Catmonte - Reparações de Electrodomésticos Lda

Catmonte - Queixa relativa a serviços prestado

Carlos Manuel Marques Dias
Carlos Dias apresentou a reclamação
17 de setembro 2018
Contratei a Catmonte para prestação de serviço de instalação de uma placa de gás, verificação de condições de segurança de esquentador, tendo em vista Inspecção e instalação de gás marcada para dia 17-09-2018. Hora Marcada. 9h de dia 12-09-2018 O funcionário chegou atrasado, pelas 10H. Não trazia material para a operação. Trabalho em Lisboa e tive de me deslocar ao final do dia de novo para que a prestação de serviço pudesse supostamente ser efectuada. Voltou a não trazer o material todo, não efectuando o serviço na plenitude. Não ficando preparado para a Inspecção. Sob comprometimento de que terminaria o trabalho antes da inspecção de gás efectuei o pagamento do trabalho, que diga-se de passagem foi extremamente caro nos materiais utilizados, com margens superiores a 30% (peças com custo no AKi de 25 euros, para as quais foram cobradas 36 euros).
Não fui avisado que o esquentador não apresentava as condições mínimas de segurança e ventilação para passar na Inspecção. Não foi terminado o trabalho na placa de gás. A colaboradora que me atendeu foi extremamente desagradável e ameaçou-me com a retirada dos materiais e devolução do dinheiro.
A posteriori a Catmonte apenas se disponibilizou a retirar uma peça e proceder à respectiva devolução do custo da mesma.
Resultado: Trabalho não terminado. Inspecção adiada. Empresa prestou um péssimo serviço ao cliente, não cumpriu com o mesmo e recusou-se a proceder à devolução do dinheiro.
Data de ocorrência: 17 de setembro 2018
Catmonte
19 de setembro 2018
Não houve qualquer contrato com a Catmonte como diz o Sr. Carlos Dias. Foram solicitados os nossos serviços para a placa, apenas para “Troca de injectores (é nova e trás os injectores)” e não “para prestação de serviço de instalação de uma placa de gás” como afirma.
Foram solicitados também os nossos serviços para “verificar um esquentador e colocar-lhe um tubo de saída de gases com o diâmetro adequado”
Contrariamente ao que afirma, não foi marcada hora, as marcações de serviços nunca são feitas com uma hora exacta. Toda a gente sabe que é impossível a certeza de chegar a determinada hora a determinado sítio. Há sempre o risco de falhar, quer pelo trânsito, quer porque a resolução de uma avaria demora mais que o previsto, quer por qualquer imprevisto, o que é desagradável para os clientes e para nós. Marcámos para o período entre as 09:00 e as 10:00 horas. O técnico chegou pelas 09:40. Reconhecemos que teria sido bom chegarmos mais cedo mas não eram 10:00 com refere.
Relativamente à placa, foi feita a substituição dos injectores, serviço que nos foi pedido e para o qual o técnico ia preparado. Não deveria ser necessária qualquer outra peça, apenas os injetores mas esses teriam sido fornecidos com a placa.
O técnico verificou que o comprimento do tubo de ligação existente não era suficiente para a ligação da nova placa. Os técnicos têm sempre com eles os materiais mais habituais. Neste caso, sendo o comprimento do tubo de ligação insuficiente para a nova placa, o técnico teve de ir, ele próprio, buscar um tubo de dimensão suficiente, que levaria quando fosse completar o serviço ficando acordado que seria para o final do dia, o técnico ligaria 1 hora antes. Assim fez, mas passados essa hora ainda teve de esperar mais 20 minutos.
O Sr. Carlos Dias perguntou qual a melhor maneira de instalar a placa, se deveria por silicone. O técnico referiu que deveria colocar a fita isolante que normalmente é fornecida com as placas mas neste caso a placa não poderia ser colocada devido às dimensões do corte do balcão não permitirem a sua colocação correta.
E já não se estava a tratar do pedido inicial que foi apenas de substituição dos injectores, no entanto faríamos tudo o que fosse necessário, desde que técnica e legalmente correcto, para que a placa ficasse a funcionar nas devidas condições.
