Centro Nacional de Pensões
Serviços Sociais e de Previdência
1 ADSE 78.8
Centro Nacional de Pensões13.3
Segurança Social
  • Canal não oficial da Segurança Social.
    Para um contacto direto use o portal Segurança Social Direta

• Rua de Entrecampos, 57 r/c e cave
    1700-157, Lisboa

Centro Nacional de Pensões - Inoperância

JOAO CHUMBINHO apresentou a reclamação
29 de março 2021
Na sequencia do meu pedido de reforma por invalidez, foi-me enviado em 2019/11/12 um oficio do Instituto da Segurança Social/Centro Nacional de Pensões, em que me informavam que os formulários previstos para apresentação do requerimento de pensão junto de instituição estrangeiras, cujo pedido havia sido apresentado junto deste Instituto em setembro de 2018, finalmente tinham sido enviados.
Em 04-03-2020 recebi um oficio do Department Federal des Finances DFF - Suíça, organismo responsável pela atribuição desta pequena pensão a que tenho direito, fruto dos descontos efetuados enquanto emigrante de curto tempo, a informar-me que tinham solicitado documentação necessária para analise do meu processo ao ISS, IP/Centro Nacional de Pensões.
Contactei de imediato o ISS, IP, através do formulário existente na segurança social direta para os contactos com a SS, indagando sobre o estado do meu processo.
Recebi como resposta via email, que o processo estava a aguardar informação do organismo estrangeiro, resposta esta que contrariava o oficio recebido do organismo estrangeiro.
Em 04-08-2020 recebi novo oficio do Departement Federal des Finances DFF, informando que não tinham ainda recebido a informação complementar solicitada ao ISS, IP/Centro Nacional de Pensões, pelo que não poderiam dar andamento ao processo. Também informavam neste oficio que caso não recebessem a informação solicitada até 04-11-2020, seriam forçados a arquivar o processo por falta de informação.
Contactei novamente a ISS, IP/Centro Nacional de Pensões através do formulário de contacto da SS, único meio de entrar em contacto com esta instituição á data, e solicitei informação sobre o meu processo. Voltei a receber novo email em 18-01-2021 onde informavam q7ue o meu processo se encontrava em analise no Centro Nacional de Pensões, pelo que deveria aguardar, já que se tratava de um processo ao abrigo de convenções internacionais - Suíça, e que o mesmo poderia levar mais tempo que um processo normal por depender da resposta de outro organismo competente.
Tenho duas resposta/versões para um mesmo processo,: uma da instituição Portuguesa que deveria zelar e contribuir para o bem estar dos seus concidadãos contribuintes e que me diz que tudo está dependente do organismo estrangeiro, e outra por escrito da entidade internacional a quem cabe a atribuição da pensão reclamada, informando que por falta da documentação solicitada e não recebida da entidade portuguesa, ISS, IP/Centro Nacional de Pensões iriam arquivar o processo.
Foi pedido ao organismo Português competente, prova de que haviam enviado ao organismo internacional a documentação por esta solicitada, evitando o arquivamento do processo. Até a presente data não recebi qualquer comprovativo do envio desta documentação, o que leva a crer que o organismo Português competente que deveria providenciar todos os elementos necessários, para que o organismo internacional-Suíça pudesse atribuir a pensão requerida sobre o estrangeiro, nada fez para que tal acontecesse, pondo através da sua inercia e falta de celeridade dos nossos instrumentos internacionais, um possível arquivamento do processo de atribuição de pensão, o que causará a perda desta pensão que por direito foi adquirida, por ter em tempos descontado para a instituição estrangeira.
Enviei ainda emails relatando a minha preocupação com este processo e descrevendo todos os episódios ocorridos com este pedido de pensão sobre o estrangeiro para :
ISS-IInternacionais@seg-social.pt
ISS-lisboa-instrumentos-internacionais@seg-social.pt
CNP-pensoes@seg-social.pt
e decorridos 20 meses ainda aguardo por uma resposta
Data de ocorrência: 29 de março 2021
22 de julho 2021
Serviços que deveriam servir o comum cidadão, continuam sem dar qualquer resposta, e mais grave ainda, continuam sem resolver os assuntos que lhes são dirigidos. Como se poderá pedir ao privado que hajam em conformidade, se os serviços públicos comportam-se muito pior que o privado. Haja paciência para saber esperar, mesmo depois de decorridos três anos desde a primeira abordagem ao assunto
5 de agosto 2021
Caros senhores que governam este Pais. Sejam profissionais e trabalhem para quem vos paga.
Deem andamento aos processos
19 de agosto 2021
Continuo a aguardar resposts
3 de setembro 2021
Organismos Públicos não tratam destes assuntos com a plebe. Estão acima de tudo e de todos. Onde está o Presidente da SS, Onde está A Ministra da Segurança Social e onde está o Sr. Costa que não conseguem pôr ordem nesta corja de funcionários públicos, que já não faziam nada, e agora a coberto da Pandemia ainda menos fazem. E querem depois estas pessoas que os apoiem nas seus protestos, quando se sentem mal pagos.
17 de setembro 2021
E então o Organismo dito Publico não responde ?
Já reenviaram esta queixa novamente para o denominado organismo Publico, que tudo faz, menos resolver os problemas do beneficiários, problemas estes causados por eles próprios.
A culpa ainda é do Covid, que os obriga a estarem em casa
19 de outubro 2021
Para quando uma resposta deste organismo pseudo publico. E a provedoria, o que faz, que não chama a atenção estes Senhores que sendo pagos por nós, nada fazem para resolverem os problemas por eles criados. Incompetência e desleixo total.
JOAO CHUMBINHO avaliou a marca
7 de dezembro 2021

