• Av. Rui Grácio 57B, Santa Marta de Corroios
  • geral@vet4u.pt

Clínica Vet4U - Clínica vet4u

Em tratamento
Sónia Silva apresentou a reclamação
3 de abril 2024 (editada a 12 de abril 2024)
A clínica Vet4u com o meu menino , O Boogie, um cãozinho de 17 anos foi excecional . O Boogie tinha problemas de coração e o Dr que o atendeu foi sempre muito profissional , honesto e atencioso connosco e com o nosso menino. Não tenho nada a reclamar , pelo o contrário, contudo em relação à minha Mel, uma gatinha de 14 anos a história foi outra. A Mel tinha um tumor mamário que arrebentou para fora. Quando a levámos ao Dr( não vou dizer nada sobre por respeito , mas este sabe o que fez) informou-nos que o melhor para a Mel seria a cirurgia .Tínhamos muitas dúvidas sobre se faríamos a cirurgia , dado que a ferida fechou , a Mel brincava , bebia , comia e fazia a sua vida então de facto ponderamos a situação . Mais tarde , infelizmente a Mel ao subir as escadas bateu e abriu a ferida , então nós resolvemos marcar a cirurgia. A cirurgia ficou marcada para o dia 19 de março às 16h.Fui entregar a Mel à clínica com o meu filho mais velho e com a minha filha. Por voltas das 18h telefonei para a vet4u, na qual informou-me que a Mel ainda estava a ser operada. Às 19:45 informaram-me que podíamos ir buscar a Mel. Assim que chegamos lá achei estranho o Dr que operou a Mel não vir falar comigo , em vez disso mandou uma colaboradora entregar-me a Mel e dizer que a cirurgia tinha corrido bem , porém foi extensa e que era para colocá-la em uma divisão sozinha , com pouca luz e no silêncio.Fomos vigiando a Mel de hora a hora , até que em menos de 4 horas a Mel faleceu à 0:46.Ainda tentei pegá-la ao colo , mas infelizmente já não havia nada a fazer. Na manhã desse mesmo dia telefonei para a clínica a pedir para falar com o Dr onde informaram-me que o mesmo estava em uma consulta e que assim que terminasse devolveria a chamada. Mesmo afirmando que devolveria a chamada não o fez por isso liguei de volta em torno das 13h e informaram-me que naquele mesmo momento iria devolver a chamada. Como não devolveu liguei-lhe outra vez e questionei-o sobre o que se tinha passado . O Dr disse que só podia ter sido de coração , porque embora tivesse sido extensa , desde a axila até ao fundo da barriga a cirurgia não foi complicada. A Mel estava esterilizada e por isso as veias que poderiam causar hemorragias estavam bloqueadas. Tendo em conta o que disse que foi de coração perguntei se não tinha feito análises , tendo em conta que nem a elas tive acesso. O Dr respondeu que estavam boas e disse-me para levarmos a Mel à clínica para falarmos mais um pouco. Chegámos à clínica por volta das 15h quando reabriu. Como estávamos a sentirmo-nos enganados e revoltados( ainda estamos) pedimos então o livro de reclamações à menina de receção onde a sua simpatia transformou-se em um revirar de olhos e uma postura desagradável, na qual negou-nos o livro sendo este um direito civil. O Dr levou-nos para uma sala onde disse-nos as mesmas coisas que disse ao telemóvel . O meu filho perguntou-lhe então porque razão a Mel depois de uma cirurgia de 3 horas não ficou lá para o pós operatório a receber os cuidados médicos que deveria ter recebido. O Dr informou-nos que isso era impossível, tendo em conta que a clínica não possui serviço noturno . Tendo em conta o que disse-nos perguntei então porque não fez a cirurgia de manhã ou porque não indicou-nos outra clínica ou então porque não desinfetou a ferida e deu-nos mediação como na outra vez porque se o tivesse feito a Mel ainda estaria viva e foi nesse momento que deu-nos razão. A Mel ainda poderia estar viva. Ficamos sem um membro da nossa família. Um ser vivo sofreu e não teve os cuidados de um pós operatório que merecia. Pagámos uma operação não para salvar mas sim para morrer em menos de 4 horas. A seguinte foto demonstra o estado que a Mel estava( obviamente nesta foto estava viva)
Data de ocorrência: 19 de março 2024
10 de abril 2024
Boa tarde.

Antes de mais queremos deixar as nossas sinceras condolências pelo falecimento da Mel, pois a partida de um membro da família é sempre um evento penoso e traumatizante seja em que circunstância for.

