Sonae Sierra

Centro Vasco da Gama - Desrespeito

Sérgio Ferreira apresentou a reclamação
9 de novembro 2022
Era quase 00h30 quando a 22 de outubro saía de uma das salas de cinema. Assim que saí do edifício, apercebi-me de que tinha deixado a bolsa com os meus documentos, chave do carro e chave de casa na cadeira em que vi o filme. Rapidamente (e ainda à porta do centro!) virei-me para trás e pedi ao segurança para me deixar ir buscá-la, num momento em que ainda existiam pessoas a abandonar o local.
O pedido foi-me negado, porque as regras diziam que não podiam deixar que eu voltasse a entrar. Fiquei imediatamente preocupado porque a qualquer momento alguém podia roubar a bolsa.
Depois de muita insistência minha, lá consegui que o segurança avisasse o cinema de que tinha deixado lá as minhas coisas. Cinco minutos depois, disseram que não se encontrava lá nada (nem me perguntaram ao detalhe onde estive sentado).
Assim sendo, tendo em conta que fomos os últimos a sair da sala e que supostamente tinham visto bem o espaço, só havia a hipótese de alguém que trabalhasse nos cinemas a tivesse levado. Chamei a polícia.
Da parte da segurança do centro, disseram que só podia voltar no dia seguinte às 9 da manhã para verificar se estavam lá as minhas coisa. Correndo eu o risco de que alguém tivesse levado a bolsa e tentasse abrir o meu carro (que estava estacionado lá perto) ou até mesmo usasse um dos meus cartões de pagamento.
Os agentes da polícia disseram por telefone que iriam deslocar-se ao local. De seguida, liguei para um amigo que conhecia uma pessoa que trabalha numa das lojas. Por sorte, ele ainda estava a trabalhar e fez-me o enorme favor de ir aos cinemas ver se encontrava a dita bolsa. Dei-lhe as indicações por telefone e de forma muito rápida ele encontrou-a. Mas foi só graças a ele que não passei uma noite em claro sem conseguir ir para casa, sem ter como lá entrar e cancelado os meus cartões.
Existem testemunhas de toda a situação cujos contactos me disponibilizaram sem mesmo eu pedir. Estas assistiram também à pouca (ou nenhma) vontade em ajudar-me por parte da segurança e à fraquíssima comunicação dentro do centro comercial.
Choca-me profundamente a falta de interesse em ajudar um cliente que acabou de sair de um espaço comercial. Mas choca-me mais ainda a falta de empatia pelo próximo numa situação de desespero.
Uma situação que podia ter ficado resolvida em 5 minutos!
Denunciei a situação na minha página de instagram e o centro respondeu, prometendo a 24 de outubro que me dariam feedback. Ainda hoje o aguardo.
Data de ocorrência: 9 de novembro 2022
15 de novembro 2022
Exmo. Sr. Sérgio Ferreira,

Vimos por este meio acusar a receção da sua reclamação, a qua mereceu a nossa atenção e lamentamos todo o incómodo causado.

Relativamente ao assunto em questão, pelos dados e testemunhos que conseguimos apurar, informo que após o fecho do Centro na madrugada de 23/10 dirigiu-se um grupo de pessoas para entrar no Centro pelas portas de oriente 1. Estas pessoas solicitavam a entrada para os cinemas alegando terem perdido uma bolsa dentro do cinema.

O grupo em questão não pode entrar no Centro, pois estavam já implementados os nossos procedimentos internos de segurança, pois a partir do momento que o Centro Comercial encerra ao público, novos procedimento de reforço e segurança do espaço são implementados, sendo que a partir das 00 horas apenas deixamos sair clientes e funcionários.

Contudo, dado a situação ser excecional, de suposta perda de uma bolsa e chaves, foi solicitado ao Vigilante que se encontrava próximo do cinema que se deslocar ao mesmo, para averiguar a existência do achado nas salas do cinema. Segundo informação que obtivemos foi facultada ao vigilante a indicação do lugar a que dizia respeito o bilhete de cinema.

O Gerente dos cinemas informou inicialmente que não tinham encontrado o achado, por este não se encontrar na cadeira indicada no bilhete, mas após insistência de um Cliente que seria conhecido da pessoa que perdeu a mala, foi dada excecional autorização, para este, entrar na sala em questão e procurar em todas as cadeiras da sala e encontrou a bolsa em questão num outro lugar que não o do bilhete de cinema.

A pedido da equipa do Centro Comercial , o Gerente dos cinemas dirigiu-se para as portas de entrada do Centro Comercial para falar com o Cliente, justificando que a mala não foi inicialmente encontrada pelo fato do Cliente não se ter sentado na lugar indicado no bilhete, e que a limpeza da sala apenas seria efetuada no dia seguinte antes da abertura, altura em que seria guardado o achado caso fosse encontrado noutro assento.

Assim sendo, concluímos que foi dada toda a atenção devida a esta situação, sendo que é importante ter em consideração que também os cinemas tem procedimentos de segurança que para nós são fundamentais de cumprir, pois só assim conseguimos garantir a segurança de pessoas e bens dentro dos nossos espaços.

Pelas razões expostas , não foi possível encontrar a bolsa em questão na celeridade que gostaria, mas foi dada tanto da parte dos vigilantes do Centro como da equipa de gestão dos Cinemas o acompanhamento desta questão que permitiu que a bolsa fosse encontrada.

Esperando ter esclarecido todas as questões colocadas e apelando para a compreensão de V/ Exa pela demora no encontrar a referida bolsa.

Agradecemos igualmente a sua partilha de informação que nos irá permitir fazer alguns ajustes que permitam uma mais célere e eficaz resolução de incidentes.

Com os melhores cumprimentos
Luis Pinto Soares
15 de novembro 2022
Exmo. Sr. Luís Pinto Soares,

Gostaria de esclarecer algumas questões do seu e-mail que não correspondem ao que realmente aconteceu.
"(...) dirigiu-se um grupo de pessoas para entrar no Centro pelas portas de oriente 1. Estas pessoas solicitavam a entrada para os cinemas alegando terem perdido uma bolsa dentro do cinema". O grupo não solicitou a entrada. Quem pediu para entrar fui apenas eu. Essas pessoas estavam junto de mim e, depois de me ter sido negada a entrada, pediram também que me deixassem ir até ao cinema. Nunca houve interesse por parte de todo o grupo em dirigir-se até ao interior do Centro

Em relação à parte "a limpeza da sala apenas seria efetuada no dia seguinte antes da abertura, altura em que seria guardado o achado caso fosse encontrado noutro assento", informo que o que nos disseram foi apenas que a bolsa não se encontrava dentro da sala, o que é algo que transmite uma mensagem completamente diferente.

"(...) foi dada excecional autorização, para este, entrar na sala em questão e procurar em todas as cadeiras da sala e encontrou a bolsa em questão num outro lugar que não o do bilhete de cinema". Esta informação induz em erro.
Nem chegámos a informar à segurança qual era o assento em que nos sentámos, visto que estivemos em lugares diferentes do bilhete (havia muitas filas vazias). O que aconteceu com o meu "conhecido" foi eu ter tido a oportunidade de explicar em que zona me sentei. Oportunidade essa que nunca me foi dada por parte da segurança.

Como referido anteriormente, existem várias pessoas que poderão comprovar-lhe estas informções.

Obrigado pela atenção.