55.8

Citygás - Incumprimento instalação

Roberta
Roberta apresentou a reclamação
16 de maio 2023
A CityGás solicitou á antiga empresa fornecedora de gás o corte do mesmo. Sem a minha autorização. E sem este assunto ser deliberado em assembleia de condóminos.
O corte de gás foi efectuado no dia 14-09-2022 pelas 11:15h. Foi informada que a ligação seria restablecida no máximo em 3 semanas. Só voltaram a fazer a ligação do gás no dia 14-02-2023. Estive 5 meses sem gás. Estava até então a comprar botijas de gás. Pedi o reembolso do valor das botijas á empresa e a mesma nega-se a assumir a responsabilidade. Inadmissível. Empresa desorganizada…e lenta na ligação do gás.
Data de ocorrência: 16 de maio 2023
Citygás
24 de maio 2023
Exmo (s). Senhor (s).,

No seguimento da análise da reclamação, relacionada com o atraso na ligação da sua habitação à rede de Gás Natural, somos a esclarecer:

- Embora não tendo sido realizada a referida Assembleia de Condóminos, a Citygás contactou todos os moradores do condomínio no sentido da adesão à energia “Gás Natural”, realizando a contratação superior a 2/3 dos fogos,

- Face à aceitação Moradores em alterar o tipo de energia, e para proceder às alterações necessárias ao abastecimento com Gás Natural, a Citygás solicitou a suspensão e corte do abastecimento nas fracções aderentes ao Distribuidor de Gás Propano (GPL),

- Apesar de fazer parte do mesmo condomínio, a fracção em causa, possui entrada independente de todas as restantes e abastecida de forma isolada (tipo moradia),

- Distribuidor de Gás Propano (GPL) decidiu retirar todos os contadores existentes no condomínio, independentemente da adesão ao Gás Natural,

- A colocação de garrafa de gás GPL foi a solução técnica encontrada, para que de forma imediata, ainda que temporária, garantir a continuidade do abastecimento de gás e a manutenção do normal funcionamento dos aparelhos existentes.

- Após a recepção da autorização de trabalhos, procedemos à execução urgente do ramal e à ligação do fogo à rede de Gás Natural. Os referidos trabalhos foram realizados e aceites pelo Cliente no dia 14 de Fevereiro de 2023 conforme o documento “Recepção de Obra”.

- De forma a mitigar os transtornos causados foram assumidos pela Distribuidora os custos referentes à adesão / alteração para Gás Natural num valor de aproximadamente de 150€.

Disponíveis para os esclarecimentos que entendam por necessários,
Roberta
22 de junho 2023
Boa Tarde,

Exmos. Senhores,

Este tipo de decisão para alteração de gás é tomada em Assembleia de condóminos e não de porta a porta. Até mesmo porque neste período estávamos em alteração de administração de condomínio.
A mim não me deram opção...o que foi dito pelos vossos técnicos foi: "ou faz a alteração para gás natural ou ficará sem gás em casa." Isto não é falar com os condóminos...é colocar os mesmos "contra a parede". E mais condóminos queixaram-se do mesmo. Falaram que o tempo para instalação seria de cerca 2/3 semanas. e em realidade foram 5 meses de espera....tinha a botija de gás colocada em frente da porta principal da minha casa de forma provisória por um período máximo de 3 semanas. Ficou 5 meses... Em período de mau tempo e forte vento. Não era a vossa família que estava dentro de casa se algo acontecesse não é verdade ... é lamentável como tratam o ser humanO, achando-se superiores a todos e á própria lei....
No dia em que a empresa chegou para efetuar a instalação do gás eu disse que não. Estiveram toda a manhã a ligar-me para eu aceitar a instalação e eu negava-me, até que para eu aceitar, pois a empresa apenas tinham licença para fazer o trabalho naquele dia, disseram que a instalação seria ao cargo da empresa. Mas isto para benefício da própria, nunca pensaram na minha situação ou em como resolver o problema que eles causaram. Por isso assumiram o gasto de 150.00€. Porque estes não iriam pedir uma nova licença para fazer o trabalho. Iniciaram a fazer cortes de gás sem ter primeiro a licença da Câmara Municipal. Isto confirmado por telefone pela própria empresa.
O acordado com os vossos técnicos foi eu comprar 1 botija de gás para usar pelo período de um máximo 3 semanas. Que foi o tempo dado para instalação do gás. Eu nunca aceitei ter de comprar 5 botijas de gás...
Tentei resolver este problema através da "DECO" . Mas nem assim respeitam o consumidor... Serviço medíocre...