Carlos Eduardo Sá - Medicina Dentária
Carlos Eduardo Sá - Medicina Dentária
Carlos Eduardo Sá - Medicina Dentária, Lda
    Chamada para rede móvel nacional
  • Praça Fernando Pessoa, Edificio Lutero 1 R/C A
    3850-052 Albergaria-a-Velha
  • carlossadentista@hotmail.com

Carlos Eduardo Sá - Medicina Dentária - Serviço prestado com falta de ética e deontologia profissional

Dalila Ferreira
Dalila Ferreira apresentou a reclamação
23 de março 2021
No passado dia 6 de Março do corrente ano, perante o surgimento de um processo inflamatório num dente molar, com criação de abcesso, desloquei me a um consultório dentário na minha área de residência, sito em Albergaria-a-Velha, de nome Carlos Eduardo Sá - Medicina Dentária, com o NIF 514040238.
Tendo sido informada que não poderia ser atendida pelo clínico "principal", informaram me que seria atendida pela esposa a qual, quando se deparou com a minha situação clínica e analizando a ortopantomografia realizada no final do Verão do passado ano 2020, assumiu que as intervenções necessárias não poderiam ser da sua responsabilidade, pois exigia uma complexa desvitalização para a qual não estava habilitada e que este trabalho deveria ser da responsabilidade do dr. Carlos Sá. Pelo que me informou que somente em Abril conseguiria consulta para iniciarmos os tratamentos inerentes à minha situação em concreto.
Anui e já na receção e procedendo à marcação da consulta que iria resolver a minha situação, fui informada que afinal teria que repetir a ortopantomografia, pois aquela que tinham poderia estar desactualizada, sendo ainda  informada pela senhora de receção, que por conseguinte é mãe de Carlos Sá, que este exame me custaria 35€. Efetivamente fiquei com a plena sensação que a repetição do exame em causa, apesar de no início da consulta ter solicitado que queria evitar mais radiação, foi pretexto para me cobrarem o referido valor, pois a consulta, por si só, não o justificava.
Algo contrariada, desloquei me à sala para realização do exame e percebi que a usual proteção que normalmente é colocada no equipamento (pequeno "preservativo" ) e onde o utente coloca a boca, não foi aplicado. Considero que mesmo que não estivéssemos em situação pandémica, este ato seria muito negativo, em situação pandemica, é assustador e deveras reprovável, deixando antever situações dúbias de higiene e salubridade na clínica em causa. Apesar de tudo, nada disse.
No final do exame paguei os 35€ que me disseram que teria que pagar pela realização do mesmo.
Passada aproximadamente uma semana solicitei, por email, o exame, pois necessitava dele para apresentação na minha antiga clínica dentária, pelo que fui informada, pelo dr. Carlos Sá, que teria que pagar 20€ pela saída do exame da sua clínica. Consternada, justifiquei o meu pedido e referi que nunca me tinham cobrado um exame que efetivamente era meu, pois tinha pago por ele 35€. Respondeu me que aquilo que tinha pago tinha sido a consulta e que não iria abrir excessão de tipo algum. Apesar de eu ter repetido que não tinha sido essa a informação que me tinham dado aquando a realização do exame, este médico dentista recusou se a fornecer me o meu exame sem que eu pagasse os 20€. Considerando um abuso, não o fiz.
Decidi apresentar esta reclamação por considerar que fui vítima de uma tremenda injustiça e com dois objetivos específicos:
Primeiro - Receber o meu exame, pelo qual paguei 35€ ou, em contrapartida, me seja restituído o valor em causa.
Segundo - Fazer chegar o que me sucedeu à DGS (direção geral da saúde) e à ERS (entidade reguladora da saúde), para que estas entidades sejam alertadas de situações deste tipo, que considero abusivas, e por forma a evitar que se repitam. Pelo poder regulador destas entidades, as mesmas deverão ter em atenção todos os contornos desta exposição, não só o carácter de cobrança indevida de valores, como também a questão da higiena tão necessária em qualquer altura, especialmente naquela que estamos a atravessar.
A meu ver, o comportamento aqui descrito, reveste se de uma notória falta de ética e deontologia profissional.
Agradeço a V/ melhor atenção perante a minha exposição.
Data de ocorrência: 23 de março 2021
Dalila Ferreira
Dalila Ferreira avaliou a marca
29 de março 2021

Continuo a considerar que se trata de um serviço a evitar a todo o custo.

Bom dia Srª Dalila,

Conforme solicitado a sua Ortopantomografia foi enviada por email no dia 24.3.2021.

Desde agradeço o seu feedback no portal de reclamação, contudo permita-me esclarecer alguns pontos importantes.

Entendo que possa ter havido da sua parte alguma confusão com os termos utilizados, porem a ortopantomografia a senhora apenas a realizou uma vez no dia 9 de Agosto de 2020 quando compareceu na minha clínica pela primeira vez. No dia 5 de Março de 2021 não foi repetida uma ortopantomografia, o exame realizado foi um exame focal CBCT à zona das queixas, exame esse que permite obter mais informação sobre o dente que já havia sido tratado anteriormente em outra clínica por outro profissional.

Em relação às pontas de apoio e orientação do exame, à qual refere que não foi utilizada proteção. Eu não concordo com o fato de ter apenas uma ponta e colocar essa proteção uma vez que considero menos higiénico, pelo fato que na clínica disponho de múltiplas pontas autoclavaveis e que são trocadas entre cada paciente conforme o exame a realizar. E que posso efetivamente fazer prova disto que refiro.

Sobre o valor da consulta, efetivamente cobramos consulta como é a prática comum e correta , de consulta de urgência, sobre a qual a Dra Patricia lhe fez o correto diagnostico e tratamento, em que o tratamento iniciaria pela toma de antibiótico e anti-inflamatório , ao qual a senhora se recusou a querer o antibiótico. Volto a repetir a informação que lhe foi dada, que perante a sua situação , o plano de tratamento passaria pelo controle da infeção e só depois de controlada se procederia à realização do procedimento.

Se necessitar de esclarecimentos adicionais por favor disponha, uma vez que alguns dos pontos referidos alem de incorretos podem ser caluniosos e difamatórios.

Atenciosamente,

Carlos Eduardo Sá