Entreposto Auto - Não resolução do problema

Ana Inês de Oliveira Cecílio Nogueira Fernandes
Ana Fernandes apresentou a reclamação
13 de fevereiro 2023
No dia 14 de setembro deixei o meu carro, Seat Ibiza, na oficina do Entreposto de Loures, com um problema eletrónico em que as luzes do painel de instrumentos acediam todas de modo indiscriminado e o veículo entrava em modo de segurança e simplesmente não “pegava”. Optei por uma oficina da marca porque achei que teriam os profissionais mais competentes para resolver o problema uma vez que são aqueles que estão mais habituados a confrontarem-se com os problemas de forma mais regular. Informaram-me que o problema estava a associado ao painel de instrumentos e eu acedi a que o mesmo fosse trocado confiando que estava perante profissionais que saberiam qual era efetivamente o problema do carro. Paguei 426 euros mais iva pelo dito painel. No momento em levantamos o carro qual é o nosso espanto quando o carro vem exatamente com o mesmo problema. Luzes a acender e carro a entrar novamente em “safe mode”. O problema nunca foi do painel de instrumentos e nunca nos mostraram o velho apesar de o termos solicitado por mais que uma vez. Quando o carro voltou à oficina para tentarem apresentar outro diagnóstico apontaram um possível problema de cablagem elétrica. O orçamento apresentado rondava entre os 2000 e os 4000 euros, dependendo se iriam procurar o cabo danificado ou se iriam mudar a cablagem toda. Mas esta substituição nunca garantiria a resolução do problema. Dado que o veículo tem 12 anos achei que não valeria despender esse valor com o mesmo. Contudo, nunca desisti de encontrar uma solução para o mesmo. Foi então que decidi recorrer a um eletricista automóvel “de bairro”. O mesmo diagnosticou o problema: o mesmo estava no BCM - body Control Module, uma peça que se encontra debaixo do volante e que como o próprio nome indica controla a eletrónica toda do automóvel. Custou 320 euros e ainda me deram 15 dias para testar e certificar se o problema era dali. Aparentemente, na oficina do Entreposto de Loures desconhecem a existência dessa peça nos automóveis da marca da qual são “especialistas” e sugerem aos clientes mudarem peças sem danos e a irem por opções extremamente dispendiosas sem darem garantias que o problema será resolvido.
Data de ocorrência: 14 de setembro 2022
Ana Inês de Oliveira Cecílio Nogueira Fernandes