Ainda assim não podemos de deixar de fazer alguns reparos á sua narrativa que omite alguns factos que são relevantes no desenrolar da situação.

A sua gatinha Mel foi consultada com um tumor de mama ulcerado no dia 8 de Setembro do ano passado, e face ás dimensões e ao facto de ter ulcerado foi recomendada a sua remoção, pois a probabilidade de ser maligno era elevada e mesmo nessas circunstâncias a cirurgia já acarretava os seus riscos (em massas grandes e ulceradas a cirurgia tem carácter paliativo, isto é, permite dar tempo de qualidade de vida ao paciente mas não evita que possa recidivar noutro lado). Foi inclusivamente recomendada uma data em Outubro, que não foi confirmada pelo que a cirurgia foi cancelada.

Recebemos um nova chamada da vossa parte dia 20 de Fevereiro deste ano (5 meses depois) para agendar novamente a intervenção pois a massa estava maior e mais hemorrágica. Foi enviado orçamento e agendada data para a mastectomia (a paciente já tinha sido esterilizada em 2020).

No dia da intervenção relembro que os tutores assinaram o termo de anestesia que confirma que são conhecedores dos riscos inerentes a qualquer cirurgia, ainda mais num paciente sénior e com um neoplasia potencialmente maligna. Relembro também que nesse documento, no campo das análises pré-operatória não foi autorizada a realização das mesmas

A cirurgia ocorreu sem qualquer dificuldade a paciente acordou alerta, tendo inclusivamente rosnado (tal era o seu feitio em consulta), porém mais letárgica da medicação para a dor. Aquando da alta (após a hora de fecho por atraso dos tutores) a paciente foi entregue por uma enfermeira que explicou os cuidados a ter em casa e recomendou voltar no dia seguinte para repetir medicação injetável (a maior parte dos pacientes come pouco no primeiro dia após a cirurgia o que limita muito a toma de medicação oral). Como foi uma cirurgia que não envolveu abertura da cavidade abdominal e tendo em conta que não houve perdas hemáticas significativas durante a mesma (pelo que não era esperada qualquer hemorragia pós operatória) não foi recomendado o internamento noturno. Após o período de recobro a paciente apresentava todos os critérios para alta clínica.

A Mel acabou por falecer nessa mesma noite possivelmente por insuficiência cardíaca ou tromboembolismo, fenómenos que podem ocorrer em pacientes com neoplasia malignas tal como foi explicado pelo Médico Veterinário assistente no dia seguinte, que sempre vos mostrou toda a disponibilidade (nesta e em situações passadas) e como tal não justificava este escrutínio em sites públicos, com narrativas que visam apenas manchar a imagem da instituição e do mesmo.

Tal como já foi mencionado compreendemos a dor pela qual os tutores estão a passar mas tudo foi feito dentro do protocolo (que seguimos à mais de 5 anos sem qualquer incidente) e não há como prever nem evitar certas complicações pós cirúrgicas. Relembramos também que o corpo da Mel (pelas vossas próprias palavras um membro da família) foi deixado sem qualquer justificação na clínica sem terem questionado o seu destino ou os custos que isso acarreta, pois as clinicas veterinárias não têm crematórios próprios sendo um serviço solicitado e pago à parte. Naturalmente este valor contínua pendente e não foi feita qualquer tipo de queixa da nossa parte devido ao abandono do corpo na nossa instituição.

Cumprimentos

11 de abril 2024
Boa tarde!

Antes de mais nunca , em qualquer momento foi a nossa intenção denegrir e/ou difamar a imagem da clínica, pelo o contrário apenas queríamos e queremos contar a verdade, mais nada. Aliás, se a vossa colaboradora não nos tivesse negado o acesso ao livro de reclamações , não tínhamos realizado uma queixa em um site público , contudo tanto o livro de reclamações tanto o site público são direitos civis.

Quem ler a vossa narrativa ou justificação irá pensar que nós como tutores da nossa Mel a abandonamos à porta da clínica e fomos simplesmente embora como se não tivéssemos respeito pela mesma ou muito menos amor , que por ela era bastante intenso.

Nós entramos na clínica e entregamos a Mel às mãos do doutor responsável pela cirurgia. Admitimos que não pagamos a cremação , dado que o nosso sentimento de revolta era muito pois, no dia anterior pagamos por uma cirurgia que a matou e não a salvou ou deu-lhe uma melhor qualidade de vida. Nós, obviamente tínhamos conhecimento dos riscos da cirurgia , contudo como tudo se realizou ninguém esperava e sentimo-nos enganados.

