Segurança Social

(10.5%)

Serviços Sociais e de Previdência

Canal não oficial da Segurança Social.
Para um contacto direto use o portal Segurança Social Direta

Rua de Entrecampos, 57 r/c e cave
1700-157, Lisboa

Centro Nacional de Pensões - Reforma de 2017 declarada em 2018

27419719
joão canhoto apresentou a reclamação

Reformei-me em outubro de 2017, reforma essa que só me foi paga em 8 de janeiro de 2018, com retrativos desde o momento em que me foi atribuída. Como me encontrava na situação de desempregado os rendimentos declarados ás finanças referentes ao ano de 2017 foi 000000, o que não foi verdade já que auferi da parte da caixa nacional de pensões( segurança social) foi 2.329,03 euros.
Qual é o meu espanto, quando ao submeter o IRS de 2018, verifico que os rendimentos declarados eram mais elevados do que realmente tinha auferido relativamente ao ano de 2018.
Depois de me debruçar sobre o assunto verifiquei que a Caixa Nacional de Pensões (Segurança Social) tinha declarado o conjunto dos 2 anos (2017 /2018) no ano de 2018. Com isto agravou-me o escalão de IRS e aparece-me uma quantia astronomica para pagar.
A minha reforma não atinge o valor de 1,5 do IAS (mas está no limiar) o que não obriga a fazer descontos. Com a junção dos dois anos, essa realidade não se verifica.
Encontro que esta situação não é justa, não foi criada por mim, mas a realidade é que o grande prejudicado sou eu.
Peço ás entidades competentes para o efeito, façam a retificação da declaração de rendimentos que enviaram ás finanças, de modo a dividir os rendimentos devidos pelos dois anos.
Penso que terão que ser essas entidades a corrigir esta injustiça, para tornar a situação legal.
Os prazos para meter o IRS estão a decorrer, por esse motivo peço que sejam o mais rapido possivel.
Sem mais assunto
João António de Matos canhoto
joão canhoto está a aguardar resposta da marca