87.9
Sonho Singular - Unipessoal Lda

Colchões e Companhia - Pós venda

Vítor Cardoso apresentou a reclamação
15 de outubro 2019 (editada a 5 de novembro 2019)
Adquiri um colchão numa loja física desta empresa. O colchão antigo que eu tinha na cama tinha sido vendido como se tivesse uma medida 200x200, logo encomendei um colchão com esta medida. Na noite anterior à entrega do novo colchão descobri, por mero acaso, que a medida afinal era 200x180. O novo colchão seria entregue ao final do dia. Logo pela manhã, na abertura da empresa, notifiquei a empresa e a loja que não viessem entregar o colchão porque me tinha enganado na medida. Questionei também a possibilidade de troca pela medida correta, mesmo que tivesse de fazer o pagamento do colchão maior, situação que após dias me foi respondido que sim. Até aqui tudo bem, e agradeço a troca porque não eram obrigados a fazê-lo. A entrega do colchão estava numa zona do país gratuita. Aqui é que vem o problema. Apesar de eu ter avisado logo de manhã para não fazerem a entrega porque ainda era uma distância considerável e gastavam combustível e tempo, cobraram-me 40€ na segunda entrega. Consideram porque carregaram o colchão no camião e tinham rota marcada para o dia seguinte que ficavam a perder. E então se tivessem perdido com a deslocação combustível e tempo, era igual? Venho solicitar a devolução deste valor porque eu não usufruí da entrega gratuita que anunciam. Por outro lado tenho de criticar muito negativamente o péssimo atendimento e comunicação do serviço de pós venda pelo desinteresse no cliente.
A partir de hoje, sempre que possível só farei compras online, porque lei protege quem compra e dá 14 dias para devolver o produto, sem qualquer tipo de justificação e com devolução integral do valor da compra em dinheiro. Se a compra for feita em loja não dá nenhum direito ao cliente, só à empresa.
Nunca tive uma experiência tão negativa de compra, fiquei muito triste com esta situação e não voltarei a comprar nada nesta empresa.
Data de ocorrência: 15 de outubro 2019
Exmo. Sr. Vitor,
Em relação à sua reclamação de 15-10-2019, informamos que queremos, mais uma vez, esclarecer todos os pontos da sua reclamação. Além disso, procuramos a satisfação do cliente que foi o que, em última instância, levou à sua reclamação.
Assim sendo, cumpre-nos informar que tem vários pressupostos na sua exposição que não correspondem à realidade e que passamos a expor:
1 – A entrega gratuita é um direito dado ao comprador, a usufruir em qualquer circunstância;
2 – Devemos suportar os custos duma entrega falhada, pois v. exa. tem direito a receber o colchão sem custos de entrega. Isso porque nos avisou em hora anterior à hora marcada para a entrega e a sua zona tem entrega gratuita.
3 – Desde que o carro não vá à morada do cliente, não há custos de transporte e de manuseamento para a empresa.
4 – Não tivemos perdas decorrentes desta troca.
Passamos por isso a esclarecer os pressupostos que nos apresenta:
a) Os nossos carros são carregados no dia anterior às entregas e saem da empresa entre as 6 e 7 horas da manhã. Para cancelar uma entrega sem termos custos de manuseamento e transporte acrescidos, é preciso que esse cancelamento seja feito antes da marcação de dia e hora com o cliente.
b) O valor de uma entrega, 40€, é uma quota parte do valor total dos custos que temos por cada rota de entregas, que estão em zonas próximas em cada deslocação. O custo de deslocação de dois colaboradores e de um carro em distância superior a 100kms é elevado e só é viável se forem realizadas as entregas planeadas.
c) Não podemos carregar um número ilimitado de produtos num mesmo carro e existe um limite de horas de trabalho diário. Pelo que se carregamos num carro um produto que não vai ser entregue, vai ocupar o espaço a ser utilizado para uma entrega a outro cliente.
d) Vamos ter o custo de ficar com o colchão que comprou em stock, foi fabricado especialmente para si, porque é uma medida raramente comprada.
De notar, que quando nos avisou que nos tinha dado uma medida de colchão errada, e por compreensão com o problema de v. exa. aceitámos a troca e, tal como refere, não éramos obrigados a tal. Nessa data, apresentámos imediatamente o valor da nova entrega, de forma transparente e clara.
V. exa. aceitou na íntegra todos os valores inerentes à troca do colchão, em email datado de 24 de setembro de 2019. Porém, após a entrega efetuada fez várias reclamações, em que exigiu a devolução do valor da entrega.
Cumpre-nos, ainda, fazer notar que refere na sua exposição que estava disposto a pagar o valor do colchão que inicialmente comprou, de 200x200cm, se tal fosse necessário para que efetuássemos a troca pela medida de 180x200cm. A fatura que iria pagar por esse colchão, com oferta de entrega, era superior à fatura que efetivamente pagou pelo colchão de 180x200cm, com os 40€ de entrega.
Em face do exposto, não compreendemos o que o afeta nesta transação. Concordámos com a troca do colchão, apesar de a isso não sermos obrigados, emitimos-lhe a fatura do colchão que efetivamente comprou e foi esse valor que pagou. Apenas lhe debitámos uma entrega, o que constitui algo de elementar justiça já que esse foi um dos custos em que incorremos. Decorrente da nossa colaboração nesta situação, o valor final da fatura que pagou é inferior ao valor que na sua reclamação diz que estava disposto a suportar.
Informamos, ainda, que consideramos a sua exigência desadequada, e as suas conclusões abusivas e difamatórias sobre a posição da nossa empresa relativamente a este assunto. A forma como expôs a marca que o ajudou num erro que v. exa. cometeu, apenas porque não suportámos todos os custos que este erro trouxe, constitui uma injustiça e v. exa. deve ter em consideração que ponderamos a interposição de uma ação legal contra v. exa., por difamação e prejuízo da nossa imagem.

Suporte ao Cliente
4 de novembro 2019
A. Todos os factos que referi constituem verdade, inclusive referi e assumi a parte em que o engano é meu e a não obrigação da troca do produto.
B. A minha indignação não se prende com o valor em si (40€), mas com o sentimento de injustiça por não se ter concretizado a entrega.
C. O valor final do colchão acabou por ser inferior porque eu descobri um voucher da DECO que valia 20% de desconto. E foi isso que me fez voltar atrás na minha decisão. Senão tinha perdido o valor do sinal da compra.
D. Critiquei a forma desinteresada que a determinado momento o serviço pos venda lidou com a situação (como é frequente nas diversas reclamações deste portal).
E. As funcionárias de loja foram extremamente simpáticas, atenciosas e compreensivas.
F. Nunca me referi aos produtos de forma alguma, nem positiva nem negativa. Até porque ainda não tenho opinião formada.
G. Vivemos num país de livre expressão onde a minha opinião e experiência de compra e venda pode e deve ser expressada livremente desde que não refira falsidade nos factos ocorridos (e não constitui).
Vítor Cardoso avaliou a marca
4 de novembro 2019

Ainda não tenho opinião sobre o produto. Já referi antes qual foi o meu descontentamento.