Quando mencionam que chegamos atrasados não foi um atraso de horas como fazem parecer , foram apenas 10 minutos , dado que vivemos em Almada e ainda apanhamos trânsito. Pedimos desculpa pelo atraso, porém quando temos de esperar 3 horas por uma consulta, muitas delas passadas na rua à porta da clínica porque a sala de espera é minúscula já podemos .

A nossa Mel nunca teve uma cirurgia marcada para Outubro . Isso não é verdade , pois se fosse na véspera dessa suposta cirurgia teriam mandado mensagem ou telefonado a dar indicações e tal não aconteceu.

O doutor responsável nunca disse que o tumor era maligno , dado que não tinha a certeza , contudo apenas afirmou que a probabilidade de ser era alta, porém se o tumor era maligno ou não nunca nos foi esclarecido.

Eu assinei uma folha na qual não me deram nenhuma cópia , mas na minha ignorância acho que em qualquer cirurgia , análises têm que ser realizadas . Agora digam-me se esse foi o caso então porque quando perguntei ao doutor sobre se realizou análises o mesmo disse-me que tinha feito e que estas estavam boas?

A enfermeira que nos entregou a Mel não nos mandou à clínica no dia seguinte , apenas informou- nos que tínhamos de comparecer três dias depois para trocarem o penso da Mel. Em nenhum momento falaram sobre medicação injetável .Quando mencionam que não era necessário internamento noturno estão-se a esquecer que o mesmo doutor disse-nos que isso não era possível , dado que a clínica não possui serviço noturno.

Afinal , somos nós que estamos a tentar denegrir e/ou difamar a clínica e o veterinário ou é a clínica que não ter qualquer respeito pela nossa dor e revolta ao não contar tudo que se passou??

No entanto irei à clínica para pagar a cremação da nossa Mel e pedir o livro de reclamações, visto que no caso da nossa Mel o dinheiro é que foi mais importante.

A clínica está a tentar manchar a nossa imagem ao omitir a verdade , pois somos pessoas honestas.

Quanto tempo a Mel esteve no recobro ao vosso cuidado? Pois eu telefonei às 17:40 e ainda estava a ser operada e depois mandaram-nos buscá-las às 19:45. Não tinha que ficar mais horas ao cuidado da clínica , pois se era sénior tinha que ter mais cuidados médicos, penso eu.
12 de abril 2024
Boa noite!

Antes de mais temos de frisar que nunca foi negado acesso ao livro de reclamações, apenas foi explicado que é um serviço digital e não dependente de um livro físico.

Na consulta da Mel em Setembro foi recomendada um data de cirurgia no mês seguinte que nunca foi confirmada pelos tutores e que acabou por não se realizar. Nunca iriamos proceder ao agendamento de um intervenção sem conhecimento dos donos.

Sempre foi referido em consulta que os tumores mamários em fêmeas não esterilizadas ou esterilizadas muito tarde (como foi o caso da Mel) são potencialmente de carácter maligno.

A folha de consentimento que os tutores assinam que informa dos riscos associados é um documento interno, não fazendo qualquer sentido os donos ficarem com um cópia do mesmo.

Quando após um procedimento existe necessidade de internamento noturno referenciamos um hospital veterinário nas proximidades, não seria para a paciente permanecer nas nossas instalações pois funcionamos apenas como clinica.

O Médico Veterinário assistente referiu que os sinais vitais da paciente estiveram sempre estáveis e monitorizados durante a cirurgia, não mencionou resultados de análise pois como já foi mencionado, estas não foram autorizadas no termo de anestesia.

Todas as intervenções cirúrgicas acarretam elevados custos às instituições pelo que o valor cobrado aos donos é por material gasto e utilizado. Tal como mencionamos anteriormente lamentamos o desfecho trágico desta situação, porém a cobrança do valor da cirurgia não deve ser posta em causa.

Se realmente conhecesse a nossa instituição, o trabalho solidário com animais de rua assim como valores praticados saberia que o dinheiro não é a nossa prioridade, mas é um recurso essencial a todas as pequenas e médias empresas nacionais que sofrem elevada carga fiscal.

Tendo exposto todos os pormenores do caso e ficando claro que não agimos em má-fé ao contrário dos senhores que deixaram custos pendentes connosco e decidiram expor o caso desta maneira queremos deixar claro que avançar com queixas/reclamações não justificadas ou sem base legal vão resultar no encaminhamento da situação para o nosso departamento legal com vista a proteger a nossa imagem assim como dos nossos profissionais de saúde.

