Centro Nacional de Pensões
Serviços Sociais e de Previdência
1 ADSE 78.6
Centro Nacional de Pensões13.2
Segurança Social
  • Canal não oficial da Segurança Social.
    Para um contacto direto use o portal Segurança Social Direta

• Rua de Entrecampos, 57 r/c e cave
    1700-157, Lisboa

Centro Nacional de Pensões - Processo de atribuição de reforma reforma antecipada

Jose Costa Cascais
Jose Cascais apresentou a reclamação
30 de dezembro 2018 (editada a 22 de fevereiro 2019)

1)Atendimento por pré-marcação: Os tempos disponibilizados ao cidadão são manifestamente exagerados. Efectuado o contacto para marcação em 19 junho p.p. a data disponível foi a de 8 de Agosto p.p. (51 dias perdidos ou ganhos consoante o ponto de vista).Ojectivo entrega de requerimento solicitando o direito adquirido de Reforma Antecipada.
2) Após a entrega do requerimento referido, Reforma Antecipada por Desemprego de Longa Duração para vigorar a partir de 3 de Outubro p.p., foi-me inscrito manualmente pela funcionária no recibo de comprovativo da diligência “90 dias” correspondendo a um número de dias que deveria aguardar resposta embora me pareça que a LEI refira 35 a 50 dias. Sobre este período importa referir que cerca de 30 dias antes consegui um contacto telefónico com os serviços que me garantiram que responderiam dentro do prazo…provavelmente lapso da funcionária. Terminados os 90 dias fui completamente ignorado não me sendo dada qualquer resposta.
3) A 19 de Novembro p.p. envio o e-mail solicitando esclarecimentos relativos ao meu processo acrescentando as dificuldades que o atraso já constatado previa vir a causar a toda a minha vida pessoal. Dois aspetos eram sublinhados o incumprimento das minhas responsabilidades financeiras e os relativos á saúde que, por não auferir alguma remuneração apesar de 38 anos de descontos tenho que gerir por forma a minimizar a incerteza em que o CNP me coloca. Até à presente data não me foi enviada qualquer resposta.
4) A 11 de Dezembro p.p. enviei um pedido de informação dirigido à Sr.ª Diretora do CNP sobre o processo em causa com aviso de recepção, entregue a 12 dezembro p.p. que até à data não obteve resposta.
5) Processos semelhantes que tenho a companhado foram, num caso resolvido em 9 dias para uma solicitação entegue a 28 de Agosto, embora recebida via CTT a 27 de Setembro,noutro caso, acrescentando aos meios a que estou a recorrer a apresentação de Queixa ao Provedor de Justiça passo que só não foi já concluido por ter o servidor "cheio"...

Data de ocorrência: 30 de dezembro 2018
Jose Costa Cascais
Jose Cascais avaliou a marca
21 de fevereiro 2019

A "marca" é o Centro Nacional de Pensões (CNP) ... Há alternativa????? Creio que importa acrescentar que é lamentável e imoral que a SS se esteja a financiar, atrasando os pagamentos das reformas aos milhares de requerimentos que para o efeito lhe são entregues anualmente, por um grupo maioritáriamente carenciado e que vive durante meses a angústia de, sem rendimentos e respostas da SS que, em incumprimento , não responde.De um processo que teve início em 19 de junho de 2018 com a marcação de atendimento disponibilizada para 8 de agosto de 2018 ... só hoje 21 se fevereiro de 2019 recebo a carta que aponta para o pagamento completo da pensão requerida para março de 2019 A PARTIR do próximo dia 8...263 DIAS, aproximadamente 9 meses para obter uma reforma sem qq dificuldade processoal ( ás vezes há dificuldades do CNP na connfirmação de dados não informatizados)...Da experiência acumulada constatei que : - A Reclamação para o PROVEDOR de JUSTIÇA simplesmente , e até esta data , não teve feedback...o que é brilhante....! Um telefonema para o atendimento resultou numa informação de que as reclamações eram muitas ....e não havia prioridades no seu tratamento.... - A reclamação para o Provedor do CNP deveria constar no rol das acções...o que subvalorizei. - Escrever no Livro de Reclamações do CNP também seria importante...só há pouco me lembraram quão importante é este meio...