Como para a afinação das torneiras desta placa é necessária uma chave muito específica, o que desconhecíamos, que o técnico não tinha, não foi possível deixar concluído o trabalho de substituição dos injectores tal como nos foi pedido. Ficámos de agendar para voltar com a chave. É uma chave específica de que não tivemos necessidade em muitos anos mas teríamos agora de comprar. Procurámos em varias empresas de ferramentas, sem sucesso, tendo pedido numa delas que fossem encomendadas duas para nos fornecerem o mais urgentemente possível. Prometeram-nos que as entregariam na terça-feira, 18/09.
Tivemos o cuidado de, ainda na sexta-feira ainda no período da manhã, informar o Sr. Carlos Dias de que não nos seria possível concluir antes da inspecção marcada e que seria bom alterar a respectiva data. A partir de 19/09, tendo já a chave, poderíamos ir.
O Sr. Carlos Dias queria que lhe disséssemos hora exacta da presença do técnico. Não sendo possível prever exactamente uma hora, sugerimos ser a 1ª hora da manhã (das 09:00 às 10:00), o primeiro da tarde (das 14:00 às 15:00) ou o último, depois das 17:00. Não aceitou, de imediato, insistindo que tínhamos de informar a hora exacta. Acabou por ficar combinada uma reserva para quarta-feira, como primeiro cliente de manhã, das 09;00 às 10:00. Passados minutos ligou-nos a dizer que desistia, ia arranjar outra pessoa e queria o dinheiro de volta. A colaboradora que o atendeu achou por bem verificar a situação, pois havia trabalhos concluídos e ficou de lhe ligar ainda sexta ou sábado de manhã.
No sábado 15/9, pelas 12:00 horas ligámos para o Sr. Carlos Dias para combinar a ida do técnico. O telemóvel deu sinal de chamar mas não fomos atendidos.
Na segunda-feira, 17/09, ligou-nos para que informássemos quando íamos devolver o dinheiro. Informamos que lho devolveríamos, naturalmente no que se refere à peça aplicada na placa. O trabalho no esquentador estava concluído e a contento.
Relativamente ao esquentador, foi feita a colocação do tubo de saída de monóxido. Não pôde ser feita a experimentação de funcionamento pois não havia gás na habitação e é-nos vedado legalmente fazer a ligação direta, fazendo uma derivação ao contador tal como nos sugeriu. Não havia informação de mau funcionamento do aparelho pelo que consideramos o trabalho concluído.
Também o Sr. Carlos Dias considerou o trabalho do esquentador concluído, o que está provado com a assinatura que fez na factura, onde consta nas observações apenas que “Falta afinar os mínimos das torneiras” da placa.
Só após a decisão que transmitimos, de devolver apenas o valor pago pela peça da placa (a única intervenção que falta concluir), é que passou a afirmar “que o esquentador não apresentava as condições mínimas de segurança e ventilação para passar na Inspecção” porque “um técnico(?) lhe disse”. Mas não por verificação efectiva.
Quanto ao valor das peças, sim, há ainda mais barato do que indica mas se vier a verificar-se uma fuga com consequente incêndio e/ou explosão motivada pela qualidade do material aplicado a quem serão imputadas as responsabilidades? Pedimos desculpa mas não abdicamos da qualidade.
Perguntamos ao Sr Carlos Dias se queria que fossemos completar o trabalho na placa, afinando as torneiras de modo a ficar a funcionar ou, uma vez que já havia sugerido a devolução do dinheiro, se preferia que fossemos retirar a peça colocada e devolver o valor cobrado por ela, tendo-nos respondido que não queria nenhuma delas.
No entanto, estando concluída a intervenção no esquentador, estamos disponíveis para terminar o trabalho de afinação das torneiras da placa ou para lhe devolver o valor pago pela peça de ligação de gás da placa, retirando a peça, naturalmente.
