CINEL - Centro Formação Electrónica
Formação Profissional
1 Esneca 100
3 SA Formação 92.8
CINEL - Centro Formação Electrónica31.6
CINEL - Centro de Formação Profissional da Indústria Electrónica, Energia, Telecomunicações e Tecnologias da Informação
  • Pólo de Educação e Formação D. João de Castro
    Rua Jau - Alto de Santo Amaro
  • cinel@cinel.pt

CINEL - Desagrado pela situação de desvantagem

Sérgio Iahaya dos Santos Daúde
Sérgio Daúde apresentou a reclamação
3 de setembro 2017

Sou formando do CINEL, estando a frequentar o curso de Instalador de Sistemas Solares Fotovoltaicos, na turma EFA.FTV.D.L.36.
Venho por este meio participar, denunciar e dar conhecimento de uma situação que tem ocorrido comigo desde o dia 24 de Julho deste ano de 2017 e que me tem oposto a mim e à nossa professora (formadora) de Tecnologia de Materiais Drª Raquel Lima dos Santos de Barros.
Por motivos de saúde tive de faltar a algumas aulas na semana precedente àquela a que me refiro (anterior à que começou a 24 de Julho, 2ªfeira) o que ocasionou que num daqueles dias em que faltei não pudesse estar presente a um teste de matemática.
Faltas estas que foram devidamente justificadas mediante a apresentação dos devidos atestados médicos.
Como por motivos de força maior tive de faltar ao teste, pedí à nossa formadora de matemática Dr. Catarina se poderia fazer o teste e ela disse-me que na segunda-feira dia 24 iria fazer o mesmo teste com outra turma.
Nessa segunda-feira dia 24 de acordo com o horário tinha aulas de Tecnologia de Materiais com a Drª Raquel Lima dos Santos de Barros, no periodo entre as 8.30 e as 12.00.
Ainda a caminho do CINEL, enviei uma mensagem à turma pedindo que informassem a professora de Tecnologia de materiais de que eu ía a caminho e iria fazer o teste de Matemática .
Como nesse dia me atrasasse com os transportes cheguei ao centro perto das 9. 15 tendo me dirigido de imediato à sala de matemática para informar a Professora de Matemática da minha presença, pois o teste de Matemática estava marcado para as 9:30.
Entretanto a quando cheguei ao CINEL encontrei colegas meus da turma de Fotovoltaicos que entretanto tinham saído para intervalo, e ao passar pela sala onde a turma a que pertenço, notei que a professora Drªa Raquel não estava lá pois ter-se-ía ausentado para ir ao intervalo.
Deste modo comparecí então à hora estipulada ao teste de matemática...
Findo o teste, dirigí-me à sala onde a turma a que pertenço estava a ter aulas com a professora Raquel e expliquei-lhe o porquê do meu atraso e inclusive mostrei-lhe a mensagem que até o dia de hoje, onde pedia aos meus colegas que informassem à professora que a despeito do meu atraso iria fazer o teste de matemática.
Devo referir que a Drª Raquel falou comigo num tom de voz extremamente agressiva comigo, muito apesar de eu ter explicado o sucedido. Foi inclusive comigo à presença da colega dela Professora de Matemática procurar conferir se eu de facto alí estivera, indagando sobre a que horas havia chegado, "ameaçando-me" de que me iria marcar falta de presença (numa situação que a bem dizer poderia ter sido resolvida com alguma boa-vontade, boa-vontade que a Drºa Raquel, em momento algum demonstrou, negando-se a qualquer tipo de diálogo construtivo, absolutamente possível ante aquelas circunstâncias).
- Naquele momento procurando também, e porque de interesse era, no contexto interno da disciplina, referí-me ao trabalho que ela propôs à turma que fizesse como trabalho de avaliação final do módulo, e cuja temática era a produção do aço.
Disse-lhe que apesar de no periodo em que estive de baixa médica por problemas de saúde fiz e tinha enviado o trabalho em Pdf para o mail dela conforme ela tinha dito que o fizéramos..
Trabalho que em boa verdade, poderia nem sequer me ter dado ao trabalho de fazer, se não fosse eu uma pessoa que de forma responsável me tivesse aceite o compromisso que a professora nos pediu.
