47.7
2 Sixt 80.1
3 Auto Europe 78.8
Centauro Rent a Car47.7
Centauro Rent A Car Lda

Centauro Rent a Car - Cobrança abusiva de caução por avaria mecânica, sem explicação cabal e minha autorização

Em tratamento
Cláudio Andrade apresentou a reclamação
5 de fevereiro 2024
Boa tarde Carissímos Senhores,

No seguimento da reserva PR24008256, venho por este meio expor o seguinte:

1. Fiz o levamentamento da viatura no dia 28/01/2024, pelas 21h na ilha da Madeira, e desloquei-me ao funchal, mais precisamente ao Madeira Shopping, com uma distância aproximada de 20km, feitos maioritariamente nas vias VR1 e ER101. Após a saída do Madeira Shopping voltei a conduzir maioritariamente nas vias VR1 e ER101até ao Hotel Vila Galé Santa Cruz onde estava alojado durante a minha estadia de férias. Estacionei a viatura e fiz o check in no hotel e não utilizei mais a viatura nesse dia.

2. No dia 29/01/2024, pelas 08h30 desloquei-me ao Continente Modelo de Machico (Sitio da Queimada de Baixo, 9200-017 Machico) a cerca de 5km do hotel onde estava instalado, onde percebi que a viatura estava com alguma avaria, imobilizei a viatura de imediato num lugar seguro (mais precisamente no estacionamento do Continente Modelo e contatei a linha de assistência cerca das 09h, a reportar a situação ocorrida.

3. Durante a conversa com a vossa coloboradora, informei que o carro tinha uma avaria que impedia que circulasse e que em tempo algum, apareceu um indicador de avaria (vermelho ou amarelo) no quadrante da viatura, assim como qualquer ruído ou sintoma anormal.

4. Após contato com a linha de assistência, fui informado que iriam entrar em contato com os colegas da Madeira para solucionar o ocorrido, fui então contatado pela colaboradora da Centauro Madeira, que após o enquadramento da situação e dada a proximidade da Centauro (cerca 2km), me solicitou que me deslocasse com a viatura até ela, situação que recusei por achar que a viatura não se encontrava em condições de circular e poderia até mesmo ficar imobilizada durante o trajeto.

5. Após a minha recusa da deslocação, foi pedido que aguardasse pela assistência e mais tarde a coloboradora acabou por se deslocar até mim com outra viatura de substituição, acabando por perceber no local que a viatura avariada não estava em condições de circular e ficando no local por mim estacionada.

6. Continuei os restantes 6 dias com a viatura de substituição e percorri cerca de 600km sem qualquer tipo de incidente até à altura de entregar a viatura no dia 04/02/2024. Onde fui informado que iria ser cobrado o valor de 1297,50€ devido ao dano da embraiagem + custo de reboque. Acontece que fiquei incredulo e não compreendo o motivo de me ser imputado o custo deste valor. O colaborador informou-me não poderia fazer nada e teria de contatar com o apoio ao cliente da Centauro e expor a situação.

Pelos atrás exposto solicito os seguintes esclarimentos:

1. Percorridos cerca de 45km e decorridas 12h do levantamento da viatura e cerca de 30 minutos de utilização útil da viatura é aceitavél imputarem-me os custos de reparação?

2. A viatura tinha 17964Km, e sendo a embraiagem uma peça de desgaste, foram os 45km que percorri que danificaram a embraiagem? Quantos kilometros tinha feito esta embraiagem? É de origem? Já efetuou alguma vez a troca? Fico com o sentimento que me entregaram a viatura com a embraiagem já num ponto critico e que cedeu enquanto eu utilizava.

3. Pode a centauro alegar que nos 45Km que percorri houve má utilização da minha parte? Baseado em quê? Tem algum relatório técnico que tenha indicio de má utilização.

Como é do conhecimento geral a embraiagem é uma peça de desgaste ao longo dos kilometros percorridos, é de uma inteira injustiça pagar por uma situação que me aconteceu derivado a utilizações anteriores feita por várias outras pessoas.

Face ao que antecede, solicito a apreciação da minha exposição tendo em conta o enquadramento da ocorrência.
Data de ocorrência: 4 de fevereiro 2024
23 de fevereiro 2024

Obrigado pelo seu contacto.

Verificamos que o seu caso já está a ser tratado pelo nosso departamento de apoio ao cliente.
Receberá uma resposta ao seu email o quanto antes.

Atenciosamente.
27 de fevereiro 2024
Boa noite,

Já recebi uma resposta padrão no dia 09 de fevereiro, contudo foi uma resposta muito vaga, que não responde ao pontos elencados da minha reclamação. Destaco a falta de conduta, profissionalismo e abuso da vossa parte.
No seguimento da vossa resposta, expus o contraditório no dia 10 de fevereiro e até ao momento, apenas silêncio.
Parece que não existe comunicação dentro da Centauro. Será? Devem melhorar a comunicação interna para não respoderem de forma descabida e descontextualizada. Sejam mais profissionais.
27 de março 2024
Continuo a aguardar uma resolução ao problema! E a aguardar os documentos solicitados ao departamento de apoio ao cliente.
28 de março 2024
Prezado Sr. Andrade,

Seu arquivo está nas mãos do departamento jurídico desde que você apresentou uma reclamação oficial, portanto essa linha de contato será mantida.

Sinceramente
Centauro Rent a Car está a aguardar resposta do utilizador