Catmonte - Reparações de Electrodomésticos Lda
  • Rua dos Tractores, 506, Fracção BH, Jardia, 2870-683 Montijo

Catmonte - Avaria de ar condicionado

Rui Marreiros apresentou a reclamação
10 de maio 2015

Assistências após assistências sem resolução e onde o problema está sempre em quem instalou.
Onde as primeiras assistências indicam fuga de Gás mas nunca identificando onde é a fuga e na ultima indicam ser dos tubos que não têm a dimensão correcta e que foram mal feitos.
No entanto quem instalou indica que os tubos foram fornecidos pela marca a quando a instalação.
Eu como leigo confirmei o manual técnico do equipamento que indica que os tubos têm a dimensão correcta. (Copia em anexo)
Enviei nova reclamação para este email e até agora não me responderam.
Já enviei informação para a deco que se mostrou disponível a intervir em meu nome mas continuo sem ter o meu problema resolvido.
Ar Condicionado que avaria todos os anos e onde o problema é falta de gás....

Data de ocorrência: 10 de maio 2015
11 de maio 2015
Bom dia Sr. Rui Marreiros
A pedido da marca para que verificássemos se havia avaria no aparelho, verificámos, na sua presença, que havia fugas de óleo na chapa exterior do aparelho na zona das ligações da instalação, comprovando-se assim que a fuga existiu sim, mas não por avaria do aparelho que não necessita de reparação.
Neste assunto a Catmonte é interveniente como reparadora de aparelhos e, como a instalação foi efetuada por outrem é a esse instalador que o Sr. Rui Marreiros deve pedir responsabilidades. Quanto às dimensões da tubagem e das válvulas, não nos compete a nós pronunciar-nos sobre o assunto achando, no entanto, que é uma situação facilmente ultrapassável por qualquer instalador.
Não entendemos o sentido da sua reclamação, de nós, visto que no dia 01/05/2015 nos deslocámos à sua residência, mais uma vez sem qualquer custo para si e, na sua presença, confirmámos com azoto que a fuga não é do aparelho.
11 de maio 2015
Exmo(s). Sr(s),

Começo por indicar que a assistência foi pedida à marca BEKO, que por sua vez contratou vossas excelências para a reparação, onde se limitaram sempre a dizer que existia fuga de gás, nunca identificando a mesma. Em relação aos tubos, uma vez que não se pronunciam, os mesmos foram fornecidos pela marca(conforme me foi dito pelo instalador).
No relatório técnico do dia 01-05-2015, o qual transcrevo, indicam:
" o tubo de cobre que transporta o fluido no estado gasoso devia ser de ½ polegada (12,7mm) ele tem apenas 12mm de diâmetro e o tubo que transporta o fluido no estado liquido que devia ser de ¼ de polegada (6,35mm) tem apenas 6mm de diâmetro, como comprovamos pelas fotos.
Por essa razão, o instalador deverá substituir os tubos de cobre da instalação por tubos com as dimensões corretas, adequadas às ligações dos aparelhos (½ polegada e ¼ de polegada)."

O manual indica que o diâmetro dos tubos colocados são os correctos! (ou seja 12mm e 6mm)
Como entidade reparadora e representante da marca BEKO não sabem quais são os tubos utilizados pelo fabricante?

A minha reclamação deve-se simplesmente ao facto de querer o problema resolvido e não andarem a "jogar ao jogo do empurra".
Deslocaram-se à minha residência, efectuando testes com azoto e não identificaram novamente a fuga do gás!
Resposta do técnico:
"não vejo fuga em lado nenhum no entanto os tubos não são os correctos"

Eu só quero é o meu problema resolvido não me interessa de quem é a culpa.

Seguidamente transcrição do email recebido por vocês a falar dos tubos:
Boa tarde Sr. Rui Marreiros,

Deslocámo-nos hoje à sua residência para verificação da anomalia no equipamento de ar condicionado.