Pois bem ao dar-lhe conhecimento de que o meu trabalho tinha sido feito e enviado, a Drª Raquel recusou-se primeiramente a vê-lo, disse categoricamente que eu não iria ter nota pois o trabalho era para se fazer na sala de aula, e que achava que eu se o tivesse feito em casa não poderia garantir que eu não o tivesse copiado que era e seria o mais certo.
Eu em bom apelo da verdade investí tempo e esforço pesquisando sobre o tema prpoposto e inclusive durante a minha ausência (no periodo em que estive doente) procurei informar-me sobre os conteúdos necessários bem como os prazos de entrega do trabalho,através do mail da turma, e do grupo do whatsap (criado para que entre nós formandos houvesse intercâmbio de informação).
Abro aquí um parentesis para referir que na semana em causa, à qual reportam os factos que refiro aquí nesta reclamação tivemos apenas além da aula de Tecnologia de Materiais de segunda-feira dia 24, uma outra aula no dia 26 de Julho (quarta-feira) e a última desse módulo deTecnologia de Materiais na segunda-feira seguinte dia 31 da parte da tarde, aula que finalizou o módulo de Tecnologia de Materiais.
Na aula do dia 26 de Julho fizeram-se as primeiras apresentações dos trabalhos, mantendo durante a primeira parte da aula a Drºa Raquel a recusa em que eu fizesse a minha apresentação de diapositivos.
Contestei-lhe que tinha investido tempo na elaboração do meu trabalho, e ela, a Drºa Raquel, foi mantendo a sua inflexibilidade, tendo-me convidado a sai da sala, coisa que não fiz, pois não teria qualquer sentido. Entretanto pedí eu para sair durante uns breves instantes e dirigí-me á sala de coordenação e falei com o coordenador a quem informei do ocorrido, ele prometeu que iria falar com a Professora Raquel.
Depois do intervalo a Drªa Raquel mudou de ideias e tendo permitido que a minha apresentação de diapositivos se concretizasse....
No entanto continuou a manter a insinuação caluniosa de que eu tinha copiado o trabalho, coisa que não fiz (uma das características inclusive do meu trabalho, comparativamente inclusive ao da maioria geral dos trabalhos apresentados é a de que os textos do meu trabalho estarem escritos no dialecto europeu da Língua Portuguesa, sem qualquer uso ou utilização de brasileirismos, como sucedeu noutras apresentações de diapositivos referentes ao mesmo trabalho sobre o tema proposto da Produção do Aço. ).
- A Drªa Raquel disse que não iría avaliar o meu trabalho pois não foi feito em turma, ou seja na sala de aula, e em alternativa propôs que no dia 31 eu fizesse um trabalho escrito sobre a produção do Aço e sobre as caracteristicas dos metais e.g. .
No dia 31 exigiu que eu fizesse portanto esse trabalho sem qualquer tipo de consulta (vulgo de cór e de memória, sendo um trabalho que atende a muita especificidade técnica), o que recusei.
Recusei sob a alegação de que fazendo-o iria ficar em muito clara desvantagem em relação aos meus colegas, que ao fazerem o trabalho em sala, tiveram além da orientação específica da professora, a possibilidade de consultarem fontes de informação inclusive com recurso à Internet coisa que eu não teria.
A Drªa Raquel disse que se recusava a dar nota, demonstrando bastante má vontade para com a minha pessoa, mostrando-se intratável e nada aberta a qualquer tipo de diálogo construtivo que permita ou permitisse um entendimento mútuo, tendo inclusive em linha de conta que "teremos" eu e ela de encetar imperativamente o diálogo formal nos próximos meses pois é ela quem irá administrar, ser a formadora da nossa turma nos módulos de Mecânica dos Materiais e de Ambiente, segurança e higiene no local de trabalho, conceitos básicos.
Módulos nos quais eu irei à partida ser formando e nos quais irei inclusive intervir, seja na realização dos trabalhos propostos, bem como procurando, naturalmente, como formando, esclarecer dúvidas junto da formadora tal como espectável do ponto de vista de um qualquer aluno.

Data de ocorrência: 3 de setembro 2017