pelo que daremos a V/ exposição como concluída.

Qualquer dúvida estaremos ao dispor.

Atentamente,
Carby Nissan
31 de janeiro 2024
Transcrevo a resposta dada como resolvida à minha reclamação:
"Exma. Senhora Susana Morgado,
Renovo os meus cordiais cumprimentos.
Reportando-nos à V/ comunicação registada no Portal da Queixa, a qual mereceu a melhor atenção. Nesse sentido, cumpre esclarecer que foi solicitado um pedido de comparticipação junto da marca cedente, o qual foi cedida uma comparticipação de 50% no valor das peças.
Com efeito, V.ª Eª deverá suportar os restantes custos inerentes às peças e o valor da mão-de-obra. Nessa medida, a Carby não pode encetar qualquer ação adicional.
Ante o exposto, lamentamos, uma vez mais, a insatisfação manifestada."
Uma vez que não aceito que a Carby/Nissan não reconheça a responsabilidade do sucedido, perante toda esta situação já descrita, e perante todas as evidências incontestáveis do defeito de origem do motor referenciado, irei recorrer a vias judiciais para a resolução do problema.
Sem mais de momento,
Susana Morgado avaliou a marca
9 de fevereiro 2024

Nissan nunca mais, não recomendo pois o pós venda é péssimo, ninguém resolve nada, não se consegue falar com ninguém responsável, só comunicam através de email, não dando a cara, tentei várias vez falar com algum responsável efoi.me sempre negado. A quando da venda houve um grande acompanhamento, agora com o problema fiquei completamente sozinha e com o problema por resolver.