19 de setembro 2018
Ao Contrario do que o Sr. afirma foi contratado um serviço de instalação de placa de gás (que não foi completado por incompetencia da Empresa), pelo qual foram cobrados 116 euros. O que seria necessário par ao completar compete a empresa, supostamente especialista na área. Nao compete ao cliente avaliar o que é necessário que seja feito. O tecnico não chegou a horas, não levou o material necessário no dia 12-09-2018. Obrigou o cliente a deslocar-se uma segunda vez ao final do dia para poder efectuar o serviço. Voltou a não trazer o material necessário. E voltou a não completar o serviço. Comprometeu-se a deslocar-se dia 17-09-2018 antes da inspeccçao de gas, por forma a poder completar o serviço. Voltou a não o fazer.
Se a empresa possui chave ou não possui chave não compete ao cliente avaliar. Se não estão em condiçoes de efectuar o serviço avisão o cliente e ele encontra uma alternativa. Importa relembrar ao Sr. que o tecnico foi lá da parte da manha. Nao levou o material necessario e nao foi sequer capaz de avaliar na plenitude o que seria necessario para o completar.
De realçar igualmente que a empresa não avisou o cliente que o esquentador não oferecia as condiçoes necessarias para passar na inspecçao, por ser antigo e nao ser ventilado. Não tinha quaisquer hipoteses de passar na mesma, conforme confirmei junto da Entidade Inspectora. Incompetencia. Refere "um tecnico" com desdem. Pergunta? O que sã vocês se nao "tecnicos"? Um pouco mais de respeito para com colegas de profissão, igualmente certificados como vocês, impoe-se. Volto a referir: confirmei junto da entidade Inspectora.
Quanto ao valor das peças.. foi cobrada uma comissão de mais de 30%. Nada tem a ver com a qualidade das mesmas. Não abdicam da qualidade ou não abdicam da comissão? Mas abdicam da segurança? A afirmação de que sugeri uma derivação é grave. Tem como a provar? Esta disposto a prova-la em Tribunal?
A Catmonde disponibilizou-se a devolver o dinheiro da "peça" e não a devolver na plenitude o valor do dinheiro pago, resultante de um serviço efectivamente não prestado e não completado. Devolver o dinheiro da peça é simplesmente ridiculo e um atentado á inteligencia. Volto a realçar. Não foi completada nenhuma intervenção efectiva no esquentador. A catmonde responsabiliza-se pela nao passagem na Inspecção resultante de o esquentador nao oferecer as condições minimas de segurança? quer-me parecer que não, como me foi dito telefonicamente. O cliente simplesme não foi avisado. Muito grave.

Relembro que a colaboradora que me atendeu dia 12-09-2019, de forma arrogante e indelicada para com o cliente, indicou que me iriam devolver o valor pago. O que não veio a suceder. O trabalho não foi completado em tempo real, causou graves prejuizos, um adiar de uma instalaçao e inspeccao
19 de setembro 2018
De realçar que parece estar muito centrado na colocação de um simples tubo de extracção de gases no esquentador (que nunca passaria na inspecção).
E não no efectivo trabalho para o qual foi contratado. Instalar a placa. Com os trabalhos inerentes ao processo, que o cliente desconhece quais são. O simples trabalho de afinação que diz faltar implica a não passagem na Inspecção. O cliente agiu de boa fé, pagou o valor de forma integral, embora o trabalho não estivesse terminado, sob promessa de que estaria antes da inspecção. Caso contrario não teria pago, A catmonde recolheria as peças no momento. O técnico indicou que estaria la antes das 8h, que seria um trabalho que demoraria 5 a 10 minutos. Afirmar que seria entre as 9 e as 10 é simplesmente ridículo. A inspecção decorreria, e o técnico foi informado de tal, entre as 8 e as 10.
Catmonte
19 de setembro 2018
Uma vez que não pretende nem a conclusão da intervenção nem a devolução do valor da peça, este assunto, para nós e por esta via, está encerrado.
19 de setembro 2018
Já não está tão parco em argumentação? Não se encontra encerrado. Por vossa incompetência e ma fé em todo o processo.
Cobraram ao cliente um montante de trabalho completo e não o completaram.
Irei até as ultimas consequências em todo este processo.