Chaviarte - Chaves, Lda
  • geral@chaviarte.pt

Chaviarte - Serviço não prestado, perda e não reembolso

Vanessa Oliveira apresentou a reclamação
15 de janeiro 2024
Fiz o pedido de um comando de garagem na Chaviarte do Loureshopping, deixando o comando original e fazendo o pagamento do serviço no momento do pedido.
Quando fui levantar o novo comando, não me fiz acompanhar da fatura (tinha mudado de casa e não sabia onde se encontrava) e não me deram sequer qualquer hipótese de obter o comando pois sem a factura não podiam fazer nada.
Passado um tempo, encontrei a fatura e dirigi-me de novo à loja, e aí, tudo correu mal. Um atendimento quase inconcebível. Pela fatura não podiam localizar o objeto... não tinham nem o comando antigo, nem o novo. Continuaram a repetir incessantemente que se quisesse um novo comando tinha que levar o antigo - e respondi incessantemente que já o tinha deixado lá, que tinha o comprovativo, a fatura, e o pagamento feito.
Não sabiam do comando. Vendo que a situação não ia mudar, pedi para me devolverem então o dinheiro tendo em conta que não me prestaram o serviço pelo qual paguei. E disseram-me que não devolviam.
Fiquei sem comando original, sem cópia e sem dinheiro. É inadmissível e apresentei queixa no livro de reclamações.
Até hoje, não tive resposta, mesmo tendo enviado e-mail no início de Janeiro para saber o ponto de situação.
Data de ocorrência: 9 de outubro 2023
29 de janeiro 2024
Estamos a 29 de Janeiro e não houve uma única tentativa de contacto ou resolução da situação exposta.
30 de janeiro 2024
Com respeito à reclamação supracitada enviada pela cliente Vanessa Oliveira, cumpre a loja Chaviarte Loureshopping, informar o seguinte:
- A srª adquiriu a 02/02/2021 um comando Remocon 166hs;
- A srª indica ter deixado o comando original na loja, contudo não nos é possível confirmar pois não é um tramite necessário;
- Dirigiu-se por 2 x à loja a solicitar a entrega do comando, sem apresentação de qualquer fatura ou talão;
- Pela 3x, a 7/10/2023, apresentou-se na loja com a fatura correspondente, mais de 2 anos depois do suposto ocorrido;
- Quando questionada sobre como era o comando, a senhora não soube indicar;

Por estes motivos não foi possível ajudar a cliente, pois não só se passaram mais de 2 anos, como também não soube identificar o comando.

Com respeito à reclamação no livro, esta foi enviada para a ASAE conforme obrigação legal, algo que ao que parece a cliente não fez, dado que ainda mantém a sua folha conforme fotografia anexa à reclamação.

Cumpre-nos assim informar que não existe mais nada que possamos fazer com respeito ao assunto, lamentando qualquer transtorno que possa ter sido causado.

Os melhores cumprimentos,
Provedoria do Cliente
31 de janeiro 2024
Afinal ainda me consigo surpreender com as respostas oficiais das marcas.
Acho extraordinário quando não existe a mínima capacidade para ver e assumir as responsabilidades próprias e se inverte toda a lógica do problema.

O facto de terem perdido o comando é então um problema meu, porque não sei descrever um comando de garagem.

Não conseguem confirmar se deixei o comando porque não têm essa verificação. Provavelmente deveriam ter, mas continua a não ser uma questão minha.

Segundo a Chaviarte o cenário é: dirigi-me à loja para fazer um comando, mas não levei o original para se fazer a cópia; ainda assim paguei logo e deram-me a respetiva factura. A serio?

A reclamação mantem-se: apresentei a fatura, não encontram o comando original nem copia, e não me devolvem o dinheiro pago e cujo serviço não foi efetuado.

Cumpri a obrigação legal de escrever no livro de reclamações no estabelecimento. Se se preocuparem tanto com as minhas obrigações como com as vossas, este caso resolve-se facilmente.

Parece-me que a vossa resposta é bastante indicadora da falta de profissionalismo existente.

Continuo a pretender a devolução do montante pago.
16 de fevereiro 2024
Estimada cliente,

Tal como previamente mencionado, após este hiato de tempo não nos é possível ajudá-la, não se tratando de qualquer má vontade.

Mesmo que tivesse deixado o comando na loja, ao fim de 2 anos, aplicar-se-ia ainda o fundamento Legal da Lei do Abandono, que indica que ao fim de 6 meses, a loja não se responsabiliza por qualquer bem deixado por clientes e que os mesmos podem ser inutilizados.

Gostaríamos de poder ajudar, contudo como já explicado não nos é possível findo este período.

Consideramos assim o exposto encerrado.
19 de fevereiro 2024
Agradeço a mensagem de resposta, mas não vai em nada no sentido das expectativas de uma resolução equilibrada. Como exposto anteriormente, a Chaviarte perdeu o meu comando original (e não estou a ser compensada por isso de forma alguma nem sequer o pedi).
Para além disso, não têm o novo comando, aquele que me levou a contratar os vossos serviços. Imagino que não costumam destruir o vosso próprio trabalho, ao final de 6 meses, para estarem em concordância com a Lei do Abandono, tirada a "ferros" aqui nesta reclamação.
E, como agravante, não assumiram a responsabilidade de nenhuma destas situações, passaram o tempo todo a acusar-me de que "eu é que não estava a ajudar" e negaram-se a devolver-me o dinheiro que paguei.
São três tipos de prejuízo: fiquei sem comando original, fiquei sem comando novo, fiquei sem o valor pago pelo serviço não prestado.
Não coloquem por favor a expressão da "boa vontade", que neste caso, torna-se ridículo.
Não é pelos cerca de 40€. Posso virar costas e esquecer... é uma questão de não estarem a ser minimamente corretos. Desde cedo entendi que não haveria grande margem para conversação. A reclamação também foi feita diretamente online e comunicada à ASAE.
Aceitarei da parte deles a resposta final, mas não aceitarei, de forma alguma, a forma grosseira e negligente com que trataram o tema desde que fui à vossa loja. O respeito continua a ser bonito.
20 de fevereiro 2024
Verificando que não existe entendimento por parte da cliente que ao fim dos 2 anos não é possível solucionar esta questão, marcamos assim infelizmente esta reclamação como sem resolução.

Fazemos sempre tudo o que está ao nosso alcance para solucionar ou chegar a um entendimento com os clientes, contudo infelizmente nesta situação não é possível.

Lamentamos o sucedido.
Vanessa Oliveira avaliou a marca
20 de fevereiro 2024

Ausência de responsabilidade, negligência, desorganização e desrespeito na atenção ao cliente. Não recomendo de forma alguma.