Péssimos serviços prestados por quem deveria ajudar-nos no nosso dia a dia. Incompetência ? Falta de carater ? Desleixo ? Terá que ser os organismos que tutelam estes serviços a supervisionar.

Sr. João Chumbinho, Nos meus cálculos ainda vai aguardar uns... anos! Os srs. do Centro Nacional de Pensões são pagos para não fazerem nada bem como os da Segurança Social. Os "chefões" dão ordens expressas aos funcionários para nada fazerem, nada responderem, se remeterem ao silêncio e deixarem rolar. O povo, o povo que se f...!Só olham para o umbigo deles. Não vê a recente notícia dos "boys and girls" do partido que vão "tratar" das comemorações do 25abr durante cinco anos, cheios de mordomias, etc.? Viva o 25abr! Não viu a recente notícia da verba choruda (800 mil euros) transferida para a conta de um desconhecido por parte da seg. soc.? Os dinheiros públicos andam em roda livre (o nosso dinheirinho!). Os figurões que nós sabemos bem quem são (alguns até estão no "hotel" prisional), acumulam subvenções vitalícias com reformas disto e daquilo e não tiveram de esperar tempo algum nem de comprovar coisa nenhuma! Assim vai esta república das bananas (sem bananeiras). Desejo-lhe sorte, saúde e paciência para receber tudo a que tem direito.

Concordo plenamente consigo. É tudo uma palhaçada. Ja recebi da SS direta mais de 30 respostas que tinham reencaminhado o meu problema para o CENTRO NACIONAL DE PENSÔES, que seria a entidade responsavel por tratar do meu assunto e que iria ser contactado em breve.......Só que a noção de brevidade destes senhores ninguem a entende. Só espero ainda estar vivo quando receber esta resposta. Estes senhores no alto dos seus poleiros são intocaveis. Todos no campo pequeno alinhados, so se perdiam as balas

Sr. João Chumbinho, estou completamente solidário consigo! A pessoa ilustre que disse com todas as letras que os metia a todos no Campo Pequeno e que fazia uma tourada à antiga, infelizmente acabou de nos deixar, paz à sua alma! Voltando às nossas queixas, se perder um bocado do seu tempo e pesquisar neste portal da queixa (que presta um serviço cívico de relevo), vai ver centenas e centenas iguais à sua e à minha (todas sem resolução), acha que os mais altos responsáveis (presidente das selfies incluído) não são sabedores desta vergonha, deste "drama social"? Não só são sabedores como são eles que ordenam aos funcionários (culpados por omissão e por inatividade) para nada fazerem! O povo que se f...! A bazuca, a bazuca, a bazuca e... não se vê nada! Era pegar na bazuca e dar-lhes com ela nos c.....! Atirem-lhes com futebol, uns fados, Nossa Senhora de Fátima e... está tudo ótimo! Viva o 25abr!