Generali Tranquilidade
A marca recusa-se a responder aos consumidores no Portal da Queixa
16.5
Companhias de Seguros
1 Allianz 78.2
2 Ageas Seguros 74.6
Generali Tranquilidade16.5

Tranquilidade Seguros - Envio de carta a solicitar o pagamento avultado (prejuízos de sinistro)

Diogo Silva Martins
Diogo Martins apresentou a reclamação
12 de dezembro 2019
No dia 07 de Outubro, recebi uma carta proveniente da Tranquilidade Seguros, solicitando o pagamento de 1.916,88€ para cobrir os alegados prejuízos de um sinistro (Nº 0011323451) do qual me responsabilizam (veículo com matrícula 24-UD-63). Nesta carta, não mencionam nada acerca do sinistro em causa, nem cidade, nem local, nem datas... mencionam apenas a matrícula do veículo, o número do sinistro e que a culpa se baseia em 'atravessar a faixa de rodagem sem tomar as devidas precauções'.
No mesmo dia 07 de Outubro, enviei um email para a linha que mencionam na carta (linhasinistros@tranquilidade.pt), tendo obtido uma resposta automática de recepção.
Ainda no 07 de Outubro, procurei uma loja da Tranquilidade para questionar a origem desta carta e solicitar informações sobre o alegado sinistro. Após várias tentativas de contacto com a central (em Lisboa), informaram que o sinistro ocorreu em Lisboa, em Maio de 2018, onde alegam que atravessei uma rua sem segurança e que provoquei um acidente; duas testemunhas oculares identificaram-me. Curioso, porque em não estive em Lisboa em Maio de 2018. Informam ainda que receberam o meu email a pedir informações e que iriam avaliar e responder o mais rápido possível.

Passou 1 mês e no dia 04 de Novembro envio novo email a relembrar o assunto, do qual obtive uma resposta automática de recepção.

Novo mesmo passado sem qualquer resposta por parte da Tranquilidade Seguros e a 12 de Dezmebro envio novo email, do qual obtenho também uma resposta automática de recepção.

Dado a gravidade da carta onde solicitam o pagamento de um valor avultado 1.916,88€, no prazo de 15 dias, senão iriam iniciar um processo judicial, sem qualquer justificação, penso que no mínimo, uma resposta ao email era de se esperar.
Em segundo lugar, em que direito se intitula a Tranquilidade Seguros, de alegar factos não comprovados (nenhum anexo à carta com provas do sucedido) e mesmo sem provas enviar uma carta a solicitar o pagamento de valores avultados? Eu não realizei o pagamento de imediato e tentei procurar informações do sucedido, contudo, outra pessoa mais frágil poderia ter realizado o pagamento a pronto com medo das reprezálias judiciais, sem ter provocado qualquer sinistro. Na minha opinião, este é um caso de Burla!
Data de ocorrência: 12 de dezembro 2019
20 de dezembro 2019
Caro Cliente
Acusamos a receção da sua exposição que nos mereceu a melhor atenção.
Unidade de Serviço ao Cliente
Seguradoras Unidas, S.A.
20 de dezembro 2019
Exmos senhores,

Agradeço a vossa resposta, contudo saliento que nenhuma previsão de datas para a resolução da reclamação foram fornecidas. Assim, solicito que me informem de uma data limite para resolução desta questão.

Melhores cumprimentos,
6 de janeiro 2020
Exmos senhores,

8 dias úteis passaram desde o vosso 'início de análise' e nenhuma informação me foi cedida.

Esta situação arrasta-se desde dia 07 Outubro de 2019, ou seja, há 3 meses. Em termos de tempo de espera para, pelo menos, partilha de informações sobre este assunto, já ultrapassou qualquer ponto tolerável.
Assim, o processo judicial será a única alternativa viável para resolução deste assunto.

19 de fevereiro 2020
Eu não marquei esta reclamação como resolvida. Não houve nenhum contacto da parte da Tranquilidade Seguros com a minha pessoa.
Continuo a aguardar o contacto, com intenções concretas de avançar com este caso para a Justiça.
Diogo Silva Martins
26 de fevereiro 2020
Exmos senhores, passou mais 1 semana e não obtive qualquer contacto por parte da Tranquilidade Seguros.
4 de março 2020
Caro Senhor,

Informamos que na presente data, remetemos resposta relativamente ao teor da reclamação apresentada.

Unidade de Serviço ao Cliente
Seguradoras Unidas, S.A.
5 de março 2020
Exmos senhores,

Informo que na presente data, respondi ao vosso contacto.

Melhores cumprimentos,