10.1

Aguarda resposta
Diogo Lima Carvalho
Diogo Carvalho apresentou a reclamação
13 de abril 2024
Venho por este meio e ainda com tensão no corpo relatar o que passei minutos atrás no interior do autocarro 774 em lisboa. [14h00], mais ou menos na zona de campo de ourique.

Neste dia por volta das 13h30 apanhei o 774 na praça da figueira que demorou imenso para chegar, mas a reclamação nem é pelo tempo de espera, mas sim, porque vivi na pele o PRECONCEITO e o CRIME de RACISMO, de ter sido INSULTADO por 1 CASAL DE IDOSOS que me mandaram para "a minha terra" por assumirem que sou estrangeiro por ter pele castanha.

Dito isto, sai do autocarro numa paragem, depois do casal de idosos me terem ofendido, e eu sentindo me desrespeitado, para confrontar verbalmente o sr idoso que me mandou para a minha terra, nao sabendo ele que a minha terra é portugal.

Nasci em lisboa á quase 34 anos, entrei de volta para o autocarro, e o motorista abordou me dizendo que só queria trabalhar e que chamava a polícia por causa da confusão verbal que ali houve infelizmente, e eu disse ao mesmo, cito "vc ouviu o que se passou aqui, vc ouviu perfeitamente que sofri racismo aqui por parte do casal de idosos, e que a policia se ali estivesse aquilo nao acontecia", ele ouve as minha palavras e responde "eu nao ouvi nada, nao vi nada, só quero trabalhar e ir para casa", ignorando o crime que aconteceu comigo segundos antes, e ainda com ar AGRESSIVO diz que se eu quiser que chamava a polícia, ao que respondi que ja nao valia a pena, [visto que o casal de idosos que me tinham ofendido ja se tinham ido embora.]

Feito isto, o motorista regressa ao banco de motorista e diz me simultaneamente que apesar de ser branco que nasceu em mocambique, e faz uma TRAVAGEM SUPER A FUNDO e dirige se a mim com tom ameaçador e uma linguagem corporal de uma pessoa que me queria AGREDIR, como se quisesse mesmo me AGREDIR, e eu disse lhe "se é moçambicano, tinha mais uma razão para ter defendido a razão", ou seja devia ter tido outro comportamento, mas não, FEZ A TRAVAGEM BRUSCA E DIRIGIU SE A MIM COMO SE ME QUISESSE AGREDIR, perante o olhar incrédulo de dezenas de pessoas que assistiam, incluindo umas 2 senhoras africanas colocaram se do meu lado.

Pergunto aos responsáveis de recrutamento da carris se é este tipo de indivíduos que é natural admitirem, darem emprego?

Pergunto se avaliam o estado psicológico destes motoristas? Nao me parece.

Teem falta de "mao de obra" e então qualquer um serve para exercer.

Já é lamentável a forma como fui tratado, eu ter sido ofendido por 2 idosos por causa da minha cor de pele, ainda tive de lidar com um motorista que nao tem auto controle nem educação , faz travagens bruscas e dirige se a um cidadão em tom e postura corporal de ameaça em plena viagem de autocarro, como se me quisesse agredir.

Vou enviar esta mesma queixa ao portal da queixa. Voces teem as câmeras do autocarro 774, onde conseguem ver parte do comportamento agressivo do motorista caucasiano do 774 de olhos azuis que dizia ser mocambicano.

Dirijo esta reclamação aos diretores da carris, ao pessoal das reclamações e por fim ao pessoal da admissão.

Melhores cumprimentos,
Cidadão de bem,
Diogo Carvalho.
Data de ocorrência: 13 de abril 2024
Diogo Lima Carvalho
Diogo Carvalho está a aguardar resposta da marca