Centro Nacional de Pensões
Serviços Sociais e de Previdência
1 ADSE 78.8
Centro Nacional de Pensões13.6
Segurança Social
  • Canal não oficial da Segurança Social.
    Para um contacto direto use o portal Segurança Social Direta

• Rua de Entrecampos, 57 r/c e cave
    1700-157, Lisboa

Centro Nacional de Pensões - Pensão de viuvez sem resolução

Liliana Sofia Afonso Pinheiro Fino
Liliana Fino apresentou a reclamação
28 de fevereiro 2020
A minha mãe, faleceu no passado dia 17-09-2019, e foi reportada a esta instituição no dia 24-09-2019 esta situação, para efeitos de solicitar a pensão de viuvez que corresponde por lei ao meu pai.
Neste momento, encontramo-nos a 28.02.2020, ou seja 5 meses decorreram e ainda nada foi tratado neste sentido.
O meu pai é uma pessoa que vive sozinha, e tem atravessado algumas dificuldades económicas (vou ajudando no que posso), devido a esta situação, uma vez que como todo o cidadão português, também ele tem despesas mensais, que não deixam de chegar.
No passado dia 26.02.2020, o meu pai teve que deslocar-se aos vossos serviços, para ser informado que o seu processo ainda nem foi iniciado, devido aos poucos funcionários existentes. E, nem uma comunicação pelo atraso no processo lhe foi enviada, o que considero uma enorme falta de respeito da vossa parte para com os vossos utentes.
Entendo perfeitamente que os funcionários não são responsáveis, porém o meu pai também não o é, e no entanto ele é o maior lesado.
Todos sabemos perfeitamente que existem situações irregulares de "amigos" cujos processos são avançados em detrimento dos demais utentes, porque sempre aconteceu e continuará a acontecer, mas não considero justa esta situação, tendo em conta a situação do meu pai.
Peço que o processo do meu pai seja revisto com a maior brevidade possível, porque como indiquei, o mesmo está a passar dificuldades económicas porque, dizem não ter funcionários suficientes, mas como poderão calcular a responsabilidade dessa situação é da Segurança Social e não do meu pai, pelo qual acredito que o mesmo não deva continuar a ser penalizado por isso.
Já foi apresentada uma queixa ao Provedor de Justiça e continuarei a apresentar reclamações até que algo seja feito nesta situação.
Data de ocorrência: 28 de fevereiro 2020