Colorfoto - Fotografia e Video Lda

Colorfoto - Inviabilização de reparação de equipamento

Tiago Pereira
Tiago Pereira apresentou a reclamação
5 de janeiro 2023
No dia 9 de Novembro Desloquei-me ao balcão da Colorfoto na rua Sá da Bandeira, Porto, a fim de encontrar uma solução para uma peça (aranha), que partiu, de um tripé que comprei na mesma no dia 4 de Agosto de 2022. Somente no dia 30 de Novembro recebi resposta, sendo esta desprovida de qualquer solução. Simplesmente me informaram que o distribuidor oficial da Benro comunicou não ter nenhuma solução. Nesse mesmo dia entrei em contacto com a linha de apoio técnica europeia da marca e questionei-os do mesmo assunto. Responderam-me prontamente e positivamente quanto à existência de peças substituição, fornecendo-me o contacto do único distribuidor da marca em Portugal, Comercialfoto, Lda. Enviei mail no mesmo dia. Uma semana depois, dia 6 de Dezembro, e como não obtive resposta, voltei a contactar a Benro e só após estes intervirem é que recebi uma resposta, dia 9, voltando a pedir que envia-se o tripé. Voltei a me deslocar à Colorfoto, voltei a enviar o equipamento, e mais uma vez tive que aguardar desnecessariamente por um orçamento que já podia ter fornecido na primeira instancia. Ou mesmo na segunda via mail pois forneci fotos e o modelo do equipamento, sendo o suficiente para a identificação da mesma. Só recebi orçamento no dia 27 de dezembro com valores inconcebivelmente altos. Para contexto, quando comprei, o tripé mais a cabeça rotula totalizaram 175€. Na altura a cabeça custava 65€, deixando o tripé na casa dos 110€. Hoje o mesmo conjunto está, na mesma loja, num valor de 249€ e a cabeça individualmente 85€ deixando o tripé na casa 165€. Verificando-se uma inflação de aproximadamente 45%. O preço que me pediram pela peça de substituição que necessito é de 103.88€ que em comparação ao preço antigo representa 95% do custo total do tripé e no preço novo 63%. Mesmo sendo a aranha a peça do tripé mais complexa, não se justifica tamanho preço principalmente e se comparamos com a complexidade da cabeça, que é bem maior, possui mais partes, logo o processo de fabrico é mais caro, e a quantidade de matéria prima é semelhante. Na pior das hipóteses o preço da aranha e da cabeça são equivalentes. (para não me alongar muito, fundamento esta opinião com o facto que sou Licenciado em Engenharia Mecânica e tenho 7 anos de experiencia em industria de transformação conhecendo todo o processo de fabrico associado a uma peça mecânica desta complexidade) Mesmo assim não é aqui que está o pior do assunto. Já não bastava o preço extremamente inflacionado, recusam-se a vender a peça sem cobrar uma mão de obra de 50€. Mão de obra esta que se reduz ao aperto de três parafusos. Processo que está descrito no manual de instruções do utilizador (ajuste de tração das rotulas) e que demora sensivelmente 3 minutos. Por outras palavras querem-me cobrar um valor de mão de obra de 1000€ por hora. Nem na NASA um engenheiro recebe tanto!
Obviamente que contestei este orçamento e o valor de mão de obra apresentado, de uma forma mais sucinta do que aqui, e pedi que me enviassem só a peça. Mais uma vez nem direito a uma resposta tive. Fiquei a saber a recusa total a uma solução viável ontem, 5 de janeiro de 2023, quase dois meses depois, quando me desloquei ao balcão onde apresentei o meu desagrado e uma reclamação por escrito no livro.
Há dois meses que estou privado dum equipamento que me é crucial para execução do meu trabalho, não houve respeito profissional nenhum. Não houve proatividade nem acompanhamento nenhuma na sustentabilidade de um investimento feito nestas instalações. Não houve demonstração nenhuma de apoio ao cliente. Houve sim uma tentativa de dissuadir a reparação andando a me enrolar durante dois meses sem resposta conclusiva alguma e apresentando valores que ninguém iria aceitar. No que eu entendo como tentativa de manipulação com o objetivo de me levar a comprar um equipamento novo.
Data de ocorrência: 5 de janeiro 2023
Tiago Pereira
Tiago Pereira avaliou a marca
17 de março 2023

Não houve qualquer tipo de tentativa de resolução por parte da loja. A única resposta que recebi foi uma tentativa de desresponsabilização da parte da mesma. Felizmente a marca do produto em questão disponibilizou-me um fornecedor alternativo que me resolveu o problema por um preço aceitável, cerca de 30% do que a colorfoto me quería cobrar.