16 de abril 2024
Boa noite,

Entendemos que a clínica tem que defender a sua imagem , mas isso não lhe dá o direito de nos tratar e ofender(estamos a agir de má fé , contamos mentiras, queremos manchar a imagem da clínica, etc).Nós não acordamos um dia e simplesmente decidimos ir a um site público denegrir e/ou difamar a imagem da clínica Vet4u simplesmente porque nos apetece, até porque a nossa imagem também está em causa.

A pessoa que está a responder , não estava presente nem na recepção nem no consultório com o veterinário que operou a Mel, fui e o meu filho. Na recepção , quando eu e o meu filho chegamos a vossa colaboradora negou-nos o acesso ao livro de reclamações e nunca disse se este era digital ou físico, simplesmente negou o nosso acesso, sendo este um direito civil, como vir a um site público reclamar, aliás nós vivemos em um país democrático, onde temos o direito de liberdade de expressão. Quando fomos para o consultório as únicas pessoas presentes era eu, o meu filho e o veterinário responsável e a primeira coisa que perguntamos foi porque razão a Mel não ficou no pós-operatório e o mesmo informou-nos que isso não era possível porque a clínica não possui internamento noturno. Em momento algum mencionou outra clínica para a Mel passar a noite a receber os devidos cuidados médicos, inclusive foi o meu filho que perguntou porque o mesmo não tinha recomendado outra clínica. Além de que se este tivesse recomendado, como tutores é óbvio que iríamos aceitar a sua recomendação até porque pagamos 200 euros por uma operação em uma gata de 14 anos. Quando lhe perguntamos se tinha feito análises o Dr respondeu que sim e que estas estavam boas e ainda assim dizem-nos que não autorizámos análises e negam-nos o acesso às mesmas. A Mel vinha com uma costura desde a axila até ao fundo da barriga. Como foi possível dar alta à Mel duas horas depois da operação que nem direito teve de fazer o recobro na clínica. Afinal, somos nós que estamos a omitir o que se passou ou deveriam averiguar a situação e não passar-nos a culpa para defender a imagem da clínica?

Para além dos valores que mencionaram e que foram todos pagos no tratamento da Mel, vocês acusam-nos de lá deixar a Mel sem nos informar dos custos adicionais que isso acarretava. Se temos valores em atraso pretendemos regulá-los , o que nós não aceitamos é acusarem-nos de dever alguma coisa quando nem nos informaram dos custos adicionais(cremação). Posto isto agradeço que enviem o valor a liquidar da cremação da Mel para fazermos a transferência.

É nítido para quem estiver a seguir o site, tenho a certeza que vai perceber nas vossas respostas as constantes contradições e acusações.

Estamos revoltados. Foi a nossa menina que faleceu.
16 de abril 2024
Boa noite

Os tutores são acusados de agir em má-fé a partir do momento em que decidem por em causa o profissionalismo de uma instituição, pois pelas vossas próprias palavras pretendiam apenas "contar o que se passou", porém fazem-no num site público no qual descrevem uma narrativa que envolve uma clínica veterinária e o falecimento de um paciente. Aos nossos olhos fica clara a tentativa de difamação.

Este tipo de troca de argumentos de "diz que disse" perderam todo o nexo a partir do momento que até as dimensões da nossa sala de espera e tempo de espera para consulta são mencionados como factores penalizadores para a nossa instituição.

Em suma, os tutores assinaram um documento legal e irrefutável na qual aceitaram e acederam aos riscos de uma intervenção cirurgica. Nesse mesmo termo declinaram análises.

Aquando da solicitação do livro a colega da recepção garante que explicou o facto de ser online e não temos porque duvidar da palavra da mesma.

Esta tentativa de vitimização e de nos retratar como negligentes esbarra no facto de terem agendado a cirurgia 5 meses depois do recomendado, sendo que foi dito pelos veterinários mais do que uma vez que era potencialmente maligno e que o prognóstico era reservado.

É a nossa ultima resposta aos vossos argumentos, sendo que se forem proferidas mais "meias verdades" neste portal irão receber uma carta registada dos nossos advogados que estão autorizados a iniciar processo por difamação no qual iremos até as ultimas instâncias para proteger a instituição e o estatuto dos nossos profissionais.

Clínica Vet4U está a aguardar resposta do utilizador