Ao ser retirada a tampa de proteção das ligações elétricas da unidade exterior verificou-se a existência de vestígios de óleo na zona inferior às ligações dos tubos de cobre da instalação. Verificou-se também que a instalação e a unidade interior se encontravam em vácuo, estando a unidade exterior à pressão atmosférica.

Após a separação dos tubos da instalação à unidade exterior constatou-se que os abocardamentos não estavam nas devidas condições (sujidade na parede interior do tubo, rugosidade na parede do mesmo e de dimensões inferiores à correta).

A razão da dimensão dos abocardados ser inferior à correta deve-se ao diâmetro dos tubos de cobre utilizados na instalação.

Enquanto o tubo de cobre que transporta o fluido no estado gasoso devia ser de ½ polegada (12,7mm) ele tem apenas 12mm de diâmetro e o tubo que transporta o fluido no estado liquido que devia ser de ¼ de polegada (6,35mm) tem apenas 6mm de diâmetro, como comprovamos pelas fotos.

Foram feitos novos abocardamentos e a respetiva ligação à unidade exterior. Submeteram-se as unidades exterior, a unidade interior e a instalação à pressão com azoto, verificando-se a estanquicidade dos mesmos, embora não possamos garantir que essa estanquicidade se mantenha quando em funcionamento enquanto não forem corrigidas as anomalias verificadas.

Luís Gameiro
12 de maio 2015
Bom dia Sr. Rui Marreiros,

“Eu só quero é o meu problema resolvido não me interessa de quem é a culpa.”

Para resolução da questão da instalação que, comprovadamente, tinha fuga deve contatar o instalador.

Se pretende verificação do aparelho, após a correção da instalação, ou resposta a outras questões sobre o aparelho, uma vez que se encontra no período de garantia, deve contatar a marca.

17 de maio 2015
Exmos Sr(s).

Em relação a vossa resposta de contactar com a marca, a mesma têm estado em todos os email's que enviei para vocês, no entanto nunca se pronunciou não sei porquê...

Já efectuei também reclamação da entidade Cenatel (assistencia@cenatel.pt)

Aguardo resposta da mesma

Uma vez que na pagina da Beko não tenho qualquer indicação de contactos de representação em Portugal.

No entanto se o meu problema é facilmente ultrapassável por qualquer instalador porque não me resolvem o problema?

Vocês não fazem serviço de instalação?
21 de maio 2015
Bom dia Sr. Rui Marreiros
Quando dizemos que é facilmente ultrapassável estamos a referir-nos às dimensões das tubagens e das válvulas, cito: "Quanto às dimensões da tubagem e das válvulas, não nos compete a nós pronunciar-nos sobre o assunto achando, no entanto, que é uma situação facilmente ultrapassável por qualquer instalador."
A correção da instalação, nesta fase, é mais do que isso, para a colocação em bom funcionamento é necessário fazer vácuo no sistema, colocar-lhe gás e comprovar o bom funcionamento dos aparelhos. Mas, estando a instalação no período de garantia sugerimos que se dirija ao instalador que a executou.
Se pretender que sejamos nós a providenciar estes trabalhos, agradecemos que contacte diretamente os nossos serviços.
18 de junho 2015
A Reclamação não se encontra resolvida.
4 de julho 2015

Na nossa última informação dissemos ao cliente que poderia contatar os nossos serviços para providenciar os trabalhos de que necessita. Como, até hoje, não tivemos qualquer contato, consideramos o assunto definitivamente encerrado.

“Bom dia Sr. Rui Marreiros
Arlindo Gameiro”

Tel. 212318013, Fax. 212317715
19 de julho 2015

Tal como informámos no nosso email de 2/7, que juntamos, na nossa última informação dissemos ao cliente que poderia contatar os nossos serviços para providenciar os trabalhos de que necessita. Como, até hoje, não tivemos qualquer contato, consideramos o assunto definitivamente encerrado.

“Bom dia Sr. Rui Marreiros
Arlindo Gameiro”

Assim, agradecemos que considerem encerrado este assunto. Por nós está encerrado.

Tel. 212318013, Fax. 212317715
Rui Marreiros avaliou a marca